5 Dicas de Produtividade Para Quem Quer Otimizar o Tempo

Se o seu ritmo de trabalho é focado em resultados, provavelmente você já teve a sensação de que o dia poderia ter mais algumas horas, não é mesmo? A melhor forma de lidar com esta barreira é conciliando a agenda com os ponteiros do relógio. Neste artigo, reunimos algumas das melhores dicas de produtividade para quem quer otimizar o tempo. Boa leitura! 

Dicas de produtividade pra quem quer otimizar o tempo

Bom controle do tempo e organização são fatores essenciais para quem busca aumentar a produtividade e desempenho no ambiente de trabalho. Para isso, existem inúmeras técnicas de otimização que podem trazer mais eficiência e fazer o dia render mais. 

Às vezes, pensamos que esse tipo de mudança vai demandar transformações radicais no dia a dia, ou então que existe um grande segredo para a produtividade. A verdade é que pequenas adaptações e novos hábitos podem trazer grandes resultados. Confira a seguir por onde começar! 

Planeje o dia 

Nenhuma mudança é feita de maneira estratégica sem um bom planejamento. Examine sua rotina, identificando quais são os principais processos e a prioridade que deve ser dada a cada atividade. 

Assim, fica mais fácil de entender se existe alguma etapa de baixa importância que está consumindo mais tempo do que deveria. 

Conte com a ajuda do papel

Um dos maiores obstáculos para a produtividade é a sensação de estar de “mente cheia”, com muitos assuntos diferentes roubando sua atenção. É aí que entra a técnica conhecida como download da mente. 

Use um bloco de notas, agenda ou planner e liste tudo aquilo que precisa ser feito. Mantenha essas anotações por perto, caso se lembre de outra pendência enquanto estiver trabalhando. Além de diminuir a chance de interrupções e perda de foco, essa prática também ajuda a não esquecer das tarefas futuras.  

Estipule metas e prazos

Depois do download da mente, aproveite para visualizar todas as pendências e as organize por urgência e importância. A partir daí, fica bem mais fácil criar um cronograma, definindo os melhores prazos para cada uma das entregas! 

Valorize os momentos de pausa

Se engana quem pensa que otimização do tempo é sinônimo de trabalho ininterrupto durante o dia todo. Não se esqueça de fazer intervalos, momentos de descompressão em que você pode se alongar, tomar um cafezinho e se “desligar” por alguns minutos. 

Uma técnica muito comum é a Pomodoro, que consiste em uma pausa de 5 minutos a cada 25 minutos de trabalho focado. 

Esteja atento aos sinais do corpo

Hoje em dia, entendemos que é impossível pensar em produtividade sem considerar o bem-estar. Para evitar o esgotamento, dedique momentos para cuidar de você: pratique atividades físicas, tenha uma alimentação saudável e também invista tempo em lazer e hobbies! 

Anotou todas as dicas? Aqui no Blog do Tilibra Express, você fica por dentro das melhores técnicas e novidades sobre gestão do tempo.

Avalie este post

Deixe um comentário