Como tirar cheiro de cigarro do ambiente? 6 dicas!

O cheiro persistente de cigarro pode ser uma fonte de desconforto em muitos ambientes, seja em residências, escritórios ou locais públicos. A fumaça do cigarro impregna tecidos, móveis e até mesmo paredes, deixando um odor desagradável que pode ser difícil de eliminar.

Esse odor que fica no ar se dá por conta das substâncias do cigarro que soltam cheiro forte, como a nicotina e amônia. Mas a boa notícia é que neste post vamos compartilhar as melhores dicas de como tirar o cheiro de cigarro do ambiente. Continue a leitura e saiba mais!

1. Deixe portas e janelas abertas

Parece intuitivo, mas o primeiro passo é deixar todas as janelas e portas abertas, afinal, quando elas estão fechadas, o cheiro permanece no ambiente, dificultando a eliminação.

A vantagem é que além de simples, essa prática garante com que o ar circule e, consequentemente, deixe o ambiente saudável e mais agradável para todos os moradores da casa.

2. Lave cortinas, tapetes e estofados

Os estofados, tapetes e cortinas são itens que contribuem para a absorção de odores, principalmente aqueles que não podem ser eliminados apenas com a ventilação, como o cheiro do cigarro.

Para remover o odor de estofados e tecidos, você pode começar a limpeza com um aspirador de pó e depois passar um pano úmido com algum produto de limpeza específico para aquela superfície.

Produtos de limpeza

Caso o cheiro persista mesmo após essa limpeza, é necessário lavar as cortinas, tapetes e estofados, para eliminar qualquer resquício de mau cheiro. Para isso, você pode fazer uma lavagem a seco com um profissional.

3. Limpe os móveis e as paredes

Todas as superfícies são capazes de absorver odores, por isso é importante limpar os móveis e as paredes com frequência, destacando um cuidado redobrado quando há fumantes na casa.

Para realizar essa tarefa, utilize um pano úmido com algum produto de limpeza indicado para a superfície, como álcool ou lustra-móveis.

4. Os aromatizadores de ambientes também ajudam

Os aromatizadores são aparelhos que tem objetivo de perfumar o ambiente conforme a fragrância escolhida, transferindo ao ambiente um aroma mais agradável.

São uma ótima opção para manter a casa sempre cheirosa, mas é válido reforçar que sozinhos, os aromatizadores não atuam na remoção de odores. Sendo assim, é indicado usar como complemento de outros processos de limpeza ou purificadores de ar, como vamos falar na sequência.

5. Invista em um purificador de ar de qualidade

O purificador de ar é um aparelho que limpa e renova o ar que respiramos usando uma tecnologia que combate ácaros, bactérias, vírus, germes, fumaça, poeira e outros agentes nocivos presentes no ar.

Purificador de ar

Além disso, muitos purificadores de ar, como os modelos de purificador TruSens possuem um filtro de carvão ativado, responsável por remover diferentes tipos de gases e cheiros do ambiente, como o cheiro de cigarro.

Filtro de ar

Para complementar, os purificadores possuem um filtro HEPA, que retém microorganismos e partículas microscópicas. Ou seja, o aparelho não apenas elimina o cheiro de cigarro e outros odores, mas também promove uma melhor qualidade do ar, tornando o ambiente mais seguro e limpo.

6. Evite fumar em ambientes fechados

Parece óbvio, mas é importante não fumar em ambientes fechados. Isso porque, como já foi dito, as substâncias liberadas pelo cigarro podem impregnar nos móveis, tapetes e até mesmo nas paredes, mantendo o odor do cigarro persistente.

Além disso, o hábito de fumar dentro de casa pode amarelar todos os objetos expostos à fumaça e até mesmo alterar a cor de uma parede clara, causando uma aparência envelhecida e suja, além de gastos extras com manutenção.

Gostou desse conteúdo? Aqui no blog da Tilibra Express, contamos com diversos textos voltados ao bem-estar. Confira também: Como o purificador de ar pode melhorar a qualidade do sono.

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Deixe um comentário