Scrapbook: guia completo para iniciantes

Sabe aquela sensação de querer eternizar um momento para sempre? Com o scrapbook, é possível! A técnica relembra os antigos álbuns de fotos — daqueles que sua mãe fazia questão de mostrar para todo mundo —, mas com um toque extra de personalidade graças à papelaria criativa.

Scrapbook de memórias com desenho de câmera fotográfica

É uma alternativa bem legal para guardar fotos e recordações com um mix de sentimento. Além das fotografias, você pode acrescentar citações, adesivos, papéis, ingressos, enfim, tudo o que represente as memórias daquela ocasião.

No início, pode parecer complicado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Preparamos este guia com diversas inspirações, referências, materiais necessários e mais. Vem com a gente!

O que é scrapbook?

Scrapbook vem do inglês, sendo “scrap” fragmentos e “book” livro, ou seja, é um livro de recortes ou álbum de fragmentos. Na prática, ele é uma releitura aprimorada de um álbum de fotos com recortes e aplicações diferenciadas para guardar com muito carinho fotos e lembranças vividas.

Quais são as funções de um scrapbook?

A principal função do scrapbook é guardar memórias, ou melhor, fragmentos de memórias. O grande diferencial disso tudo é a história contada por meio de cada detalhe: um ingresso de cinema pode relembrar o primeiro encontro, já a pulseira de hospital pode sinalizar o nascimento de um bebê. Enfim, tudo o que é adicionado no scrapbook conta uma história.

Outra utilidade do scrapbook é o estímulo da criatividade. A montagem, por ser um momento off das telas, possibilita o relaxamento e a ativação de outras áreas do nosso cérebro, bem como funções cognitivas e o desenvolvimento de novas habilidades.

Scrapbook aberto mostrando desenhos de washi tapes

Como o álbum scrapbook surgiu?

Muita gente acredita que o scrapbook é uma técnica nova que surgiu no Pinterest há poucos anos. Mas, na verdade, a ideia aparece muito antes da invenção da fotografia! Nos tempos antigos, era muito comum guardar cartas e outros papéis em pequenos livros ou cadernos, como uma forma de recordação mesmo.

Ao longo dos anos, esse comportamento de guardar memórias ganhou mais recursos visuais com o acréscimo de fotos, colagens, adesivos e muito mais.

Como fazer um scrapbook?

O grande segredo na hora de fazer seu scrapbook é deixar a criatividade à solta. Não é preciso se prender em muitas regras, muito menos investir, logo de cara, em materiais especiais, como fitas decorativas. É claro que, para quem gosta desses itens, é uma maravilha ter um novo motivo para comprar produtos de papelaria fofa, mas, na prática, não é necessária muita coisa.

Papelaria criativa com papeis

Confira o passo a passo para montar um scrapbook:

1. Defina um tema

Lembra que sua mãe costumava dividir seus álbuns? Era um de aniversário, outro de quando era bebê e por aí vai. Então, com o scrapbook, é mais ou menos o mesmo. Você até pode misturar algumas memórias, mas, em geral, é comum escolher um tema específico para montar um álbum único. Ao final deste post, listamos algumas ideias de scrapbook com temas e inspirações.

2. Escolha um álbum ou caderno

Sabendo do tema, é hora de escolher a base do seu scrapbook, que pode ser um caderno com folhas lisas (como os fittos da Tilibra) ou um álbum próprio para scrapbook. A única exigência é realmente ter folhas limpas para facilitar a decoração e a organização das ideias que você planeja criar.

Cadernos executivos Tilibra dispostos num fundo rosa

Outra coisa importante para se atentar é à gramatura do papel, que precisa ser um pouco mais grossa para absorver a cola e evitar amassados e rasgos ao adicionar itens. Geralmente, indicamos papéis com gramatura entre 120g e 180g.

3. Selecione as fotos

Na escolha das fotos, é importante ter em mente que esse é um álbum de memórias, ou seja, não precisa (nem deve) ser nada elaborado com fotos profissionais. Portanto, o indicado é selecionar momentos simples do dia a dia mesmo ou até fotos sem filtro que você encaminhou pelas redes sociais.

