Giz de Cera: descubra o tipo mais indicado para cada uso!

O giz de cera é um item muito comum na lista de material escolar. Mas, qual é o produto ideal para cada etapa de ensino? Para te ajudar, organizamos todas as informações que você pode querer saber antes de comprar esse material tão queridinho entre as crianças. Ah, já adiantamos que opções não faltam, viu? Tem giz de cera jumbo, retrátil e muito mais. Confira!

Quais são os tipos de giz de cera?

Giz de cera grande

O giz de cera jumbo, também conhecido como grande ou big, é ideal para as crianças que estão na primeira infância. Essa é uma fase na qual os pequenos estão desenvolvendo a coordenação motora e precisam de materiais maiores para usar toda a superfície da palma da mão.

Embalagem de giz de cera com ilustração náutica e janela transparente

O tamanho maior desse tipo de giz de cera faz com que seja mais confortável para as crianças desenharem. Além disso, vale lembrar que nesta idade, os pequenos costumam derrubar mais os materiais no chão e, por ter uma circunferência maior, se torna muito mais resistente a quedas.

Giz de cera curto

O giz de cera curto é o modelo tradicional no qual estamos acostumados. Esse tipo de material é uma opção mais acessível e que atende muito bem crianças de diversas idades.

Ah, vale ressaltar que esse tipo de material pode ser usado sobre papel comum, cartolina e papel cartão. Assim, é possível desenvolver a coordenação motora fina enquanto se faz artes e desenhos incríveis em diversos locais.

Giz de cera para montar

Além de desenhar, os pequenos adoram atividades que desenvolvam a criatividade e, claro, que criam momentos de descontração e diversão. Isso é possível com o giz de cera de montar, uma opção muito bacana para crianças de vários tamanhos e idades.

Giz de cera montável em forma de crocodilo com amostras de cores

O legal é que esse material escolar pode ser usado para ajudar no aprendizado de cálculos matemáticos, uma vez que pode ser desmontado facilmente. Legal, não é?

Falando em diversão, veja também nosso post ensinando como montar um brinquedo com reciclável para sua criança e aprenda a fazer uma maletinha médica do zero.

Giz retrátil

Agora, se você está procurando por muita resistência, cores vivas e um acabamento incrível em diferentes tipos de desenho, precisa conhecer o giz retrátil — com textura em gel, alta cobertura e traço macio.

De modo geral, é possível aumentar a ponta conforme o material é usado. Além de ser muito cômodo, esse giz de cera é altamente indicado para colorir livros, fazer desenhos, criar esboços e qualquer outro tipo de atividade artística. Por esse motivo, é perfeito para pessoas de todas as idades, sejam elas crianças pequenas, maiores, jovens ou adultos.

Qual o objetivo de pintura com giz de cera na educação infantil?

Conforme comentado em outros momentos, o giz de cera é usado em diferentes atividades pedagógicas, promovendo benefícios em diversas áreas do conhecimento.

O ato de segurar e manipular o giz de cera, por exemplo, ajuda a desenvolver a coordenação motora fina das crianças, fortalecendo os músculos das mãos e dos dedos.

Também não poderíamos deixar de comentar sobre como a pintura ajuda os pequenos a expressarem sua criatividade. Eles podem experimentar cores, formas e texturas, desenvolvendo todo o seu lado artístico.

Outro motivo pelo qual o giz de cera é usado durante a educação infantil é a oportunidade de estimular as crianças a aprenderem e reconhecerem as cores. Enquanto pintam, os pequenos também começam a descrever suas criações, compartilhar ideias e interagir com outras pessoas, incentivando o desenvolvimento da linguagem e oratória.

Por último, as texturas do papel e do giz de cera, juntamente com as cores vibrantes, oferecem uma experiência sensorial incrível para os pequenos. Isso ajuda a aprimorar a percepção visual das crianças de idades variadas.

Gostou desse texto? Esperamos que as informações tenham sido úteis para te ajudar a escolher o melhor giz de cera para cada ocasião. Aqui no blog da Tilibra, você encontra muitos outros posts como esse! Continue nos acompanhando!

Avalie este post

Deixe um comentário