3 Maneiras de Melhorar a Produtividade em Sua Empresa
Categories:

3 Maneiras de Melhorar a Produtividade em Sua Empresa

A produtividade é essencial para o sucesso de qualquer negócio e há sempre oportunidades para aprimorá-la. Muitas empresas acreditam que para conquistar melhores resultados é necessário focar apenas nas tarefas e na rapidez com que elas são executadas, mas a verdade é que a produtividade vai muito além do volume produzido. A habilidade está mais relacionada à qualidade, eficiência e assertividade.

Por isso, é crucial entender e avaliar quais são as atitudes e estratégias que podem ajudar a otimizar os resultados da sua equipe e, consequentemente, das finanças.

Afinal, o que é produtividade na essência?

Entende-se como produtividade o processo que envolve produzir mais e melhor, com menos recursos. Então, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser entendida apenas pela quantidade de produção, mas sim pela maneira como o processo produtivo ocorre.

Em uma mesma empresa, por exemplo, duas equipes podem produzir o mesmo volume de trabalho, dentro do mesmo espaço de tempo e com a mesma qualidade. Mas aquela que o fizer economizando matéria-prima ou mão de obra, será vista como a mais produtiva.

Ao falar sobre produtividade, é importante também considerar o posicionamento e a oferta de valor da sua empresa. Quanto mais qualidade os seus produtos e/ou serviços oferecerem, mais tempo e recursos precisará dispor, o que deve ser levado em consideração no momento de medir a produtividade.

Como melhorar a produtividade de sua empresa?

Agora que você já sabe o que é produtividade, veja abaixo algumas dicas de como melhorá-la fazendo pequenas mudanças na rotina da sua empresa:

1. Invista no treinamento e na qualificação dos colaboradores

A melhoria contínua é um fator que impacta positivamente na produtividade. Sua empresa só tem a ganhar investindo em boas oportunidades de qualificação dos colaboradores, principalmente se você deseja criar uma equipe consistente.

Ofereça cursos e separe alguns livros sobre o segmento da empresa para que fiquem à disposição dos trabalhadores. Procure integrar os setores e fazer workshops para explicar sobre as funções e pontos específicos do trabalho que podem ajudá-los a entrar ainda mais no ritmo dos negócios!

2. Exponha os objetivos e a cultura produtiva da empresa

Produzir com foco é mais fácil e prazeroso para qualquer colaborador. Assim, ele sente que está mais próximo dos objetivos apontados. Porém, para que tudo funcione de maneira eficiente, os trabalhadores devem conhecer as metas e a expectativa da empresa.

Mostre, desde o início dos projetos, o que é esperado de cada um dos setores e dê sugestões sobre como poderão atingir tais objetivos. Defina exatamente o que espera dos colaboradores e como eles ajudarão a empresa.

Vale também trabalhar com programas de incentivo por cumprimento de metas.

3. Ofereça a possibilidade de fazer pausas

Dar a seus colaboradores alguns minutos de pausa pode fazer com que a produtividade aumente. Uma pequena parada a cada 90 minutos de trabalho ajuda muito, pois o trabalhador poderá respirar, tomar um café, arejar os pensamentos e voltar para a mesa com novas ideias e mais fôlego para o trabalho.

Além disso, essas pausas estimulam a comunicação entre os colaboradores e beneficiam, consequentemente, o clima organizacional.

Gostou das dicas sobre como melhorar a produtividade? Confira mais artigos sobre o universo corporativo no blog da Tilibra Express!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *