Entenda tudo sobre purificadores de ar

Muito se fala sobre a qualidade do ar em grandes centros urbanos por conta de poluentes tóxicos provenientes dos carros e das indústrias. Contudo, para além dessa atenção voltada ao ar e ao meio ambiente, é fundamental considerar a qualidade do ar que respiramos em espaços internos.

Criança brincando no quarto com purificador de ar

Isso porque, mesmo com todos os cuidados de limpeza, nem sempre a pureza do ar está garantida dentro de casa ou na empresa. Afinal, existem diversas partículas invisíveis de poeira, pólen, poluição, ácaros e alérgenos que ficam suspensos no ar, o que pode afetar negativamente a nossa saúde respiratória.

partículas capturadas no purificador TruSensCom o intuito de mudar esse cenário, o uso de um purificador de ar é uma ótima solução. O dispositivo é projetado para remover todas as substâncias tóxicas do ar e melhorar a sensação de bem-estar no ambiente. Continue a leitura e entenda mais sobre o aparelho e seus benefícios.

Entenda o que é um purificador de ar

O nome já esclarece bastante coisa, né? O purificador de ar é um aparelho portátil utilizado para purificar o ar, eliminando todas as partículas presentes no ambiente que possam ser prejudiciais à saúde.

Além disso, o purificador ajuda a minimizar o cheiro de cigarro, produtos químicos e itens de limpeza que tendem a causar desconforto em muita gente — principalmente para quem lida com problemas respiratórios como rinite, asma e sinusite.

Só que, diferente do que muitos pensam, o purificador é bem diferente do umidificador. Explicamos as diferenças entre umidificador e purificador de ar em outro post aqui no blog.

Como o purificador de ar funciona?

O purificador funciona por meio de um sistema de filtragem, ou seja, ao filtrar o ar, as partículas contaminadas ficam retidas na espuma do filtro, resultando na sensação de ar limpo. Esse filtro é chamado de HEPA, termo em inglês de High Efficiency Particulate Arrestance, traduzido para “Detenção Altamente Eficaz de Partículas”.

A tecnologia é tanta que permite a captação 99,9% das partículas de até 0,3 mícron, ou seja, consegue capturar praticamente todos os elementos tóxicos.

Funcionamento do purificador de ar disposto numa sala com mulher pintando

Qual é a função do purificador de ar?

O objetivo do purificador de ar é eliminar todas as partículas e microrganismos presentes no ambiente, proporcionando uma sensação de conforto durante todas as estações do ano.

É importante ressaltar que, embora seja amplamente procurado por pessoas com alergias ou problemas respiratórios, o dispositivo é benéfico para qualquer pessoa que deseje melhorar a qualidade de vida.

Quais são os benefícios do purificador de ar?

O purificador de ar é um aparelho muito vantajoso para ser usado em todas as estações do ano, seja em casa ou em escritórios. Isso porque, muito além de garantir um ambiente limpo e purificado, apresenta outros benefícios, como:

  • Contribui para reduzir a presença de vírus, ácaros e bactérias;
  • Suaviza odores de fumaça, comida, produtos de limpeza e até de animais domésticos;
  • Previne o surgimento de mofo e umidade.

Qual o melhor lugar para colocar o purificador de ar?

O melhor lugar é aquele onde você, sua família ou seus colaboradores passam a maior parte do tempo, assim, você beneficia várias pessoas de uma só vez. Em casas, por exemplo, a tendência é manter o aparelho na sala de estar ou nos quartos, enquanto, em empresas, a preferência são para salas de atendimento.

Sala de estar com purificador de ar

No entanto, é importante destacar que os purificadores de ar são dispositivos leves e portáteis, o que significa que podem ser facilmente transportados de um local para outro dentro de sua casa ou durante viagens.

Mulher carregando purificador de ar

Pode dormir com o purificador de ar ligado?

Pode e deve! E quem explica isso não é a redação da Tilibra Express, mas uma pesquisa realizada pela National Sleep Foundation. Ela ressalta que as partículas de ácaros, mofos, pelos de animais e pólen são prejudiciais para o sono.

Ou seja, fica comprovado cientificamente que o purificador de ar ajuda a melhorar a qualidade de vida como um todo, contribuindo também para a melhora do sono. Excelente investimento, né?

Você também pode gostar: Como melhorar a qualidade do sono?

Quanto tempo dura um purificador de ar?

Depende. Existe uma série de variáveis que podem alterar a durabilidade do seu purificador. Mas, se tratando dos modelos de purificador de ar Tilibra, garantimos 2 anos de cobertura contra defeitos de fabricação.

Purificador de ar envolto num laço de presente

 

 

Como escolher o purificador de ar ideal?

Para escolher seu purificador de ar, é importante analisar alguns itens, como tipo de ambiente, potência, tecnologia e marcas. Portanto, reunimos aqui os principais tópicos, veja:

1. Escolha o modelo conforme o tipo de ambiente

Existem purificadores com diversas potências e tamanhos, cada um indicado para atender às necessidades de um espaço diferente. Além disso, a escolha correta também influencia a vida útil do aparelho, já que não precisa exercer esforço extra e, claro, na eficácia de purificação. Confira o comparativo de tamanhos e coberturas atendidas:

  • Purificador de ar para ambientes grandes: proporciona cobertura de até 70m²;Purificador de ar para ambientes grandes
  • Purificador de ar para ambientes médios: proporciona cobertura de até 35m²;Purificador de ar para ambientes médios
  • Purificador de ar para ambientes pequenos: proporciona cobertura de até 23m².Purificador de ar para ambientes pequenos

2. Avalie a tecnologia usada no aparelho

Além dos sistemas de filtragem, alguns modelos de purificadores (como alguns TruSens Tilibra) usam sensores de qualidade do ar, fornecendo uma classificação em tempo real e atuando em instantes para tratar o problema.

Tecnologia do purificador de ar TruSens

Para complementar, há também opções com luz UV dentro do filtro 360º. Essa luz é responsável por esterilizar as partículas contaminadas assim que entram em contato com o aparelho, evitando a proliferação.

3. Escolha uma marca confiável

Investir em um purificador de ar é investir no seu bem-estar, e é por isso que a Tilibra se dedicou tanto em criar uma linha de aparelhos inovadora, tecnológica e segura. Confira os principais diferenciais da linha de purificadores TruSens Tilibra:

Sistema de filtragem do purificador TruSens

  • Pré-filtro lavável para capturar poeira, pelos e partículas grandes;
  • Carvão ativado para remover odores do ar;
  • Filtro HEPA para reter pequenas partículas de até 0,3 mícron;
  • Lâmpada ultravioleta para esterilizar e inativar os microrganismos.

Legal, né? Por aqui, além dos conteúdos sobre papelaria e escritório, sempre compartilhamos conteúdos incríveis sobre saúde e bem-estar. Vale a pena ficar de olho!

Referências bibliográficas:

HIRSHKOWITZ, M. et al. National Sleep Foundation’s updated sleep duration recommendations: final report. Sleep Health, v. 1, n. 4, p. 233–243, dez. 2015.

Avalie este post

Deixe um comentário