Arquivo da categoria: Segurança de dados

Como Usar a Trava de Segurança para Notebook?

Segurança é sempre algo a ser levado a sério em todos os aspectos da rotina. E garantir que nossos equipamentos eletrônicos não sejam furtados ou acessados sem a devida autorização é fundamental. Por isso, investir em uma boa trava de segurança para notebook é algo que você deve considerar.

Muitas pessoas se cercam de cuidados quando o assunto é smartphone e tablets, não é mesmo? Afinal, hoje em dia, nossas vidas inteiras estão dentro desses dispositivos e perder o celular é quase como perder a comunicação com o mundo ao nosso redor. Porém, quando falamos de notebook, parte das pessoas ficam um pouco mais relaxadas e se descuidam da segurança desse importante instrumento de trabalho e lazer. 

Se formos verificar as estatísticas, por exemplo, o furto de celulares é o mais recorrente entre os dispositivos móveis. Entretanto, devemos considerar o crescente uso de escritórios compartilhados, onde o entra e sai de pessoas é constante. Nesse tipo de ambiente, não podemos vacilar ou contar com a sorte. 

Por isso, é sempre importante se precaver. Ou seja, imagine que, de vez em quando, você vai precisar se levantar para esticar as pernas, ir ao banheiro ou tomar um café, participar de uma reunião e nem sempre é possível ou necessário levar com você seu notebook, concorda?

Pensando nisso, as travas de segurança para notebook se tornam essenciais para a segurança do profissional moderno. Vamos aprender a usá-la?

Como usar trava de segurança para notebook?

O uso das travas de segurança para notebook é muito simples e fácil. Em suma, elas são  cabos de aço conectados a uma das saídas do notebook. E, ao mesmo tempo, presas a um ponto fixo.

Dessa forma, o deslocamento do aparelho é impedido ou limitado, dependendo do tamanho do cabo. A trava só desconecta do notebook com o uso de uma chave ou senha mestre.

“Mas dessa forma vou perder uma das entradas do meu dispositivo?” 

Calma, geralmente, usa-se a entrada VGA dos computadores, menos popular e usada do que as HDMI ou USB. Além disso, sempre que você estiver usando o aparelho pode desconectar ou destravar. Assim, deixando todas as entradas livres para conectar outros tipos de dispositivos, caso necessário.

Lembre-se sempre de usar ou fixar a trava de segurança para notebook sempre em locais que não tenham saídas. Ou seja, se for colocá-la no pé da mesa, certifique-se que a mesa não seja leve para ser levantada ou que seja fácil retirar a trava com pouco esforço.

Basicamente, a trava de segurança para notebook segue o mesmo conceito das travas para bicicleta. Ou seja, você envolve a roda e o aro junto ao poste ou barra do bicicletário, certo? Um lugar seguro e fixo ao chão ou que não dê vazão para que o objeto seja furtado mesmo com a trava.

Quais os modelos de travas de segurança para notebook estão disponíveis?

Apesar da maioria das travas de segurança para notebook seguir o mesmo conceito e estrutura, cada fabricante oferece modelos diferentes que se adaptam à realidade dos consumidores. Dentre os modelos disponíveis estão:

  • Tradicional: o modelo mais comum de trava para notebook encontrado no mercado. Conta com um cabo de aço revestido, medindo cerca de 1,80m.
  • Retrátil: segue a mesma ideia da anterior. Porém, seu cabo é retrátil, encolhendo e esticando sempre que necessário. Assim, facilitando o transporte em bolsas e mochilas;
  • Cadeado: ambos os modelos acimas podem vir com o fecho com cadeado, onde você utiliza uma chave para abrir e fechar a trava;
  • Senha: no mesmo estilo que os cadeados feitos para malas de viagem. Ou seja, ao invés de uma chave, você cadastra uma senha numérica para abrir e fechar a trava;
  • Alarme: alguns modelos mais modernos possuem sensor de alarme, quando a trava é forçada um alarme é soado.

A trava para notebooks é uma medida de segurança para garantir que seu aparelho de trabalho ou estudo não seja furtado. 

Nunca se esqueça também de usar senhas de acesso complexas. Dessa forma, você garante que, em sua ausência, o computador estará na tela de descanso ou de login. Além disso, outra dica é não se afastar do notebook em locais públicos, como: cafeterias, aeroportos ou praças de alimentação.

Gostou das nossas dicas, então, aproveite para ficar sempre por dentro de nossas dicas e novidades! Acompanhe o blog, as nossas novidades nas redes sociais e assine a nossa Newsletter. No Tilibra Express, você tem a confiança de comprar online com uma marca líder de mercado.

 

10 formas mais comuns de estar violando as regras da LGPD

Como você deve saber, em 2020, passa a vigorar aqui no Brasil a Lei Geral de Proteção de dado – LGPD. Basicamente, ela define o tratamento de dados pessoais, tanto nos meios digitais quanto físicos, em relação a coleta, o processamento, armazenamento e o compartilhamento de informações. Continue lendo 10 formas mais comuns de estar violando as regras da LGPD

Empresas de pequeno e médio porte precisam atender a LGPD

Pequenas e médias empresas

É muito comum associarmos a aplicação de legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a grandes empresas. Essa relação chega a ser natural, pelo fato de ser frequente notícias associadas aos ataques virtuais e roubo de dados que aconteceram a empresas como Facebook, Uber, Linkedin, etc. Continue lendo Empresas de pequeno e médio porte precisam atender a LGPD

A LGPD pode manchar a credibilidade de sua empresa

A empresa norte-americana de segurança de computadores McAfee publicou um estudo com mais de 800 líderes de empresas de diferentes setores. O relatório revela que 50% dos entrevistados afirmam que gostariam de transferir seus dados para um local mais seguro. Continue lendo A LGPD pode manchar a credibilidade de sua empresa