Bullet journal: descubra o que é e como fazer o seu!

Seja no contexto escolar ou no ambiente de trabalho, manter uma rotina organizada é uma prática essencial para obter um bom andamento das atividades do nosso dia a dia. Afinal, quando temos uma visualização clara e concisa de nossas atividades, fica muito mais fácil de se lembrar de realizá-las.

No entanto, pensar que apenas uma organização mental dessas tarefas será o suficiente para se lembrar de tudo o que precisa ser feito não é algo muito prático. Por isso, existem itens que foram desenvolvidos especificamente para facilitar esse processo, como as agendas, os planners e os Bujo (bullet journals), dos quais falaremos mais neste artigo.

Não sabe o que é esse tal de Bujo? Calma, que a Tilibra te explica o que ele é, como usar e montar um! Vamos lá?

O que é bullet journal?

Imagine um espaço que permita a elaboração de um sistema organizacional único, personalizável e com a sua cara? Esse é o bullet journal (ou Bujo). Ao contrário do que muitos pensam, ele não é um caderno com layout predefinido, como agendas e planners, mas um método de organização pessoal que une várias estratégias de planejamento de tarefas.

Criado pelo designer Ryder Carroll, o bullet journal é comumente utilizado para descrever tarefas e obrigações de forma breve, prática e adaptável, dando a liberdade para que você crie um layout e se organize da forma que fizer mais sentido para você e para o seu dia a dia.

Para que serve o bullet journal?

Com espaço de sobra para anotar e desenhar, o caderno desempenha a função de organização e planejamento de atividades, seja para uso como um diário, agenda ou planner. Afinal, ele deve apresentar uma “estrutura” que facilite o dia a dia de cada usuário individualmente.

Por isso, se você é uma pessoa que trabalha viajando, pode estilizar o Bujo para contemplar essa atividade no seu dia a dia. Por outro lado, se você for um estudante, é possível adaptar o layout do bullet journal para acompanhar o horário das aulas da semana.

Isso significa que o principal objetivo em utilizar o Bujo é a possibilidade de criar padrões organizacionais que sejam mais convenientes para quem for utilizá-lo, incluindo o planejamento de tarefas, elaboração de metas, criação de lembretes e compromissos, acompanhamento de hábitos e registro de informações importantes.

Como montar um bullet journal?

Veja como montar um no passo a passo a seguir:

Caderno com desenhos de banners e marcadores coloridos da linha Artline

1. Defina o objetivo principal

O primeiro passo para criar um bullet journal é entender o que gerou o interesse em utilizá-lo, ou seja, identificar qual foi o principal gatilho para repensar na forma como você planeja a sua rotina. Para facilitar esse processo, você pode se questionar a cerca de alguns pontos, como:

  • Do que você não gosta nos outros métodos de organização? O layout predefinido? O espaço limitado? A presença de datas já estabelecidas?
  • Por que você quer utilizar o Bujo para substituir os métodos tradicionais de organização? Qual parte da sua rotina demanda um planejamento mais organizado e conciso?
  • Em qual contexto da sua vida você pretende aplicar o bullet journal? No trabalho? Nos estudos? Para organizar a rotina doméstica ou pessoal?
  • Qual tipo de anotação você deseja fazer? Deseja criar checklists? Agendas compromissos? Traçar metas? Criar lembretes? Registrar suas vivências em um diário? Acompanhar o desenvolvimento de um hábito?

Além dessas perguntas, você também pode se questionar sobre o que for conveniente para você. O importante é descobrir suas principais necessidades e a motivação para o uso. Dessa forma, você conseguirá traçar um planejamento assertivo e, de quebra, melhorar a gestão de tempo na execução dos planos.

2. Escolha um caderno

A escolha do caderno é uma das etapas mais empolgantes em criar um bullet journal, principalmente porque não existem regras sobre isso. Se você quiser utilizar um caderno com pauta, pode! Se quiser usar uma opção sem pauta, também é possível!

