Além de deixar o espaço mais alegre, os bichinhos são ótimos companheiros contra a solidão e ainda contribuem para aumentar os estímulos de sociabilização e laços de amizade entre crianças. Mas, apesar das inúmeras vantagens, também é importante tomar alguns cuidados com o pet para manter você e sua família longe de alergias.
5 cuidados com o pet para sua família
Confira como manter seu lar livre de gatilhos de espirros, coceira e outros problemas que podem surgir por conta do contato com cães, gatos e outros animais domésticos.
Delimite os espaços
Não deixe o pet subir ou ficar em camas, sofás, em contato com cobertores, almofadas e mantas. Também é recomendado evitar brincar com o bichinho no quarto e, principalmente, dormir com ele.
Capriche na limpeza diária
Limpe frequentemente carpetes e cortinas para eliminar o acúmulo de pó, pelos e fragmentos de pele do seu animalzinho. Prefira fazer essa faxina com aspirador de pó, que evita o espalhamento da poeira, e finalize com um pano úmido. Também é importante manter a área onde o pet dorme e faz as necessidades fisiológicas sempre higienizada para evitar proliferação de bactérias e odores.
Use um purificador de ar
Investir em um purificador de ar é uma alternativa para diminuir significativamente a quantidade de alérgenos da sua casa. O aparelho é excelente para pessoas que sofrem com alergias por possuir sistema com capacidade de remover partículas inaláveis, ajudando no combate a pelos, fungos, bactérias, vírus e odores.
Cuidados com o pet
Dê banhos periódicos e leve o animal para fazer exercícios e tomar um pouco de sol. Essas atitudes ajudam a evitar o acúmulo de micro-organismos, como ácaros e outros fungos no pelo e pele do bichinho.
Dica do especialista
Peça indicação ao veterinário sobre tipos de dietas que podem diminuir a queda de pelos e o ressecamento da pele do pet. Gostou do artigo “Veja 5 cuidados com o pet que você deve ter para manter sua casa saudável”? Deixe seu comentário!
Uma boa dica para quem tem gatinhos, é utilizar tecido suede. É um tecido liso e evita que os gatos puxem fio.
Obrigada pela dica, Caroline!