Outra sugestão para personalizar seu scrapbook é colocar suas fotos em formato polaroid (com bordas brancas laterais) ou, ainda, com efeito preto e branco para facilitar a composição da paleta de cores de cada página, deixando o visual mais harmônico.

Caso você tenha uma boa impressora em casa, é só comprar um papel fotográfico e imprimir em alta qualidade diretamente do seu computador ou celular. Se não, existem gráficas e locais específicos para isso na internet.

A guilhotina é uma ótima opção para economizar papel e facilitar o corte das fotos numa folha A4. Veja o conteúdo com o passo a passo para utilizar melhor a guilhotina.

4. Organize os materiais

A estética do scrapbook é um ponto muito importante, então, antes de sair colando tudo, selecione os materiais que pretende usar. Tente agrupá-los com as fotos para visualizar como ficará o resultado e, se necessário, faça possíveis ajustes.

Nessa hora, não precisa se prender aos detalhes tradicionais e acabamentos, tá? Dá para personalizar itens novos ou reaproveitar produtos de papelaria que já tem em casa. Veja os materiais mais usados:

  • Fitas de cetim;
  • Fitas adesivas;
  • Bloco adesivo;
  • Botões e pérolas;
  • Retalhos de tecidos e rendas;
  • Recortes de jornais e revistas;
  • Carimbos personalizados;
  • Flores de papel ou secas;
  • Papéis estampados;
  • Adesivos.

Materiais de papelaria dispostos numa mesa com fundo rosa com blocos de papel, washi tapes e mais

5. Foto, papéis e tesoura na mão… é hora de entrar em ação

Por fim, é hora de colocar a mão na massa e transformar seu caderno em um scrapbook de verdade. Além de deixar todos os itens separados, para otimizar seu tempo e obter um resultado mais profissional, você também pode contar com a ajuda de algumas ferramentas de corte e acabamento, como:

  • Base de corte;
  • Estilete;
  • Régua;
  • Furador de papel decorativo;
  • Tesoura zig-zag.

Ideias de scrapbook: 5 inspirações para fazer em casa

Ficou animado para montar o seu scrapbook, mas ainda não se decidiu sobre o tema? Para te ajudar, separamos cinco inspirações para colocar suas habilidades de scrapbook em prática. Veja:

Scrapbook de viagem

Toda viagem é única, e o scrapbook é uma excelente forma de eternizar cada detalhe, desde o guardanapo daquele café chique até uma foto clássica em um ponto turístico. É possível fazer tanto um álbum de cada viagem quanto um único dessa temática para ir complementando a cada destino.

Scrapbook de viagem feito de papel

Scrapbook de bebê

Muito mais do que um simples álbum de fotos do primeiro ano de vida, o scrapbook permite anexar todos os momentos para contar a história do bebê desde a gestação.

Scrapbook de nascimento

É possível colocar resultados de exames, fotos de ultrassom, carimbos do pezinho e, claro, muitas fotos! Além disso, outra tendência que muitas mamães estão adotando são os trechos de citações, como se fosse um diário para o filho ler no futuro.

Scrapbook de namoro

Os apaixonados de plantão amam essa ideia, principalmente para comemorar aniversário de namoro. Dá para reunir fotos de todos os meses, cartas, prints de conversas, declarações e mais. Dependendo do seu nível de inspiração, também é possível criar campos para continuar preenchendo com sugestões de encontros e atividades.

Scrapbook de namoro com ilustrações fofas

Scrapbook de aniversário

Para quem busca uma ideia de presente diferenciada, o scrapbook de aniversário é uma alternativa para reunir vale-presentes, fotos e textos com as felicitações para o novo ciclo daquela pessoa especial. Além disso, por ser um presente artesanal, acaba tendo um valor sentimental bem maior.

Gostou das ideias? Para deixar seu álbum ainda mais caprichado, você pode apostar em textos com lettering — que é um tipo de caligrafia criativa. Caso não seja adepto à técnica, vale espiar o conteúdo com 4 tipos de lettering para iniciantes aqui em nosso blog. Te esperamos lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Deixe um comentário