Trabalhar em Home Office – Qual a Forma Certa de Documentar Informações?

Muitos brasileiros estão tendo que trabalhar em home office de maneira totalmente remota, é necessário estabelecer uma rotina com objetivo de  garantir produtividade, gestão e controle eficientes da segurança de dados sigilosos, principalmente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pode multar, em até 2% do faturamento, empresas em desacordo com as normas estabelecidas para o tratamento de informações.

É por isso que todo cuidado é necessário quando se fala em organização home office, principalmente em espaços de trabalho acessados ou compartilhados com outros membros da família. 

Não tenha mais dúvidas, confira como trabalhar em home office de maneira segura e eficiente.

Para trabalhar em home office, é importante estabelecer critérios

A organização, controle e descarte de informações, documentos, contratos, faturas, relatórios, registros financeiros e outros arquivos confidenciais da empresa devem ser feitos periodicamente. Avalie tudo o que deve ser arquivado, digitalizado, descartado e o que precisa retornar à empresa. 

Arquivos físicos

Os documentos mantidos em casa devem ser identificados por assunto, nome e data. Posteriormente, precisam ser guardados em pastas em uma gaveta com chave ou outro local que não sofra nenhum tipo de deterioração, longe de mofo e umidade. Para o descarte, o ideal é o uso de uma fragmentadora de papel. No mercado, há modelos de diversos cortes, que tornam o processo de eliminação muito mais seguro.

Documentos digitais

Ao trabalhar em home office também é importante seguir boas práticas no ambiente virtual, como:

  • bloquear a tela do computador sempre que precisar se ausentar do espaço que estiver;
  • manter a proteção antivírus atualizada;
  • não usar o computador da empresa para atividades fora do expediente e evitar entrar em sites desconhecidos;
  • nunca compartilhar a senha com outras pessoas e adotar sistema de autenticação de dois fatores sempre que for possível.

Com essas medidas, é possível tornar a rotina home office muito mais segura e organizada. Gostou do artigo Trabalhar em home office – Qual a forma certa de documentar informações? Deixe seu comentário!

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