Guia da coordenação motora fina: veja a teoria e a prática!

A coordenação motora fina é a habilidade de controlar os movimentos das mãos e dos dedos. Essa capacidade é muito discutida na infância, durante o período de alfabetização, entretanto está presente na vida dos pequenos desde os primeiros meses de vida e pode ser estimulada de diferentes formas.

Para te ajudar nessa missão, preparamos esse guia completo, explicando toda a teoria e complementando com atividades práticas para incluir na rotina das crianças. Confira!

O que é coordenação motora fina?

Sabe aquele momento em que os bebês descobrem seus próprios dedinhos? Ou então, quando aprendem a bater palmas e pegar alimentos com as mãos? Isso tudo é a coordenação motora fina em pleno exercício.

Comida para bebe

 

Para conceituar o assunto, podemos dizer que a motricidade fina é a capacidade de controlar movimentos precisos em pequenos músculos do corpo, como mãos, dedos e pés. É algo natural, que se inicia na infância com pequenos movimentos e vai se desenvolvendo ao longo dos anos.

Ilustrações de mãos fazendo gestos simples que envolvem coordenação motora fina

Entretanto, mesmo se tratando de um movimento natural, não significa que não deva ser desenvolvida, ok? Afinal, a motricidade exerce um papel muito importante em tarefas cotidianas e no desenvolvimento das crianças. Vamos abordar mais desse assunto ao longo do conteúdo.

Quais são as habilidades motoras finas?

São diversos os tipos e exemplos de habilidades motoras finas, afinal, elas envolvem uma série de movimentos precisos — que geralmente já entraram no “piloto automático” para os adultos, mas fazem toda a diferença no dia a dia das crianças. Veja alguns exemplos:

  • Pinçar e segurar objetos com firmeza;
  • Fazer movimentos precisos com as mãos e dedos como: digitar, abrir um zíper e girar uma chave;
  • Escrever e desenhar usando lápis ou caneta;
  • Manusear uma tesoura com precisão;
  • Amarrar cadarços, laços e fechar cintos;
  • Manusear talheres com facilidade e firmeza.

Por que a coordenação motora fina é tão importante?

A coordenação motora fina cumpre um papel essencial no desenvolvimento das crianças, proporcionando autonomia em atividades do cotidiano, sem depender da ajuda de terceiros. Entretanto, muito além desta independência, ela também contribui para outras áreas como:

Desenvolvimento infantil

Sem dúvidas, a capacidade motora fina desempenha uma função fundamental no desenvolvimento infantil. Isso porque, depois que as crianças aprendem a controlar as mãos e os dedos, já estão aptas para um futuro aprendizado, como escrita e habilidades matemáticas.

Habilidades profissionais

Algumas profissões exigem mais destreza com as mãos do que outras, os médicos cirurgiões, dentistas e músicos são exemplos disso. Sendo assim, os profissionais que desenvolvem a coordenação motora fina ainda na infância, contam com uma dificuldade a menos ao se deparar com o cenário acadêmico.

Mulher tocando teclado

Desenvolvimento cerebral

Isso mesmo! Estudos mostram que atividades de coordenação motora fina contribuem para a formação de conexões neurais, principalmente em crianças. O resultado disso é o desenvolvimento do cérebro e outras áreas cognitivas.

Como podemos avaliar a coordenação motora fina?

Existem diversos métodos para avaliar habilidades de coordenação motora, podendo envolver terapeutas ocupacionais, professores e até mesmo a observação familiar. O mais comum é a análise de atividades funcionais, ou seja, quando uma pessoa costuma analisar o desenvolvimento de atividades rotineiras e, a partir daí, anotar insights e movimentos a serem melhorados.

Para quem busca um panorama completo, é possível realizar uma avaliação clínica por meio de testes e observações com profissionais de saúde a fim de entender todos os aspectos relacionados à coordenação e destreza manual.

6 atividades de coordenação motora fina para crianças

Cada criança se desenvolve em um ritmo diferente, mas cabe aos pais e professores promoverem atividades para estimular a capacidade motora dos pequenos. Portanto, listamos aqui 6 opções simples para colocar em prática hoje mesmo. Confira!

1. Fazer pinturas com tinta guache

A tinta guache é um produto lavável e não tóxico que ajuda a melhorar a capacidade motora e a percepção de cores. Para crianças pequenas, de até 3 anos, você pode estimular a brincadeira numa cartolina grande e deixar usarem os dedinhos para pintar.

Já para os maiores, é possível incluir um pincel para acabamentos mais finos em desenhos e até em alguns objetos de papelão — que também podem ser confeccionados pelas crianças, deixando a brincadeira ainda mais divertida.

Pintura com tinta guache mostrando tintas e pinceis espalhados ao fundo

Você também pode gostar: Aprenda a criar seu móbile de papel com a Tilibra

2. Montar quebra-cabeças

O quebra-cabeça é um jogo que além da memorização também estimula a motricidade, já que exige concentração e delicadeza nos toques para manipular e encaixar cada pecinha em seu devido lugar.

Quebra cabeças

O único cuidado que o brinquedo exige é em relação ao tamanho das peças que podem ser facilmente engolidas por crianças com menos de 2 anos. Sendo assim, mantenha sempre a supervisão.

3. Recortar e colar papéis

Se juntar papel, tesoura e um pouco de imaginação, dá para criar o que quiser! Essa atividade envolve diferentes habilidades e deixa as crianças distraídas por horas. Para isso, você só precisa separar vários papéis, jornais e revistas, deixando os pequenos livres para explorar diferentes gramaturas e recortar o que quiserem.

Recomendamos comprar uma tesoura escolar sem ponta para evitar machucados e, também, um tubo de cola líquida lavável para facilitar a limpeza do local e, claro, não fazer nenhum mal às mãozinhas.

Conjunto de tesouras coloridas espalhadas na mesa

4. Treinar caligrafia

Muito além da letra bonita, a prática de caligrafia também desenvolve a coordenação motora fina. Geralmente, essa atividade não é a mais aclamada pelas crianças, mas não é por isso que deixa de ser importante.

Títulos de lettering feitos em caderno universitário com canetas coloridas

Para tornar o momento mais divertido, opte por um caderno de caligrafia com personagens como Maria Clara e JP, Minnie e Spider-Man. Também é possível incluir adesivos quando a criança completa uma atividade, exercendo o ato de pinçar e colar.

5. Desenhar e pintar com lápis de cor e giz de cera

Aprender a segurar um lápis ou uma caneta com firmeza é uma tarefa simples que nos acompanha ao longo de toda a vida. Portanto, é fundamental incentivar as crianças, logo nos primeiros anos a manusearem bem essas ferramentas.

Lápis de colorir

Nossa sugestão é que além dos materiais escolares, você também deixe lápis, canetinha, giz de cera, cola glitter e outros itens para desenho e pintura à disposição do seu filho. Essas são atividades que as crianças amam fazer em casa.

6. Criar pulseiras de miçangas

Para crianças com mais de 6 anos, as atividades precisam ser mais elaboradas, só assim você conseguirá atraí-las com a ideia. Sendo assim, as miçangas têm se tornado uma opção muito viável entre as meninas.

Compre diversas miçangas coloridas ou outros itens que possam ser pendurados em um fio de nylon e vá ajudando seu filho a colocar as miçangas até formar o tamanho de um colar ou pulseira. Com isso, você estimula a capacidade de pegar pequenos objetos.

Mãos de criança segurando pulseiras de miçangas coloridas

Gostou do conteúdo? Fique de olho em nosso blog e confira outros posts sobre essa fase tão importante.

Até a próxima! ?

Avalie este post

Deixe um comentário