Qualidade De Vida No Trabalho – O Que Fazer Para Manter A Saúde Física E Mental

O esgotamento profissional é uma doença ocupacional cada vez mais discutida. A busca incessante por resultados, preocupação com prazos, cobranças, acúmulo de atribuições e urgências a todos os momentos tornam a vida corporativa desgastante e estressante a ponto de até gerar problemas emocionais. Você se sente pressionado e já começa o dia cansado com o tanto de coisas que tem pela frente? Confira como é possível se manter no controle para ter mais qualidade de vida no trabalho. 

Mas afinal, o que é qualidade de vida no trabalho?

O bem maior de todas as empresas é o capital humano. Pesquisas comprovam que pessoas motivadas em suas funções são mais produtivas e conseguem engajar outros funcionários na busca por resultados mais eficientes.

Mas não é apenas isso que importa. Para conseguir manter um bom funcionário dentro da empresa, não basta apenas um alto salário. As organizações precisam oferecer um ambiente saudável. 

Equipes de gestão de pessoas e recursos humanos têm um papel fundamental na tarefa de manter esse grau de satisfação. Para isso, devem fomentar programas de saúde e o bem-estar, com palestras, pesquisas e canais abertos para que os funcionários consigam exercer suas atribuições com comunicação aberta, oportunidade de desenvolvimento profissional e participação ativa. 

O que você pode fazer para ter qualidade de vida no trabalho?

  1. Organize as atividades diárias: estabeleça prioridades de acordo com o que realmente é necessário ter tempo e concentração.  
  2. Deixe seu espaço confortável: alongue-se antes, durante e depois do expediente para evitar dores nas articulações, braços, costas, pescoço e pernas. Outra dica importante é investir na ergonomia. Simples equipamentos como apoio de monitor, pés e braços já podem garantir mais bem-estar para sua jornada de trabalho.
  3. Faça sua parte para o clima organizacional: já ouviu aquele ditado de que uma laranja podre contamina todo resto. Pois bem, é verdade. Evite fofocas, intrigas e brigas. Seja político e educado. Se estiver incomodado com algo, converse com sua chefia ou RH.
  4. Pausas positivas: mostrar produtividade não é ficar o tempo todo na frente do computador, pelo contrário, isso cansará seus olhos e sua cabeça. Programe pausas curtas para um café, olhar pela janela e, se a empresa permitir, navegar nas redes sociais. Com moderação, essas desconectadas ajudarão você a relaxar e recarregar as energias. 

Gostou do artigo Qualidade de vida no trabalho – O que fazer para manter a saúde física e mental? Deixe seu comentário!

Avalie este post

Deixe um comentário