Compliance – Conceitos e Práticas Para a Sua Empresa

O compliance é um conjunto de ações com objetivo de manter a empresa de acordo com as leis, garantindo uma política empresarial íntegra, com incentivo a denúncias de irregularidades, criação de código de conduta e ações anti fraudulentas. 

No Brasil, o compliance empresarial ganhou mais visibilidade após a regulamentação da Lei Anticorrupção nº 12.846, a qual responsabiliza, nos âmbitos civil e administrativo, estabelecimentos que praticam atos lesivos contra a administração pública.

Empresas que possuem um programa de compliance, também conhecido pelos vieses de compliance trabalhista e compliance tributário, conseguem adotar boas práticas para diminuir riscos de despesas com multas, problemas administrativos, judiciais e outras situações que possam prejudicar suas imagens. 

Além disso, fortalecem a boa reputação no mercado, mostrando transparência e ética em procedimentos com clientes, colaboradores e fornecedores.

A prática organizacional de compliance

A criação de um programa de compliance precisa do envolvimento das equipes de recursos humanos, jurídica, administrativa e do comprometimento geral de funcionários, gerentes e diretores. Todos devem estar alinhados com seus direitos e deveres corporativos para prevenir e evitar fraudes, fortalecer a cultura organizacional, aumentar a qualidade do trabalho e gerar maior confiança e credibilidade no mercado.

Para isso, é interessante a criação de um código de conduta com uma linguagem clara e objetiva e treinamentos periódicos sobre a importância de seguir as normas determinadas pela empresa, deixando claro que não há tolerância para ações desonestas, como violações a leis tributárias, suborno, condutas abusivas e antiéticas. 

A empresa também deve garantir acesso a canais internos de denúncias, nos quais os próprios funcionários, com direito ao sigilo, tenham autonomia para reportar atitudes que estejam em desconformidade com as políticas internas de compliance.


Quer mais informações sobre o assunto? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades do blog Tilibra Express!

Avalie este post

Deixe um comentário