Alergias a Animais de Estimação – O Que Fazer?

Se você está tendo espirros, falta de ar e olhos lacrimejantes, pode ser um sinal de que, além de muito amor e carinho pelo seu pet, você também tenha alergia a animais de estimação!

Você não está sozinho. Segundo o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), estima-se que 10% das pessoas são alérgicas a animais domésticos. Confira mais informações sobre o  que fazer neste artigo!

Quais os fatores que causam alergias a animais de estimação?

Os pelos encontrados no ar devido ao constante movimento de gatos, cães  e outros bichos pelo ambiente podem causar reações em pessoas sensíveis.

Entretanto, a pele dos animais não é a única fonte de alérgenos. Um dos fatores mais comuns é uma proteína encontrada na saliva dos gatos (Fel d 1), que pode permanecer no ar por horas e penetrar profundamente nos pulmões, desencadeando sintomas asmáticos em pessoas com predisposição.

Os alérgenos de animais de estimação podem inclusive ser transportados pelo ar até casas que não têm animais de estimação e podem permanecer por até 6 meses depois que os animais não estiverem mais presentes. 

Dois grandes estudos americanos destacam que mais de 99,7% das residências americanas detectaram a proteína Fel d 1 na poeira de sofás, tapetes e camas, independentemente da presença de gatos. 

Cinco etapas que você pode seguir na limpeza

Confira cinco etapas que você deve aderir para garantir uma limpeza completa e evitar as alergias a animais de estimação:

  • Limpe superfícies de tecido, como estofados e tapetes, com frequência. Isso ajuda a remover caspas e proteínas pegajosas que causam reações alérgicas. Use um aspirador com filtro HEPA e até um limpador a vapor para remover a sujeira da superfície. Sempre verifique as instruções do fabricante para saber quais superfícies podem ser limpas dessa maneira com segurança;;
  • Limpe superfícies lisas (pisos, balcões, mesas) com frequência, dando preferência a produtos de limpeza não tóxicos;
  • Use um purificador de ar com filtro HEPA e esterilização por lâmpada UV para capturar partículas transportadas pelo ar. Os purificadores de ar TruSens capturam partículas de pelos de animais e proteínas Fel d 1 (provenientes dos gatos) tão pequenas quanto 0,3 mícron.
  • Troque os filtros do seu purificador, ar condicionado e carro, nos intervalos recomendados;
  •  Manter seus pets afastados dos quartos é uma ótima medida preventiva. 

Agora que você já sabe o que fazer para evitar as alergias a animais de estimação, confira também como aliviar as alergias com o purificador de ar!

Avalie este post

Deixe um comentário