Arteterapia: o que é e quais são os benefícios da prática?

Você já ouviu falar em arteterapia? Essa prática terapêutica está ganhando cada vez mais popularidade como uma forma eficaz de promover o bem-estar e a saúde mental — principalmente em um mundo onde o estresse é cada vez mais comum.

Os benefícios da prática são diversos e podem ser aproveitados em todas as idades. Continue a leitura e descubra como a arteterapia pode ser benéfica na vida de jovens, pais e educadores.

O que é arteterapia?

A arteterapia é uma forma de terapia que utiliza diferentes técnicas artísticas, como pintura, desenho, modelagem e outras formas de criação, para ajudar indivíduos a expressarem sentimentos e emoções que podem ser difíceis de verbalizar.

Diferentemente de uma aula de arte tradicional, a arteterapia não se concentra em habilidades artísticas ou na estética do trabalho final, mas sim no processo criativo e o que ele proporciona.

Quais são os benefícios da arteterapia?

A arteterapia é uma prática benéfica em todas as idades, pois, além do senso artístico, também desenvolve aspectos cognitivos e comportamentais. Confira os principais:

1. Diminui o estresse

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, a prática regular da arteterapia pode reduzir significativamente os níveis de cortisol — o hormônio do estresse. Essa redução acontece porque, ao se concentrar em uma atividade criativa, é possível desviar a mente das preocupações diárias e entrar em um estado de “flow” que, por sua vez, proporciona uma sensação de relaxamento.

Desenho em papel

Você sabia que hábitos saudáveis também ajudam na redução do estresse? Conheça 5 práticas para ter mais qualidade de vida.

2. Ajuda na expressão de sentimentos

Outro grande benefício da arteterapia é em relação à expressão de sentimentos, principalmente em crianças que estão desenvolvendo suas habilidades de comunicação.

Desenho em papel

3. Melhora a criatividade

A criatividade pode ser explorada por qualquer pessoa, em todos os aspectos da vida, desde que seja exercitada. É por isso que experimentar diferentes técnicas e materiais artísticos é uma atividade tão benéfica para melhorar a criatividade, permitindo que as pessoas descubram novas maneiras de pensar e resolver problemas.

4. Aumento da autoestima e autoconfiança

Completar um projeto artístico pode proporcionar um grande senso de realização e orgulho, principalmente para crianças, que podem usar a arte como uma forma de explorar suas habilidades e desenvolver autoconfiança.

Já para os adultos, a autoestima pode ser desenvolvida na arteterapia como uma forma de redescobrir talentos esquecidos ou descobrir novos hobbies e paixões.

Desenho em papel

5. Estímulo à atenção

A arteterapia também desempenha um papel fundamental no estímulo à atenção plena, ou mindfulness. O resultado disso não só contribui para a redução do estresse, mas também melhora o raciocínio, a atenção, a concentração e a memória.

E por falar em atenção, essa prática é especialmente benéfica para a terceira idade e para pessoas com doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Estudos realizados pela Associação Parkinson Paraná revelaram que o envolvimento regular em atividades de arteterapia pode ajudar a manter a mente ativa, retardar o declínio cognitivo e melhorar a qualidade de vida.

Como usar atividades de arteterapia na educação infantil?

A arteterapia oferece uma alternativa lúdica e segura para a expressão de sentimentos, além de promover desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Aqui estão algumas ideias de como integrar a arteterapia na rotina da educação infantil:

  • Massa de modelar: atividades com massa de modelar podem ser relaxantes e divertidas, além de ajudar a desenvolver a coordenação motora fina;
  • Desenho e pintura livre: dê às crianças lápis de cor, pincéis e tinta e deixe-as criar livremente. Isso incentiva a criatividade e permite que elas expressem suas emoções de maneira natural;
  • Projetos de arte em grupo: trabalhar em projetos artísticos em grupo pode ajudar a desenvolver habilidades sociais e promover a colaboração entre colegas;
  • Criação de diários artísticos: incentive as crianças a manter um diário onde possam desenhar, fazer atividades de colagem e expressar seus sentimentos através da arte.

Como praticar exercícios de arteterapia em casa?

Como já mencionado, a arteterapia é uma prática terapêutica, ou seja, deve ser conduzida por um profissional treinado para garantir a abordagem correta e segura, além de todos os benefícios. Sobretudo, existem alguns exercícios simples que você pode praticar em casa para aproveitar alguma das vantagens, como a redução do estresse. Veja algumas ideias:

Desenho livre

Você só precisa de um espaço tranquilo, papel, lápis e canetas para relaxar! Reserve alguns minutos para expressar seus pensamentos no papel, deixando sua mão se mover livremente, sem se preocupar com o resultado. Para se inspirar, você pode assistir vídeos relacionados ou colocar uma playlist que goste.

Criação de mandalas

Desenhar e colorir mandalas são ótimas atividades para relaxar. Além disso, caso você não goste de desenhar, pode imprimir modelos prontos e concentrar-se apenas em colorir as formas com lápis de cor.

Independentemente da escolha, um aspecto importante da prática desses exercícios é ter em mente que o objetivo não é criar uma obra de arte perfeita, mas sim expressar suas emoções e aliviar o estresse.

Lettering

O lettering por si só não é considerado uma prática de arteterapia, porém é ótimo para testar em casa. Você pode começar com poucos itens de escrita, como marcador de texto e canetas coloridas e depois ir aprimorando suas técnicas e adicionando desenhos em suas criações.

Temos um conteúdo no blog com 4 técnicas de lettering para iniciantes. Lá compartilhamos um alfabeto de lettering para testar em casa e as melhores dicas para quem quer aprender. Confira!

Conte com os materiais da Tilibra para destravar a criatividade!

Na Tilibra Express, você encontra tudo o que precisa para começar sua jornada na arteterapia. Desde lápis e cadernos até massa de modelar, pincéis e tintas, temos uma vasta gama de produtos para atender às suas necessidades criativas.

Nossos materiais são de alta qualidade e perfeitos tanto para adultos quanto para crianças. Explore nossa linha de material escolar e descubra como a arte pode transformar sua vida e a vida de seus filhos. Não espere mais para experimentar os benefícios da arteterapia — comece hoje mesmo com os produtos da Tilibra!

Aproveite os momentos de criação artística para relaxar, expressar-se e descobrir novos talentos. A Tilibra está aqui para ajudar você nessa jornada criativa.

aqui vamos inserir um carrossel de produtos com opções bem criativas: canetinhas, carimbos, canetas, etc. O ideal é de 3 – 5 produtos.


Referências:

REIS, A. C. DOS. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 1, p. 142–157, 1 mar. 2014.

JARDIM, V. C. F. DA S. et al. Contribuições da arteterapia para promoção da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, n. 4, 2020.

WITKOSKI, S. A.; CHAVES, M. L. F. Evaluation of artwork produced by Alzheimer’s disease outpatients in a pilot art therapy program. Dementia & Neuropsychologia, v. 1, n. 2, p. 217–221, jun. 2007.

Avalie este post

Deixe um comentário