O Que Torna o Clima Organizacional Agradável Nas Empresas?

Independentemente do tamanho, um clima organizacional agradável é essencial para o bom funcionamento de toda empresa. Motivação, participação e pertencimento são apenas alguns dos resultados do bem-estar no trabalho.

Na hora de melhorar o clima na empresa e criar melhores laços entre os colaboradores, existem algumas dicas muito importantes. Confira a seguir! 

O que é clima organizacional?

O clima organizacional nada mais é do que a atmosfera do ambiente de trabalho. Estamos falando da junção de sentimentos, opiniões e impressões dos colaboradores, que podem ser influenciados por fatores como a cultura da empresa, suas políticas internas e de remuneração, por exemplo.

Todas essas experiências impactam diretamente no comportamento da equipe, podendo resultar num nível maior ou menor de satisfação e desempenho.

Como melhorar o clima organizacional nas empresas?

Ter atenção para essa questão é crucial para garantir bons resultados do seu time, por isso, confira dicas de como melhorar o clima organizacional no seu ambiente de trabalho.

1. Comece por pesquisas de clima 

Para saber por onde começar, o primeiro passo é entender em que pé andam as demandas dos seus colaboradores. Qual é a visão de cada um sobre as cobranças da rotina de trabalho? Há conflitos a serem resolvidos? 

Esse momento de escuta te fornecerá dados para identificar como estão os relacionamentos dentro da empresa, encontrar pontos de fragilidade que merecem atenção e os aspectos positivos que podem ser reforçados. 

2. Trabalhe os momentos de feedback

A boa comunicação entre funcionários é um dos pilares de um clima organizacional saudável. Além do repasse de informações, é importante se atentar a como são entregues avisos e críticas. 

Quando apresentados da forma correta, feedbacks construtivos não focam somente em pontos negativos: também valorizam o que já está correto e apresentam ao colaborador formas de melhorar.

3. Trace metas reais

Muitas organizações utilizam sistemas de metas como formas de motivar a equipe. Porém, quando esses objetivos estão completamente fora de alcance, o resultado pode ser justamente o contrário.

Com metas razoáveis e possíveis de serem alcançadas no prazo determinado, os colaboradores se guiam pelo senso de realização e conquista, e não pela pressão. Gostou da ideia? Confira também dicas de produtividade e como otimizar o tempo.

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