Risco ergonômico em escritório: 6 estratégias para evitar

Garantir um escritório ergonômico é fundamental para o bem-estar dos colaboradores, especialmente em escritórios, onde muitos profissionais passam a maior parte do dia sentados. Por conta disso, é extremamente importante dar devida atenção aos riscos ergonômicos e traçar estratégias para minimizar os impactos.

Neste post, vamos falar sobre os principais riscos ergonômicos em escritórios e mostrar 6 formas de preveni-los para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Continue conosco!

Dicas para não terminr o expediente com dor

O que é risco ergonômico?

Risco ergonômico é qualquer fator que possa impactar a ergonomia, podendo resultar em lesões, desconforto físico, sobrecarga mental, além de problemas de saúde relacionados à interação entre o colaborador e o ambiente de trabalho.

Quais os riscos ergonômicos mais comuns em escritórios?

Os riscos em escritórios são variados e frequentemente subestimados, mas têm um grande potencial de causar problemas posturais e de sobrecarga. Veja abaixo os principais riscos ergonômicos e suas causas:

LERs e DORTs

LER significa “Lesão por Esforço Repetitivo” e DORT “Distúrbio Osteomuscular Relacionados ao Trabalho”, doenças que surgem de movimentos repetitivos, como a digitação no teclado. Ou seja, é necessário cuidado mesmo em tarefas comuns da rotina em escritórios.

Distúrbios musculoesqueléticos

Sabe aquela dor na lombar que incomoda no final do dia? Ela pode ser causada pela má postura durante o dia que gera um distúrbio musculoesquelético. Mas além da lombar, é muito comum que esse distúrbio afete tendões, ligamentos e ossos, causando doenças como a tendinite.

Sobrecarga visual

A iluminação inadequada e o uso de telas com brilho excessivo são os principais causadores de sobrecarga visual nos escritórios, podendo resultar em fadiga ocular, dores de cabeça e problemas de visão.

Sobrecarga cognitiva

Tomada de decisões, tarefas que exigem alto nível de concentração, interação com clientes, responsabilidades em excesso e longas jornadas são alguns dos motivos que podem levar à fadiga mental e, por consequência, desencadear outros problemas, como:

  • Doenças no aparelho digestivo;
  • Cardiopatias;
  • Hipertensão arterial;
  • Alterações no sono;
  • Dores musculares;
  • Doenças nervosas.

6 estratégias para prevenir os riscos ergonômicos

Sabendo quais são os perigos, é hora de traçar estratégias para evitar os riscos ergonômicos em escritórios, mantendo a saúde em dia. Confira algumas estratégias para implementar:

posição ergonômica correta

1. Siga as regras de ergonomia estabelecidas

As empresas devem seguir as diretrizes de ergonomia estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e outras entidades trabalhistas. A NR-17, por exemplo, estabelece diretrizes de segurança para resguardar a saúde dos colaboradores, adaptando o ambiente de trabalho às suas necessidades físicas e psicológicas.

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2. Invista em acessórios ergonômicos

O principal aspecto para garantir ergonomia nos escritórios é investir em móveis e equipamentos ergonômicos, tais como:

  • Apoio para os punhos: para evitar tendinite causada pela digitação;

apoio de pulso

  • Descanso para os pés: para reduzir a sobrecarga nas pernas e ajustar o posicionamento dos pés de pessoas cuja altura não é compatível com as cadeiras do escritório;

suporte para os pes

  • Cadeiras ergonômicas: para garantir a postura adequada;

suporte de lombar

  • Teclados e mouses ergonômicos: para reduzir a tensão nos pulsos.

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3. Posicione o monitor corretamente

É importante que o monitor ou a tela do notebook fiquem na altura dos olhos, numa distância equivalente a um braço, garantindo que o usuário não precise forçar a visão ou inclinar a cabeça para ler a tela.

suporte de monitor

Para isso, uma solução prática é investir no suporte de monitor, que pode ser fixo ou articulado. Já no caso dos notebooks, um suporte ergonômico para notebook também resolve o problema.

4. Iluminação adequada

Um ambiente de trabalho bem iluminado diminui a fadiga ocular e as dores de cabeça, problemas frequentes em locais com luz inadequada. Além disso, uma boa iluminação melhora a concentração e a produtividade.

5. Incentive pausas regulares

Fazer pausas regulares é fundamental para quem passa longas horas executando a mesma tarefa, pois além do descanso físico tem um efeito significativo na mente, melhorando o desempenho cognitivo.

Esses pequenos intervalos de coffee break, também permitem que os colaboradores mudem de posição, alonguem os músculos e descansem os olhos, prevenindo dores nas costas, pescoço e ombros, além de LERs e DORTs.

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