Lista de material escolar: 25 itens de papelaria para incluir

A lista de material escolar é fundamental para garantir que nenhum item fique faltando ao ir para as compras. Afinal, caso algum produto seja esquecido, pode fazer muita falta ao longo do ano letivo e ainda ser trabalhoso encontrá-lo depois. Por isso, a melhor opção é preparar a lista com antecedência.

Sabemos que pode ser difícil lembrar de todos os itens, uma vez que diversos materiais são necessários para estudar. Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo completo com a lista de materiais escolares que não podem ser deixados para trás na hora de ir às compras. Boa leitura!

Sair de casa com a lista de material escolar já feita é a melhor forma de começar. Assim, você já sabe o que está procurando, quais preços precisa comparar e evita esquecer itens importantes.

Algumas escolas costumam enviar uma lista própria de materiais para cada série. Mas ainda, sim, é importante tirar um tempo para verificar o que pode ser reaproveitado dos anos anteriores e listar o que continua faltando.

Confira quais são os principais materiais escolares solicitados nas listas das escolas, para não esquecer de nada:

1. Cadernos e fichários

São os verdadeiros astros da volta às aulas, por isso, não poderiam assumir outro lugar se não o primeiro dessa lista! Com uma enorme variedade de personagens e estilos, existe um modelo perfeito para todo mundo.

Caderno capa princesas

Além disso, existem opções para aqueles que preferem a versatilidade dos argolados, um material ideal para estudantes que já possuem um domínio maior de organização, gostam de espaço de sobra para anotações e precisam de um bom local para as matérias do ano letivo.

Além dos clássicos cadernos, temos outros três modelos que são sempre muito requisitados, principalmente no ensino infantil e fundamental:

2.Caderno de caligrafia

É um ótimo caderno para melhorar as habilidades na escrita e corrigir a caligrafia, deixando a letra da criança mais bonita, clara e compreensível.

O caderno de caligrafia pode ser tanto em brochura quanto em espiral, e pode ter tamanhos diferentes, como de ¼ (14 cm x 20 cm) e (20 cm x 27,5 cm). É interessante verificar a indicação da escola para escolher a opção que melhor se adequa ao exigido.

Aproveite para escolher estampas divertidas e únicas, afinal, levar as crianças para o mundo da imaginação enquanto aprendem é muito indicado. Procure cadernos de personagens ou versões ilustradas que combinem com quem irá usar.

Vale ressaltar que o caderno de caligrafia pode ser usado em outras etapas da vida além da infância. Jovens e adultos que desejam melhorar a escrita também podem investir nesse item. Há opções para as mais diversas idades e interesses, por isso, não deixe esse produto de fora da lista de material escolar!

3. Caderno de cartografia

O caderno de cartografia, também conhecido como caderno de desenho, é um item que sempre está na lista de material escolar! É com ele que as crianças vão conseguir aproveitar as aulas de educação artística, desenvolvendo a criatividade e colocando seus sentimentos para fora.

Assim como o caderno de caligrafia, o modelo de cartografia também pode ser usado por jovens e adultos apaixonados por arte e que desejam ter um material específico para deixar a criatividade fluir.

Você pode encontrar cadernos de desenho em versão espiral ou brochura, com cores e estampas variadas — desde as mais clássicas de personagens até versões coloridas com desenhos e formas.

4. Caderno 1/4

Esse modelo, muito utilizado durante o ano, está disponível em versões em espiral ou brochura. Geralmente, você encontra esse material com apenas uma matéria, porém, com espaços específicos para anotações, dados pessoais e outras informações.

Assim como os demais tipos de cadernos comentados anteriormente, esse modelo possui opções de estampas variadas, cores lisas, tons pastel e mais.

5. Papéis

Todos os anos, as escolas pedem que os alunos levem papéis para serem usados durante o ano letivo, por isso, esse item é indispensável na lista de material escolar!

As folhas de almaço são muito utilizadas em trabalhos e tarefas, dessa forma, a melhor opção é comprar mais de um tipo do produto para usar ao longo do ano. A notícia positiva é que existem versões quadriculadas e com ou sem pautas, ou seja, linhas.

6. Agenda

Muitos professores gostam de enviar avisos para os pais por meio da agenda. Além disso, esse material escolar também é utilizado pelos jovens e adultos para fazer anotações e para descrever tarefas a serem feitas.

