Aprenda 4 tipos de lettering para iniciantes

Diferente da caligrafia, em que as letras seguem um mesmo padrão clássico de formato e tamanho, o lettering é bem mais hype. Isso porque, os textos variam a tipologia, com misturas de palavras cursivas e bastão, desenhos e cores. Essas características tornam a escrita personalizada e muito mais artística.

O estilo ganhou fama em muros, papelaria e no universo de produtos de moda por expressar alegria e criatividade. Na internet, por exemplo, há uma infinidade de referências e inspirações no Pinterest, Youtube e Instagram, inclusive no @Tilibra

Assim como no universo digital, o lettering também tomou conta dos cadernos. Além de deixar as folhas muito mais caprichadas, as letras customizadas ainda ajudam na organização visual. Nos estudos, são muito usadas para criação de títulos, facilitando a identificação rápida dos assuntos.

O que é o lettering?

O lettering pode ser definido como uma arte de desenhar letras e palavras à mão. A expressão, de origem inglesa, veio do universo dos designers e profissionais de artes visuais que trabalham com criação de logomarcas. Mas, por conta da beleza e de fugir dos padrões, se popularizou entre os jovens. Hoje, o estilo é muito usado para decoração de produtos e demonstrar sentimentos que, muitas vezes, as letras comuns não conseguem transmitir.

Já tentou fazer?

Por mais livre que a escrita seja, quem não tem muita habilidade acaba travando na hora de desenhar as letras. Para ajudar nesse desbloqueio, preparamos um passo a passo. No vídeo, você irá aprender a fazer os estilos de letras com contraste, monolinha, alongada e blocada. Mas, antes de assistir, conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

  • Contraste: varia entre partes finas e grossas. Antes de mais nada, a dica para conseguir esse efeito é subir a caneta com um contorno fino e voltar engrossando alguns pontos dos traços. 
  • Monolinha: se caracteriza pela mesma espessura. Nesse caso, o indicado é se policiar na escrita para manter o formato igual até o fim do texto.
  • Alongada: é uma letra cursiva com perninhas mais longas. Essa técnica, por exemplo, resulta em um efeito bem charmoso e delicado.
  • Blocada: essa versão é feita com letras bastão bem grossas. Primeiro você irá criar os contornos, posteriormente faça o preenchimento.

Depois que conheceu as diferenças, assista o tutorial com quatro tipos de lettering para iniciantes!

Ficou em dúvida sobre quais materiais usar para desenhar seu lettering?

Primeiramente use o básico: lápis preto e de cor, papel, borracha, régua e canetinha hidrocor. Então, pratique com esses produtos para trabalhar a coordenação motora para traços finos, grossos e sombreados. 

Assim que se sentir mais confiante e quiser deixar seus textos com um visual incrível, invista na brush pen. Esse produto é superindicado para lettering. Entre as opções disponíveis no mercado, a caneta brush Artline tem um ótimo custo-benefício.

O modelo possui tinta à base de água, com secagem rápida, e ponta semelhante a um pincel para oferecer traço macio de linhas largas e finas, de acordo com a pressão exercida. Outro ponto positivo da caneta brush Artline é que ela escreve até três vezes mais que uma opção comum. 

São 2,5 km de tinta para você usar! No e-commerce Tilibra Express há diversas cores para deixar seu lettering perfeito. Confira todas as opções de canetas brush Artline para lettering!  

canetas-brush-e-artline
Diferença das pontas das canetas Brush e Artline

Temos um presente para você

Você achou que este post terminou? Não! Disponibilizamos um link com o alfabeto lettering para imprimir. Queremos que você pratique ainda mais! Clique aqui para baixar o alfabeto lettering.

5/5 - (Total de avaliações: 2)

Deixe um comentário