Saúde e Qualidade de Vida – O Que Fazer Para Não Sofrer Com o Tempo Seco?

A saúde e qualidade de vida durante o período de tempo seco podem ficar abaladas. Confira ficas para se sentir melhor nesse período.

Melhor Saúde e Qualidade de Vida Com O Tempo Seco

A saúde qualidade de vida durante o inverno podem ficar abaladas, é comum que a umidade do ar diminua e alguns sintomas comecem a aparecer, como alergias, dores de cabeça e até mesmo problemas respiratórios. Porém, o tempo seco não se restringe apenas a essa estação.

Por isso, é bom tomar algumas precauções pela sua saúde. Neste artigo, você vai entender como se prevenir dos problemas da baixa umidade do ar durante o ano todo! 

O impacto do tempo seco na saúde e qualidade de vida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o índice de umidade do ar deve estar entre 50% e 80% para ser considerado saudável. Quando esse número começa a cair abaixo de 30%, o tempo seco pode comprometer sua qualidade de vida. 

Além do desconforto físico, a baixa umidade agrava os efeitos da poluição, já que esses gases prejudiciais não são dispersados devidamente. Pessoas com comprometimentos cardíacos devem tomar cuidado redobrado, já que o tempo seco tende a diminuir o fluxo sanguíneo para os pulmões e pode sobrecarregar o coração. 

Sinais de que a umidade do ar está muito baixa

Você pode conferir os índices de umidade nos principais boletins de previsão de tempo. Contudo, alguns sinais do nosso corpo também são perceptíveis. 

Os principais efeitos são a sensação de secura nos olhos, nariz e garganta. Em alguns casos, o tempo seco também pode comprometer a hidratação da pele e causar sangramento nasal. Se você perceber esses sintomas, está na hora de proteger sua saúde contra a baixa umidade do ar.

Como se prevenir no tempo seco

Para reduzir os efeitos negativos da baixa umidade do ar na qualidade de vida da sua família, algumas medidas precisam ser tomadas. Primeiramente, tome alguns cuidados pessoais:

  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;
  • Mantenha seus exercícios físicos nos horários de menor incidência solar: antes das 10h e após as 16h;
  • Capriche no protetor solar – mesmo nos dias em que o tempo estiver mais nublado;
  • Hidratação sempre! Ter uma garrafinha por perto ajuda a criar o hábito de beber bastante água durante o dia.

Existem também cuidados que você deve tomar com o ambiente durante o tempo seco, seja no seu escritório ou em casa:

  • Ao invés de usar vassouras, que espalham o pó por onde passam, prefira aspiradores ou panos úmidos;
  • Mantenha os ambientes limpos e arejados;
  • Sempre que possível, evite carpetes e tapetes que acumulem muita poeira;
  • Conte com a ajuda de purificadores de ar para remover poeira, poluentes e alérgenos que podem estar suspensos no ar;
  • Umidifique os ambientes com um umidificador. Usar panos molhados ou baldes também é uma opção.

Seguindo essas dicas, você garante mais saúde qualidade de vida para você e sua família mesmo no tempo seco!

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