Lei LGPD – 3 Fatos Que Não Te Contaram Sobre o Tema!

Sua empresa aplica corretamente a LGPD (Lei de Segurança de Dados)? Continue a leitura e confira como tornar esse processo ainda mais seguro!

Entenda o que é a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garante mais segurança aos direitos relacionados à proteção da liberdade e privacidade no tratamento de informações pessoais on e off-line, estabelecendo regras para coleta, processamento e compartilhamento de informações por empresas públicas e privadas de qualquer tamanho. 

Lei LGDP vale para grandes e pequenos negócios?

A LGPD engloba todos os tipos de estabelecimentos comerciais, de grandes a pequenos, que trabalham no meio digital ou não. As empresas têm um papel essencial para assegurar a proteção dos dados. Para isso, precisam aplicar processos e ter diretrizes eficientes, estabelecendo transparência e controle no uso das informações pessoais, como: 

  • checar como estão os processos que envolvem coleta e manipulação de dados de fornecedores, clientes e funcionários;
  • avaliar e filtrar reais necessidades de dados que pede para cadastros;
  • avisar clientes, fornecedores e funcionários sobre tudo o que será coletado e quais são as justificativas para isso. 

O descumprimento dos princípios da LGPD pode gerar advertência ou multa de até 2% do faturamento total da empresa infratora.

Armazene e descarte de forma correta para garantir a segurança de dados

É essencial uma revisão de procedimentos para mapear e buscar soluções de segurança desde a entrada até o descarte de documentos. 

Se os dados estiverem em ambiente digital, a equipe de tecnologia da informação pode auxiliar no modo mais seguro de armazenamento e exclusão. Já no ambiente físico, uma boa prática é o uso de pastas identificadas e guardadas em locais seguros; e eliminação com auxílio de uma fragmentadora. 
Quer mais informações sobre a LGPD? Clique aqui e veja outros artigos sobre o tema.

Avalie este post

Deixe um comentário