A otimização de processos é uma técnica para mapear e identificar possíveis falhas que possam prejudicar a produtividade da empresa. O método tem objetivo de propor melhorias e soluções para acelerar resultados planejados. Continue a leitura para entender como fazer essa aplicação e tornar suas tarefas mais produtivas e eficientes.
Fluxograma do trabalho
O primeiro passo da otimização de processos é garantir com que toda equipe esteja falando a mesma língua. Para isso, o melhor é começar pelo básico. Crie um fluxograma para identificar responsabilidades, etapas e informações essenciais para a fluidez do trabalho. Essa padronização é muito importante para comunicação assertiva e clara das atribuições de cada um.
Para otimização de processos reúna a equipe para um brainstorm
Com esse mapeamento em mãos, ficará mais fácil identificar visualmente e compreender o que é necessário para diminuir impactos negativos nos resultados corporativos. Na sequência, converse com sua equipe e verifique se há algum processo que precisa entrar no fluxograma para evitar erros ou se é possível eliminar alguma etapa para agilizar prazos e garantir resultados mais satisfatórios.
Corrija as arestas
Com certeza essa reunião com a equipe levantará muitas soluções para otimização de processos. Então, tire tudo do papel.
Crie um plano de ação, com prazo de início e fim, para implementar as melhorias nas tarefas diárias. Comece pelos pontos mais críticos e mantenha uma rotina, pelo menos anual, para revisão dessas etapas. Afinal, sempre é possível melhorar, tanto em capital humano, com investimentos em qualificações, como também em ferramentas e tecnologia para auxiliar na aceleração do trabalho.
Quer mais dicas sobre produtividade? Clique aqui para acessar mais artigos sobre o assunto.