Por esse motivo, existem diversos modelos de agendas disponíveis atualmente. Você pode encontrar opções com ilustrações de personagens e super-heróis, cores lisas, estampas divertidas e muito mais.

7. Canetas

As canetas possuem uso constante, por isso, vale a pena adicionar algumas opções a mais na lista de material escolar — mesmo que tenha sobrado dos anos anteriores. Afinal, existem modelos com vários tipos de pontas para dar acabamentos diferenciados para a letra, além de cores diversas e opções fofas que deixam o momento dos estudos mais charmoso e divertido.

Há ainda, canetas de gel, hidrográficas e esferográficas de diversos modelos e cores. Assim, é possível fazer as anotações em sala de aula com mais estilo.

8. Caneta brush

As canetas mais básicas são ideais para a escrita do cotidiano, porém, investir em um pouco mais de decoração ajuda a deixar as anotações mais organizadas e, claro, com a cara do dono.

Para isso, os verdadeiros paper lovers sabem da importância de uma caneta brush! Afinal, é muito mais do que um capricho, garantem uma estética personalizada e letterings bonitos.

9. Caneta marca-texto

As canetas marca-texto precisam estar na lista de material escolar das pessoas que amam colocar cor em seus resumos ou grifar partes importantes durante a leitura.

Elas são utilizadas para dar destaque em alguma parte do texto, seja quando você estiver escrevendo ou lendo algo na apostila. Ela vai garantir que, quando você passe pela página novamente, veja o que está marcado e dê mais atenção para esse tópico.

Atualmente, você pode escolher entre marca-textos retráteis, de ponta dupla e em fita. Tudo isso disponível em uma variedade de cores, como amarelo, rosa e verde.

10. Corretivo

Não poderíamos deixar de comentar sobre o corretivo líquido. Com ele, é possível corrigir os erros feitos com os mais variados tipos de caneta. Vale ressaltar que também é possível encontrar opções em fita e em modelos fofinhos.

11. Lápis

É claro que os lápis não poderiam ficar de fora dessa lista de material escolar! Esse é um item muito utilizado em todas as idades, por isso, é importante procurar opções de alta qualidade e com um design diferenciado, que além de bonito e estiloso, garante muito conforto para a escrita no dia a dia.

Os modelos mais comuns de lápis são redondo, o sextavado e o triangular. Assim, você pode escolher a opção que mais te proporciona conforto e comodidade.

12. Lapiseira

O conforto é uma das principais prioridades enquanto se escreve. A lapiseira cumpre muito bem essa função, além de ser estilosa e contribuir com a criatividade e organização.

O melhor de tudo é que existem opções para todos! Você pode encontrar lapiseiras modernas, clássicas e com visual divertido. Os modelos costumam possuir a ponta de 0.5, 0.7 e 0.9 mm, mas também é possível encontrar opções mais grossas de 2.00mm.

13. Borracha

Esse item faz toda a diferença durante o processo de aprendizagem. Afinal, é tentando, apagando e tentando de novo que a gente aprende! As borrachas possuem modelos diversos, seja o mais básico ou em formato de caneta. Ah, sem falar todas as cores disponíveis!

14. Apontador

Se tem lápis na lista, então os apontadores não podem ficar de fora! Você consegue escolher entre os mais simples ou os modelos maiores e com depósito para guardar aquele restinho quando aponta o lápis.

15. Régua

Muito usada nas aulas de matemática e desenhos geométricos, a régua permite que o aluno faça as formas com mais exatidão e precisão. Seus tamanhos podem variar bastante, sendo os mais comuns de 15 e 30 cm. Também é possível encontrar opções decoradas com desenhos, coloridas e muito mais.

16. Esquadro e transferidor

O esquadro e o transferidor são muito utilizados por alunos do ensino médio ou que estão na faculdade. Esse material escolar auxilia na realização de traçados, desenhos, medição de ângulos e resolução de problemas geométricos.

Geralmente, esse item possui marcações em centímetro e milímetros, sendo feitos de poliestireno ou outros materiais parecidos. Com um esquadro e um transferidor, as atividades escolares se tornam mais práticas.

Os materiais artísticos são usados em diversas etapas dos estudos, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio. Eles são essenciais para despertar a criatividade e imaginação do aluno. Veja quais itens não podem faltar na lista de materiais escolares:

17. Lápis de cor

Colorir é a atividade favorita de muitas crianças e adultos em todo o mundo! Mas, essa é uma atividade que exige material de alta qualidade e pigmentação. Por isso, os lápis de cor fazem parte dessa lista de material escolar.

