Como ter letra bonita? 12 dicas para a caligrafia

Em meio a um cenário em que os meios digitais se tornaram nossos principais veículos de comunicação, muitas pessoas perderam a habilidade prática de escrever à mão, o que acabou prejudicando a aparência e legibilidade de sua escrita.

Com o objetivo de ajudar aqueles que buscam como ter letra bonita, a Tilibra preparou uma lista com dicas essenciais para exercitar a escrita e aprimorar a aparência e a clareza das informações contidas no texto. Acompanhe a seguir!

1. Escolha uma caneta ou lápis adequado

Quem já fez aula de desenho ou pintura sabe da necessidade de contar com itens específicos para expressar, na arte, efeitos diferentes. É por isso que é tão comum encontrar materiais como lápis, pincel e giz de cera em espessuras diversas. Na escrita, isso não é diferente: o tipo de lápis ou caneta que você utilizar com certeza é uma forma para deixar a letra bonita.

Mão feminina segurando três tipos de caneta preta sobre papel pautado

Se o seu objetivo é obter uma letra mais legível e desenhada, opte por lápis e canetas com ponta fina.

2. Aprenda a segurar a caneta do jeito certo

Mesmo que todo mundo tenha uma forma pessoal de segurar a caneta ou lápis, quando o objetivo é saber como ter uma letra bonita, é imprescindível adequar a pegada para obter maior controle na escrita.

Mão segurando lápis com grip ergonômico rosa sobre papel pautado

O jeito certo de segurar a caneta ou lápis começa pela parte da mão em que você coloca a caneta: posicione ela entre o polegar e o dedo indicador e, depois, utilize os outros dedos para apoiá-la e conseguir maior estabilidade.

Também é importante sentir a pressão com a qual você segura a caneta, afinal, uma pressão exagerada pode não só afetar a aparência da escrita como machucar os tendões e a musculatura com o passar do tempo.

3. O aquecimento pode ajudar quem está sem prática

Assim como nas atividades físicas, os aquecimentos são muito importantes para quem deseja praticar caligrafia ou está há um tempo sem escrever. Isso porque, os alongamentos melhoram a flexibilidade e a agilidade do corpo e, no caso das mãos, isso também acontece.

Na teoria, fazer um aquecimento das mãos e dos punhos pode parecer confuso, mas é muito mais simples do que parece! Você pode alongar os membros das mãos enquanto desenha formas geométricas, as letras do alfabeto ou o que quiser. O importante é que você aqueça a musculatura das mãos e dos dedos para habituá-las ao movimento da escrita e trabalhar a coordenação motora fina.

4. A posição do papel também precisa ser confortável

Há quem diga que posicionar o papel em um alinhamento específico pode ajudar no controle do que é depositado ali, seja algo escrito ou um desenho. No caso das ilustrações, essa estratégia funciona muito bem, pois ajuda na construção concisa de elementos e da perspectiva das formas.

A escrita, por outro lado, depende muito mais de uma distribuição consistente das letras do que de perspectiva. Por isso, é ideal que você teste diferentes posicionamentos para as folhas e encontre uma forma que possibilite uma escrita confortável e bonita, seja com a folha inclinada ou reta.

5. Tenha uma base sólida de apoio

Ter segurança no espaço em que estamos escrevendo é muito importante para que a confiança na escrita também seja desenvolvida. Para criar essa estabilidade, nada melhor do que escrever em uma superfície sólida, não é mesmo?

Caso você utilize uma folha avulsa para praticar, lembre-se de posicioná-la em uma superfície rígida e resistente, como uma mesa ou uma prancheta, para obter maior firmeza. Se for escrever em um caderno, opte por itens de capa dura para conseguir maior estabilidade na escrita.

Você também pode se interessar por: Quais são os tipos de estojo? Veja os 6 modelos principais!

6. Não deposite muita pressão na escrita

Quando realizamos uma atividade específica, é natural colocar toda a nossa atenção naquilo. Isso faz com que, além da concentração, depositemos mais pressão no membro que está executando. Na escrita não é diferente, por isso, devemos tomar muito cuidado com a quantidade de força aplicada nas mãos enquanto escrevemos.

