Como Diminuir a Ansiedade Trabalhando Em Casa?

Até alguns anos atrás, trabalhar em casa parecia ser uma ideia perfeita: usar o computador na cama, definir seus próprios horários e ficar de pijama o dia todo – apenas vantagens! Contudo, o home office pegou muita gente de surpresa e demandou inúmeras adaptações. Depois de tantas mudanças inesperadas, estresse e insegurança são algumas consequências naturais. Mas afinal, como podemos diminuir a ansiedade trabalhando em casa? 

Saiba mais!

4 Passos para diminuir a ansiedade trabalhando de casa

O home-office pode ter te pegado de surpresa e estar longe da sociabilidade do escritório pode ter afetado muito a sua rotina. Por isso, confira dicas para diminuir a ansiedade no seu cotidiano:

1. Crie uma rotina

Uma fonte de ansiedade para muitas pessoas é a desorganização. Quando diferentes tarefas se acumulam, é normal ficar em dúvida sobre por onde começar.

Trace uma rotina para equilibrar responsabilidades do trabalho e domésticas. Crie horários para cada atividade, sem esquecer de intervalos para refeições, alongamentos e respiros. Assim, a rotina pode ser uma grande aliada no home office.

2. Tenha seu ambiente próprio para trabalho

Eleja um lugar específico da sua casa para concentrar todo o seu trabalho. Mantenha lá sua agenda, computador, anotações e tudo mais o que precisar. 

Fazer essa divisão ajuda não somente a diminuir a bagunça: nosso cérebro entende que cada lugar tem sua finalidade. Assim, sempre que você chegar naquele ambiente, é hora de trabalhar! 

3. Não abra mão do seu lazer

Focar apenas no trabalho, apesar de parecer uma ótima estratégia de produtividade, é o caminho mais rápido para o burn-out.

Reserve alguns momentos entre as responsabilidades para se dedicar àquilo que te traz prazer. Pode ser exercícios físicos, um episódio de série, ligar para um amigo ou mesmo navegar nas redes sociais. Escolha aquilo que te faz bem!

4. Conte com ajuda de um terapeuta

Assim como em outras questões da saúde mental, uma das melhores dicas é procurar a ajuda de um terapeuta. Dessa forma, você pode contar com o auxílio de um especialista para diminuir a ansiedade.  

Inclusive, com o momento de pandemia, muitos profissionais adaptaram seu atendimento para o modelo online. É uma boa opção para quem prefere fazer a terapia sem precisar sair de casa. 

Lembre-se que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Saiba mais sobre saúde e bem-estar

Avalie este post

Deixe um comentário