Como Escolher a Fragmentadora de Papel Ideal?

Com tantos modelos disponíveis no mercado, escolher a fragmentadora de papel ideal pode até virar uma tarefa difícil. Por isso, listamos neste artigo cinco aspectos essenciais que você deve observar para encontrar um equipamento que realmente se encaixe no dia a dia e facilite a organização do seu escritório. Confira!

Tamanho do equipamento

Como é o seu escritório? Ele comporta um equipamento de grande porte ou seria melhor economizar espaço com uma fragmentadora um pouco menor? Pense nisso antes de comprar a fragmentadora de papel ideal para sua empresa.

Aliás, o tamanho do equipamento está diretamente relacionado a outras funcionalidades sobre as quais falaremos a seguir.

Automática ou manual

As fragmentadoras de papel manuais tendem a ser menores, mas exigem que o operador gire uma manivela para executar sua função. Elas podem ser interessantes para escritórios menores ou para o home office, caso o volume de papel para descarte não seja tão alto. 

Contudo, em empresas maiores, vale a pena investir em uma fragmentadora automática que comporte 100 ou 300 folhas, por exemplo. 

Nível de segurança

Se a sua empresa precisa fazer o descarte de documentos confidenciais, é bom saber que existem fragmentadoras com classes de proteção e níveis de segurança distintos. Eles são definidos pela norma DIN 66399, que estabelece a divisão de acordo com a tabela abaixo:

Níveis de proteção segundo a norma DIN internacional 
Nível P-1

Corte em Tiras

corte em tiras de 12 mm, recomendável para inutilizar documentos pouco sensíveis
Nível P-2

Corte em Tiras

corte de 6 mm, recomendável para dificultar a remontagem de papéis
Nível P-3

Corte em partículas

corte em pedaços com 320 mm², recomendável para documentos com informações pessoais e sensíveis
Nível P-4

Supercorte em Partículas

corte em pedaços de 160 mm², recomendável para informações confidenciais
Nível P-5

Microcorte

corte em pedaços de 30 mm², recomendável para informações confidenciais muito importantes
Nível P-6

Super Microcorte

corte em pedaços de 10 mm², recomendável para papéis que precisam de medidas de segurança
Nível P-7

Alta Segurança

corte em pedaços de 5 mm², para impedir a recuperação de informação altamente secreta
Comparativo dos níveis de segurança da fragmentadora
Comparativo dos níveis de segurança da fragmentadora

 

Número de folhas

Quanto maior a capacidade de folhas, mais rápido será o processo de descarte e menor o tempo de execução da tarefa. Aliás, esse é um aspecto importante porque o equipamento não pode ficar sempre ligado. Qualquer fragmentadora tem um tempo máximo de uso contínuo e um tempo mínimo de descanso entre cada utilização para resfriar o motor. 

funcionamento da fragmentadora de papel automática empilhe o papel feche a tampa e fragmente
funcionamento da fragmentadora de papel automática empilhe o papel feche a tampa e fragmente

 

Volume do cesto 

Quanto maior o volume do cesto, menor a frequência de limpeza, algo que também facilita o dia a dia do seu escritório. Você encontrará modelos com capacidade entre 9L e 110 L. 

Economia de energia

Os recursos de economia de energia incluem a funcionalidade básica de desligamento automático, que identifica longos períodos de inatividade e evita o desperdício.

Outros recursos

O equipamento também pode ter recursos extras, como a possibilidade de adicionar uma senha para impedir a abertura da máquina por pessoas não autorizadas. Esse é um fator de segurança importante, especialmente para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Agora que você já sabe como comparar os modelos, visite a loja online da Tilibra Express e compre a fragmentadora de papel ideal para sua empresa pela internet, sem complicação! 

Avalie este post

Deixe um comentário