Caderno com notas coloridas e canetas mágicas dispostas em fundo roxo

Contudo, um dos modelos mais utilizados para a criação de bullet journals é o caderno pontilhado. Com pontos sutis dispostos por todas as folhas, o caderno pontilhado auxilia na construção de traços retos, desenhos, tabelas, letterings e diversas outras formas.

Além disso, um ponto essencial para se considerar na escolha do tipo de caderno é a presença ou a ausência de datas em seu layout interno, afinal, as datas predefinidas podem limitar o uso. Ou seja, torna o caderno inutilizável com o passar do tempo.

3. Busque inspirações

O Bujo é um método que demanda bastante criatividade, principalmente na criação de layouts funcionais. Se você não sabe por onde começar, não fique parado! Com uma simples busca online, você vai se deparar com um universo rico em inspirações, desde as mais simples e minimalistas até as composições mais elaboradas.

Para encontrar modelos de Bujo para se inspirar, você pode consultar os principais mecanismos de busca, em redes sociais e, inclusive, no YouTube, que conta com um acervo rico em tutoriais para a construção de bullet journals.

Você também pode se interessar por: O que é scrapbook, como fazer e formas de uso!

4. Defina as páginas de introdução e seções

Estabelecer uma segmentação para o seu bullet journal é uma estratégia que vai te ajudar a deixar o caderno organizado. Separe as páginas do Bujo, crie seções específicas para alocar calendários, ideias, metas, compromissos e, depois, organize-as em um índice para que você consiga acessar essas informações com mais facilidade e agilidade.

Além disso, você pode criar um índice com símbolos e legendas para identificar algumas informações no texto com mais facilidade. Por exemplo: se o símbolo “◩” foi atribuído às tarefas que precisam ser feitas, toda vez que você encontrar esse símbolo em alguma página, vai perceber que aquela tarefa ainda precisa ser realizada. Se ela for concluída, você pode utilizar outro símbolo para sinalizar esse ponto, como o “■”.

5. Separe seus materiais e comece a criar

Mesmo que o principal objetivo do bullet journal seja ajudar no planejamento pessoal, muitas pessoas levam a construção do layout do caderno para outro nível. Por isso, é muito comum encontrar inspirações superelaboradas.

Por isso, na hora de criar o seu Buj, não se esqueça de separar materiais, como canetas coloridas, marcadores, adesivos, washi tape, dentre outros que vão deixar seu caderno muito mais atrativo e elaborado.

Papel rosa vibrante com linhas de fita adesiva decorativa e tampas de caneta

6. Monitore seus hábitos

Assim que você estiver com seu caderno organizado, será o momento de começar a registrar as informações referentes ao planejamento traçado e, simultaneamente, monitorar seus hábitos.

Para fazer isso, você pode adotar uma prática chamada habit tracker, um sistema de controle de hábitos que auxilia na visualização clara de costumes que você deseja finalizar e também aqueles que quer desenvolver. O melhor de tudo é que você pode adicioná-lo ao layout do seu Bujo e ter todas as ferramentas que precisa em um lugar só!

Tem momento certo para começar um bullet journal?

Não. Não existe um momento certo ou ideal para começar um bullet journal. Ao contrário das agendas, calendários e planners, o BoJu é aplicado em cadernos não datados e, por isso, não depende de uma data específica para ser colocado em prática.

O bullet journal pode ser usado como recurso terapêutico?

Apesar de não ser oficialmente considerado um método terapêutico, o bullet journal é um ótimo meio de estimular o hábito de registrar eventos e pensamentos com o objetivo de revisitá-los para, então, desenvolver uma percepção mais crítica diante das nossas emoções.

O processo de revisitar memórias e reflexões é uma estratégia comum na psicoterapia e pode ser muito benéfico para quem o aplica, auxiliando na organização de pensamentos, no alívio do estresse físico e emocional e no desenvolvimento da clareza mental. Mas atenção: o método não substitui o acompanhamento de um profissional especialista!

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog da Tilibra Express para aprender mais sobre técnicas de organização e performance, como o método Pomodoro, uma forma de gerenciamento de tempo baseada na combinação de pausas periódicas e momentos de concentração que promete muito mais produtividade para o seu dia a dia. Confira!

Avalie este post

Deixe um comentário