Refiladora ou guilhotina de papel: entenda a diferença entre elas

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de optar entre uma refiladora ou uma guilhotina para papel, pois acreditam que os dois equipamentos desempenham as mesmas funções.

A verdade é que esses itens para escritório podem proporcionar mais praticidade para o seu dia a dia, mas de maneiras distintas. Continue a leitura para entender a diferença entre os dois produtos!

Qual a diferença entre refiladora e guilhotina?

Apesar dos dois equipamentos serem utilizados para cortar papel, a refiladora e a guilhotina possuem diferenças que podem influenciar diretamente na escolha, seja para uso pessoal ou em uma empresa. Por isso, é importante considerar fatores estruturais e de performance, como funcionamento, a capacidade de folhas e a precisão de corte.

O funcionamento da guilhotina e da refiladora é muito semelhante, já que os dois aparelhos possuem lâminas de corte. Entretanto, enquanto a guilhotina conta com uma lâmina em alavanca, a refiladora realiza o corte do papel em linha reta — esse fator implicará na quantidade de papel que cada uma delas comporta.

Por conta do seu funcionamento em alavanca, o uso da guilhotina é recomendado para cortar um maior volume de papel. A refiladora, por outro lado, possui capacidade menor de folhas.

A precisão é essencial para distinguir a refiladora da guilhotina, afinal, é ela que vai definir o contexto de uso ideal de cada uma delas. Nesse caso, a guilhotina possui maior precisão do que a refiladora, por isso, é recomendada para trabalhos que exigem mais qualidade na precisão e maior volume de folhas. Já a refiladora é indicada para trabalhos simples e em menor quantidade.

Quais são os tipos de guilhotina de papel?

São vários os tipos de guilhotinas para cortar papel. O equipamento possui modelos manuais, elétricos e até hidráulicos, voltados para funcionalidades semelhantes, mas utilizado em contextos diferentes, como no escritório, na indústria, no home office e no trabalho híbrido. Conheça os principais tipos:

Guilhotina de mesa

A guilhotina de mesa é conhecida popularmente como guilhotina facão, devido ao funcionamento em alavanca, cuja parte corpo se assemelha muito ao cabo de uma faca. Por ser um equipamento compacto, existem guilhotinas de papel A3, A4 e A5, que cortam não só no papel, mas cartões, fotos e diversos outros materiais.

Guilhotina

Versátil e eficiente, a versão de mesa é um tipo de guilhotina manual ideal para inserir na rotina de trabalho de pequenas empresas, como escolas, papelarias, gráficas e, inclusive, o home office.

Quais são os tipos de refiladora de papel?

A refiladora de papel é um equipamento que atua no corte preciso de papel com o auxílio de lâminas com cortes diversos e de uma régua, utilizada como guia de corte. Dentre os modelos principais, estão a refiladora de mesa e a refiladora industrial. Entenda mais sobre cada uma delas:

Refiladora de mesa

Assim como a guilhotina manual, a refiladora de mesa foi idealizada para ser utilizada em superfícies de fácil acesso, como mesas e bancadas. Devido à estrutura mais compacta, o item é recomendado para uso doméstico ou para pequenos escritórios.

Refiladora,

 

Seu uso é voltado, principalmente, para realizar acabamentos em fotos, etiquetas e convites. Por isso, existem versões de refiladora 4 em 1 multifuncionais, que contam com lâminas de corte reto, ondulado, microperfurado e para dobra vinco. Por conta disso, esse tipo de refiladora é um modelo ideal para pessoas que trabalham com artesanato.

O que é melhor: refiladora ou guilhotina?

Antes de decidir se a refiladora é melhor do que guilhotina ou o contrário, o mais indicado é analisar o seu cotidiano, levando em consideração o local onde o equipamento será utilizado, sua frequência de uso e, principalmente, a sua finalidade.

Esses detalhes são importantes para a definição do produto que melhor se adapta à sua necessidade. Mas quais são os fatores que contribuirão para sua escolha certeira? Decida de acordo com o tipo de uso:

Para uso pessoal e personalizado

Se você deseja um equipamento para uso pessoal e personalizado, aposte em refiladoras pequenas. Elas têm capacidade menor de corte, são mais leves, práticas e podem ser facilmente transportadas de um ambiente para outro.

Caso você opte por uma guilhotina, escolha um modelo manual e de mesa que possua menor capacidade de corte, já que o uso do equipamento será pessoal. Nesse contexto, guilhotinas com suporte para 10 folhas são uma ótima opção!

Descubra: Como diminuir a ansiedade trabalhando em casa?

Para uso compartilhado

Para ambientes de trabalho em que o uso será compartilhado e frequente, a dica é procurar por uma refiladora mais resistente, com base maior para o corte — de vidro ou metal. Também é importante que a ferramenta suporte uma maior capacidade de folhas.

Se desejar ir além do refilamento, como também realizar outros tipos de corte, escolha modelos maiores de refiladoras multifuncionais, que podem ser uma ótima ferramenta para sua empresa!

Caso tenha um escritório, considere também ter uma guilhotina. Isso porque a refiladora fará pequenos ajustes, mas a guilhotina ajudará a fazer cortes precisos de maneira prática e segura. Alguns modelos permitem o corte de papéis de maior espessura e em quantidades maiores, chegando a cortar até 25 folhas por vez.

Gostou deste post? Então, aproveite para ler outros conteúdos sobre papelaria, decoração, saúde e ergonomia no trabalho, produtividade, home office e muito mais no blog da Tilibra Express. Boa leitura e até a próxima!

Avalie este post

Deixe um comentário