Como Dormir Melhor: 5 Dicas Para Obter Qualidade Do Sono

Nada como uma boa noite de sono para recarregar as energias e iniciar o dia seguinte cheio de disposição e bom humor. Sabia que essa máxima, usada popularmente, também tem valor científico? E se você procura dicas de como dormir melhor, você chegou ao artigo certo!

É durante o período de descanso que o organismo trabalha na regulação do metabolismo, restauração de tecidos, crescimento muscular, síntese de proteínas, produção hormonal, entre outras funções para manter a saúde em dia. 

Dicas de como dormir melhor

Veja cinco dicas de como dormir melhor para conseguir ter um sono reparador.

Crie uma rotina 

De acordo com um estudo realizado pela entidade norte-americana National Sleep Foundation, a quantidade de tempo de descanso recomendada para pessoas acima de 18 anos varia entre 7 e 8 horas. 

Para conseguir manter essa média, uma estratégia é estabelecer um horário limite de ir para cama. Você pode, por exemplo, criar um alarme ou usar um aplicativo para lembrar de dormir.

 Desligue-se da tecnologia

Seu corpo precisa entender que está chegando o momento de descansar. Para que isso aconteça, é necessário criar um ambiente aconchegante, sem barulho ou outras interferências. 

Desligue a televisão e deixe o celular longe dos seus olhos. Se você tem dificuldade de pegar no sono, pode ligar um som baixo e relaxante, como os da natureza ou uma música bem tranquila.   

Alimente-se bem

A digestão também contribui para conseguir ou não ter um sono regenerativo. O indicado, durante a noite, é consumir alimentos ricos em melatonina, que é o hormônio do sono. Aposte em aveia, frango, nozes, uva, ovos, folhas verdes, chá de camomila, iogurte, feijão e mel.

Segundo nutricionistas, também é interessante, antes de dormir, evitar comidas gordurosas, enlatadas, ricas em açúcares e calorias, sal e glutamato monossódico, por causarem desequilíbrio na produção de neurotransmissores e, consequentemente, interferirem na qualidade do sono.

Pratique atividade física

Outra dica de como dormir melhor é investir nos esportes. Dedique, pelo menos 30 minutos diários em exercícios, pode ser caminhada, bicicleta ou outra atividade de sua preferência. 

Os esportes fazem com que o corpo consuma mais energia, aumentando a necessidade de descanso. 

Boa noite!

Tome um banho bem gostoso, coloque um pijama confortável, ligue seu purificador de ar para ter certeza de que irá respirar ar limpo, escolha um travesseiro que deixe seu pescoço em posição neutra e deite-se preferencialmente sobre o lado esquerdo. Mas por quê?

Um estudo realizado pelas universidades Stony Brook e Rochester, nos Estados Unidos, publicado na revista científica The Journal of Neuroscience, mostra que deitar nessa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos; ajuda a manter constante o volume e a pressão sanguínea; facilita a digestão, já que o estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda, e alivia o peso sobre a coluna vertebral. 

Comente sobre como dormir melhor

Qual é o seu ritual antes de dormir para garantir um sono perfeito? Compartilhe suas estratégias conosco! 

Avalie este post

Deixe um comentário