Hábitos de vida saudável – Conheça 5 práticas que fazem toda diferença

er atitudes saudáveis é a melhor forma de conseguir manter o corpo com mais energia para o dia a dia. Sabe como fazer isso? Selecionar melhor o cardápio de casa, ter boa noite de sono, praticar atividade física, programar um tempo livre para se divertir com a família e amigos, dar uma pausa em tudo, relaxar e respirar ar puro são simples mudanças que podem contribuir, e muito, com o bem-estar físico e mental.

A ciência comprova que esses hábitos de vida saudável ajudam na prevenção de doenças cardíacas e pulmonares, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade, no controle emocional e ainda colaboram para o envelhecimento mais sadio. 

Confira abaixo cinco práticas que fazem toda diferença para obtenção de uma rotina com mais qualidade de vida.

O que fazer para criar hábitos de vida mais saudável?

  1. Faça um prato cheio de cor

Uma dieta rica em vitaminas, fibras e minerais é o ponto de partida para um corpo forte e cheio de energia. Abuse de frutas, verdura e legumes coloridos. 

Para você ter uma ideia dos benefícios, um estudo da Universidade Park, nos Estados Unidos, relata que consumir, mais de cinco vezes por semana, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos entre 25% e 39%. Isso porque, esses alimentos são ricos em ômega 3, que diminui o colesterol. 

Outra dica para evitar a gordura ruim no organismo é trocar o refrigerante e bebidas artificiais por água e sucos naturais. Evite também comida gordurosa, com alto teor de sódio e açúcar. Por mais gostosos que sejam, esses pratos são vilões da saúde e estão relacionados a uma série de doenças, como infarto, derrame e câncer. 

  1. Mantenha uma boa rotina de sono

Uma noite bem dormida também faz parte do percurso para conquistar hábitos de vida saudável. Dormir bem ajuda a recarregar as energias, melhora do humor e memória. 

De acordo com um estudo realizado pela entidade norte-americana National Sleep Foundation, a quantidade de tempo de descanso recomendada para pessoas acima de 18 anos varia entre 7 e 8 horas. Veja como preparar seu spa do sono:

  • Feche as cortinas e portas para evitar que a luz incomode.
  • Se estiver friozinho, deixe o cobertor ao lado da cama. Se a noite está abafada, ligue o ventilador ou ar-condicionado em uma temperatura agradável.
  • Desligue a TV e o celular. Um sono saudável é silencioso!
  • Nada de tomar café, chá, refrigerante ou comer chocolate e outros tipos de comidas pesadas antes de dormir. Essas bebidas e alimentos são estimulantes para o organismo e podem atrapalhar o sono.
  • Relaxe! Tome um banho em temperatura morna, coloque uma roupa confortável e… boa noite!
  1. Pratique esportes

Ficar parado não está com nada. A falta de exercícios físicos leva a uma vida sedentária, com acúmulo de gordura corporal e, consequentemente, riscos a doenças crônicas, problemas de articulação e diminuição de massa óssea. 

Simples caminhadas podem ajudar na prevenção de todos esses problemas. De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, andar reduz a pressão arterial na primeira hora e esse resultado ainda se mantém nas 24 horas subsequentes. 

Além disso, um estudo norte-americano, publicado na revista Neuroscience, relatou que durante exercícios o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, melhorando a memória. 

Fora que a atividade física aumenta o volume de fluxo sanguíneo, melhora o funcionamento cardiorrespiratório, a oxigenação dos músculos e a capacidade regenerativa e fortalece o sistema imunológico. 

  1. Fique zen!

Uma mente desiquilibrada também pode acarretar uma série de problemas, como estresse, ansiedade, cansaço excessivo, depressão e outras enfermidades. Por isso, busque sempre o bem-estar como um de seus hábitos de vida saudável.

Tire alguns momentos para respirar fundo, meditar e manter a tranquilidade. Não esqueça que a vida é muito mais do que ficar bitolado no trabalho. Saia com a família e amigos, divirta-se com crianças, brinque com animais e cultive um hobby que dê prazer.

  1. Respire ar puro

Purificadores de ar também são ótimos aliados para uma vida saudável. Os aparelhos ajudam a melhorar a qualidade do ar de locais fechados ou com pouca ventilação. 

Os purificadores de ar da marca TruSens, por exemplo, são desenvolvidos com a mais alta tecnologia de purificação, com sistema para remover vírus, fungos, pelo de animais, mofo, bactérias, odores e outras micropartículas que podem causar diversos desconfortos físicos, como dores de cabeça, fadiga, coceira na pele, espirros, alergias e problemas respiratórios. 

Os equipamentos têm motores poderosos e silenciosos, produzidos com exclusiva tecnologia de fluxo de ar, sensor remoto e filtragem excepcional, garantindo a melhor performance em entrega de ar puro. 

Gostou do artigo Hábitos de vida saudável – Conheça 5 práticas que fazem toda diferença? Navegue em nosso blog e saiba mais sobre como manter sua casa limpa e longe de vírus, bactérias e outros micro-organismos. 

Avalie este post

Deixe um comentário