Esses produtos costumam vir em caixas de 12 ou 24 cores, além de possuir a opção de modelos sextavados, triangulares e aquareláveis. Inclua na lista de materiais escolares o item que melhor atender as necessidades do aluno

18. Tinta guache

A tinta guache é muito utilizada pelas crianças das séries do ensino infantil e fundamental. É um item muito necessário para promover uma maior compreensão sobre as cores, suas misturas e como exercitar a percepção criativa dos pequenos.

Ah, e o melhor! Essas tintas são atóxicas e totalmente laváveis, ou seja, a criança pode se sujar à vontade que vai ter sua roupa limpa assim que lavar. Apesar disso, os papais que se preocupam com a sujeira também podem contar com o apoio de um avental escolar feito em material resistente e lavável.

19. Massinha para modelar

Enrolar, amassar, puxar, misturar, fazer formas e muito mais! A massinha para modelar é um clássico atemporal e garante muito entretenimento para as crianças (e não somente para elas hehe!). Esse item traz mais atenção, concentração e ainda auxilia na coordenação motora, fortalecendo a musculatura.

20. Giz de cera

Assim como os lápis, canetas e tintas que não podem faltar, o giz de cera também não! Ele é um material escolar que deve estar presente, principalmente, nas séries iniciais, quando a criança está começando a sua jornada e aprimorando a sua capacidade motora.

Isso porque, por ser mais grosso, ele proporciona um apoio melhor na mão do pequeno, garantindo que ele tenha mais suporte para conseguir desenhar.

21. Tesoura

Usada principalmente para fazer atividades de recorte, ela é outra aliada das aulas de artes. Mas atenção: quando for adquirir um item desse para crianças, compre os modelos sem ponta, proporcionando mais segurança e liberdade para elas manusearem esse instrumento.

Além disso, é possível optar por tesouras de plástico que garantem ainda mais proteção para as crianças. Vale ressaltar que esse item da lista de materiais escolares também é muito indicado para os adultos, que podem usar os modelos de ponta fina para artesanato, no escritório ou para o dia a dia.

22. Cola branca

A colagem é muito presente em todos os anos, desde os pequenos até os adultos na faculdade. Você pode usar a opção de cola líquida ou a em bastão, isso vai depender de qual você gosta mais ou qual é pedida na lista escolar. Ah, assim como as tintas, a cola também é um material atóxico!

Manter a organização durante os estudos é muito importante para conseguir criar uma rotina de aprendizado saudável, bem como para animar os estudantes. Confira quais materiais dessa categoria não podem faltar:

23. Estojo

Não podemos montar uma lista de materiais escolares e não incluir estojos, certo? Esse material ajuda a centralizar todos os outros itens, deixando tudo muito organizado e protegido.

Estojos

Apesar disso, existem muitas variações de modelo para serem escolhidos, desde os modelos mais básicos até os mais completos. Na Tilibra, você pode encontrar estojos estilo box, duplo, triplo e mais.

24. Pastas

As pastas são fundamentais para guardar materiais extras que recebemos durante as aulas. Assim, podemos levar esses materiais para casa sem medo dos papéis rasgarem ou amassarem, garantindo que fiquem preservados.

Você pode encontrar pastas mais simples, ideais para guardar todos os papéis juntos, ou então, aquelas que possuem divisórias, perfeitas para folhear e ver os itens separadamente — essa é uma boa escolha para quem gosta de desenhar muito, deixando tudo bem exposto quando for mostrar!

25. Itens decorativos

Itens de papelaria

Adesivos decorados e fitas decorativas são exemplos de produtos que podem fazer muita diferença durante o estudo, afinal, caprichar nos resumos pode fazer com que o aluno se empolgue mais na escola.

Esses pequenos itens também podem ser usados fora do contexto acadêmico. Ou seja, agendas, cadernos, cadernetas, fichários e muitos outros podem ser enfeitados com esses produtos.

Esses são os principais itens que não podem ficar de fora da lista de material escolar. Assim, você deve colocar quais são as suas prioridades e o que quer fazer para deixar seus estudos ainda mais personalizados e bonitos, escolhendo as canetas, lápis, cadernos e os outros acessórios de decoração. O importante é ter criatividade e deixar fluir!

Agora, aproveite para conferir as novidades em material escolar no site da Tilibra Express e garantir todos os itens da lista, com muito estilo e qualidade.

Avalie este post

Deixe um comentário