A pressão, inclusive, pode ocorrer devido à insegurança que surge no início da escrita. Por isso, na formação de frases, muitas palavras parecem mais grosseiras no início e mais delicadas no final. Para evitar esse efeito, teste intensidades diferentes e utilize canetas, lápis ou lapiseiras que possuam grips ao longo do corpo para promover maior conforto nas mãos.

Outra opção bem bacana é comprar o grip ergonômico avulso, assim, basta apenas encaixar o acessório no lápis ou caneta que você preferir.

7. Tome cuidado com o espaçamento entre letras e palavras

O espaçamento entre as letras é essencial para definir melhor seu formato. Esse cuidado nos auxilia a desenvolver uma percepção de letras individuais, palavras e frases em geral. Por esse motivo, mantenha a atenção ao espaço que você deixa entre as letras e palavras durante a escrita para aumentar a legibilidade e a compreensão.

Para aplicar o espaçamento ideal, busque utilizar a escrita cursiva, pois ela tem um visual mais elaborado, que acaba exigindo maior atenção na hora de transcrever as letras e aplicar o espaçamento no papel.

8. Utilize folhas pautadas para melhorar o alinhamento

As linhas são grandes aliadas da arte da escrita, afinal, elas delineiam um caminho, evitando que o texto fique torto. E convenhamos: não importa o quão bonita seja sua letra, uma escrita torta vai causar tanto desconforto aos olhos quanto uma letra feia. Portanto, dê preferência aos tipos de cadernos e folhas que já possuem pauta.

9. Tome cuidado para não forçar o punho

O punho é um membro essencial para a execução de movimentos com as mãos e, inclusive, um grande aliado na caligrafia. Entretanto, ao realizar os movimentos de escrita, ele pode ser impactado — principalmente pela pressão da qual já comentamos anteriormente.

Por isso, antes de colocá-lo para trabalhar, é recomendado realizar exercícios para aliviar a tensão acumulada, assim como alongar, girar, flexionar, estender e massagear a musculatura da região.

10. Treine em diferentes tipos de papéis

Além de ser um meio de comunicação e expressão, a escrita é uma das técnicas mais versáteis que existem e pode ser aplicada em diferentes superfícies. Por isso surgiu a necessidade de criar papéis diferentes, sejam lisos, com pauta, sem pauta, pontilhados, coloridos e mais.

Opção de papel é o que não falta, mas se a intenção é ter a letra bonita, o uso do caderno de caligrafia será um grande diferencial no processo de aprimoramento da sua escrita.

#DicadaTina: Caso você queira se desafiar ainda mais, tente praticar a escrita em uma lousa usando giz para quadro negro ou marcadores específicos para quadros brancos ou magnéticos.

11. Pratique a escrita no ar

Escrever no ar também é um ótimo exercício para quem está buscando por melhorias na escrita, mas a verdadeira intenção em utilizar essa técnica é especificamente o fortalecimento da musculatura das mãos e braços.

Para praticar, você pode utilizar canetas, marcadores, giz de gesso, pincéis ou os próprios dedos, o objetivo é reproduzir a escrita em um espaço maior e ativar ainda mais a musculatura dos membros — um grande segredo de como ter uma letra bonita.

12. Dedique tempo para treinar todos os dias

Quando estamos aprendendo uma habilidade nova, a prática se transforma em algo essencial. Na escrita à mão, seja na realização de letras cursivas ou de forma, a reprodução contínua dos movimentos faz com que fiquemos acostumados com as formas a ponto de parecer um processo bem natural.

Com muito treino, tempo e resultados positivos, todo esse processo prático pode se tornar mais divertido e agradável, o que resulta em uma sensação de relaxamento. É nesse momento que a escrita se torna uma prática terapêutica e, claro, muito bonita.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para acompanhar mais posts com este no Blog da Tilibra Express, onde você vai encontrar artigos que contemplam o universo didático, produtividade no ambiente de trabalho, saúde e bem-estar e muito mais. Até a próxima!

4.7/5 - (Total de avaliações: 4)

Deixe um comentário