Ergonomia no ambiente de trabalho — guia fundamental

A ergonomia é um dos aspectos mais importantes na hora de planejar um escritório, pois interfere diretamente na melhora da produtividade de uma empresa, no estado psicológico dos funcionários e, consequentemente, nos resultados.

Descubra mais sobre o assunto para começar a implementar ações que vão mudar positivamente a realidade do seu negócio!

O que é ergonomia?

A ergonomia é a área da Segurança do Trabalho que estuda formas de facilitar a relação entre humanos, objetos e máquinas. A técnica contribui para o planejamento e avaliação de ambientes, atividades e locais de trabalho com objetivo de adequá-los às necessidades e limitações dos colaboradores.

ergonomia no trabalho

Reprodução Freepik

Quando aplicada, a ergonomia viabiliza diversas vantagens relacionadas à saúde e bem-estar dos funcionários, aumento da produtividade, engajamento dos colaboradores, além de agregar diversos benefícios para seu negócio, como o fortalecimento da cultura e redução de custos.

Como o conceito de ergonomia surgiu?

Inicialmente, a ergonomia foi um conceito desenvolvido a partir da união de pesquisadores e médicos da área de trabalho, dando origem a Ergonomics Research Society, um grupo de pesquisa e desenvolvimento de estudos ergonômicos.

No Brasil, os primeiros estudos sobre a ergonomia foram iniciados apenas na década de 60, com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Quais são os tipos de ergonomia?

Com o objetivo de promover conforto, segurança e eficiência, os estudos ergonômicos são divididos em tipos para facilitar a aplicação e desempenho das técnicas adequadamente. Por esse motivo, a regulamentação brasileira NR 17 aponta que a ergonomia no trabalho pode ser segmentada em três áreas: física, cognitiva e organizacional. Entenda mais sobre elas:

Ergonomia física

Essencial para o bem-estar no ambiente de trabalho, a ergonomia física atua na preservação, fortalecimento e desenvolvimento da musculatura, articulações, postura, visão e demais aspectos relacionados ao corpo humano. Na prática, é utilizada para prevenir acidentes e doenças, além de aumentar o conforto e eficiência dos trabalhadores.

Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva está ligada ao comportamento mental e emocional dos colaboradores de uma empresa em relação a atividades que exigem concentração e raciocínio. Quando aplicada, esse tipo de ergonomia pode gerar benefícios na saúde mental e psicológica dos funcionários, além de auxiliar na resposta motora às atividades que devem ser executadas no trabalho.

Grupo de pessoas
Reprodução Freepik

Ergonomia organizacional

Se refere a estratégias aplicadas no ambiente de trabalho com o objetivo de impactar positivamente a adaptação dos funcionários na sua empresa. Isso se torna possível através da implantação de políticas éticas internas no ambiente de trabalho, como o compartilhamento da cultura, métodos de comunicação efetivos, gestão de processos, qualidade, entre outros.

Confira: 3 formas de melhorar o clima organizacional da sua empresa.

Quais são os benefícios da ergonomia no trabalho?

A partir de uma boa execução de técnicas de ergonomia, é possível obter benefícios significativos no ambiente de trabalho, seja para a empresa ou para o colaborador. Quer saber quais? Confira a seguir!

Benefícios para o funcionário

  • Aumento da qualidade de vida e do bem-estar do colaborador;
  • Redução do estresse e das possibilidades de desenvolvimento de condições psicológicas e emocionais;
  • Prevenção de LER e distúrbios físicos nos músculos e articulações;
  • Fluidez no trabalho em equipe e maior engajamento entre os funcionários;
  • Redução do cansaço mental e físico dos trabalhadores.

Benefícios para o empregador

  • Fortalecimento da cultura da empresa;
  • Criação de um ambiente saudável para empresa e seus colaboradores;
  • Redução de faltas e na taxa de atestados médicos;
  • Redução nas métricas de turnover do ambiente de trabalho;
  • Aumento na performance dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

Agora que você teve uma visão geral sobre os benefícios obtidos através da ergonomia, aproveite para aprender sobre o impacto das inovações tecnológicas na produtividade profissional na sua empresa!

Dicas e equipamentos para garantir a ergonomia no trabalho

Você sabe o que realmente precisa fazer para deixar salas e equipamentos de acordo com as normas de ergonomia da NR 17? Confira cinco dicas que vão te ajudar a garantir a ergonomia no ambiente de trabalho:

1. Realize uma análise ergonômica

Você sabia que toda empresa precisa fazer uma análise ergonômica? Essa prática é prevista por uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e funciona como o pontapé inicial para conquistar benefícios significativos para a sua empresa e os seus colaboradores.

Para começar, veja como está a sua empresa atualmente, conferindo a arquitetura e os instrumentos utilizados no dia a dia de trabalho. Em seguida, faça uma análise de ergonomia cognitiva para verificar as condições emocionais dos colaboradores.

Confira: 5 Benefícios de Realizar Uma Análise Ergonômica do Trabalho.

2. Implemente os ajustes necessários

Com o resultado da avaliação, você saberá exatamente o que precisa ser modificado. Observe os dados levantados e comece a implementar as mudanças. A dica é iniciar pelos pontos mais urgentes, que interferem diretamente na saúde física e psicológica dos seus funcionários.

Lembre-se que um colaborador insatisfeito com o ambiente, sem o apoio dos equipamentos certos para manter a postura ideal, sentirá o impacto não apenas em seu corpo, mas também em sua mente, passando por momentos de estresse e, em alguns casos, desenvolvendo sintomas de ansiedade.

Você sabe como as leis trabalhistas podem afetar as relações no ambiente de trabalho? Descubra o que fazer para que sua empresa esteja de acordo com a LGPD!

3. Escolha equipamentos adequados e versáteis

Escolher equipamentos de trabalho versáteis e dentro dos padrões de Segurança do Trabalho designados pela NR 17, é uma iniciativa básica e fundamental da ergonomia nos ambientes de trabalho do Brasil. Utilizar equipamentos ergonômicos não só melhora a produtividade como protege a saúde dos colaboradores a longo prazo.

Inicie escolhendo cadeiras confortáveis e reguláveis, mesas com altura média ou ajustáveis e teclados ergonômicos. Em seguida, busque por outros meios que entreguem conforto para os colaboradores.

Invista em equipamentos como almofadas ou encostos para as costas, que garantam uma postura mais correta aos colaboradores, apoio para os pés, para o pulso e mouse pads para preservar articulações, e suportes para monitores e notebooks, que ajustam os equipamentos na altura dos olhos.

4. Realize pausas e faça de alongamento

Outro ponto importante é a conscientização dos colaboradores acerca dos benefícios da ergonomia. Por isso, divulgue a importância de realizar alongamentos e fazer pausas durante a jornada de trabalho para descansar e fortalecer os músculos e articulações.

alongamento

Reprodução Freepik

Isso pode ser feito de forma simples: exercícios básicos como esticar, flexionar, alongar e girar os pulsos, pescoço, ombros e braços já bastam para liberar a circulação sanguínea e a rigidez dos músculos e articulações.

Descubra: 12 itens de escritório essenciais para o seu trabalho.

5. Se atente aos pontos que podem ser melhorados periodicamente

Depois de adequar o seu escritório para garantir uma boa ergonomia a todos, não pense que acabou. Como tudo pode ser aprimorado, fique atento às novidades do mercado para identificar quais produtos podem melhorar cada vez mais o seu ambiente de trabalho.

Gostou do post? Então aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de empresas com dicas para acelerar processos no seu escritório. Boa leitura e até a próxima!

 

Avalie este post

Deixe um comentário