Rinite Alérgica – Sintomas Que Classificam Essa Alergia

Coceira no nariz, coriza, tosse seca… Esses sintomas são velhos conhecidos de quem convive com a rinite alérgica. Mas, você sabe o que diferencia essa condição de outras, como o resfriado ou a gripe? 

Continue lendo e descubra de onde estão vindo os seus espirros – e como se livrar deles! 

O que é a rinite alérgica?

Rinite alérgica é o nome que damos à condição genética em que a mucosa nasal é mais sensível que o normal e, por isso, tende a se inflamar quanto entra em contato com certas substâncias. Os principais gatilhos para essa reação são a poeira, pelos de animais ou o pólen.

Entre os principais sintomas, se destacam a coceira no nariz, olhos e boca, dor de cabeça, tosse seca, espirros e, é claro, a coriza.

Qual a diferença entre rinite, resfriado e gripe?

Apesar de todas causarem muito desconforto nasal, cada um desses quadros tem características bem definidas.

O que difere a gripe da rinite alérgica é a febre. As reações alérgicas não costumam gerar estados febris. Outro ponto importante é a cor da secreção nasal. Pessoas com rinite geralmente encontram um muco transparente. Já na infecção viral, a secreção é esverdeada ou amarela. 

Como aliviar os sintomas?

Como outros tipos de alergia, a melhor forma de aliviar os sintomas da rinite alérgica é diminuir a exposição aos fatores que desencadeiam a reação. Um passo importante é visitar um alergologista, assim você pode descobrir qual é o alérgeno específico responsável pelo seu caso.

Ainda assim, existem algumas dicas gerais. Confira!

  • Evite tapetes, carpetes e cortinas de pano que possam juntar poeira;
  • Não deixe bichinhos de pelúcia sobre a cama;
  • Elimine fontes de mofo e umidade;
  • Mantenha a casa ventilada, principalmente à noite, quando a concentração de pólen no ar é menor;
  • Invista em um purificador de ar. Esses equipamentos são especializados em retirar particulados e alérgenos do ar doméstico.

Aqui no nosso blog, temos várias dicas de como evitar os sintomas da alergia e se livrar dos lencinhos de papel. Clique aqui e confira mais artigos!

Avalie este post

Deixe um comentário