3 Dicas Para Ter Mais Qualidade De Vida Durante A Pandemia

A necessidade de isolamento social como alternativa para diminuir os altos índices de contágio da Covid-19 mudou drasticamente a qualidade de vida de muitos brasileiros. De acordo com o estudo ConVid-Pesquisa de Comportamentos, realizado em 2020, pelo Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, sentimentos frequentes de tristeza e depressão atingiram 40% dos entrevistados, já ansiedade e nervosismo foram relatados por mais de 50%. 

Especialistas da área comportamental avaliam que esse impacto negativo na saúde mental é resultado de diversos fatores, como a insegurança sobre o futuro, instabilidade econômica, desemprego, falta de atividades sociais e coletivas, além da sobrecarga entre afazeres domésticos e home office. 

Mas afinal, como se manter saudável emocionalmente durante a pandemia? Veja três atitudes que podem ajudar na qualidade de vida e bem-estar da sua família.

Cuide da mente e do corpo para ter qualidade de vida

Se ainda não tiver segurança para voltar a uma academia ou as finanças estão apertadas, opte por esportes ao ar livre, como caminhadas e passeios de bicicleta. Não esqueça de respeitar o distanciamento mínimo, usar máscara e levar o álcool em gel. 

Também reserve alguns momentos em casa para prática de alongamentos e meditação, que podem ser aprendidos em aplicativos de smartphones ou em canais específicos sobre as temáticas no YouTube. Essas atividades ajudam a combater o estresse do dia a dia e incentivam no relaxamento. 

Cuidado com as guloseimas

Não tem jeito, parece que a geladeira e os armários da cozinha atraem nosso corpo durante o tempo passado em casa, não é verdade? Por isso, evite comprar industrializados, como salgadinhos, bolachas, refrigerantes e lanchinhos nada saudáveis. A regra é simples: se você não tem, não irá comer! Mas é claro que não é para fazer jejum. A ideia é trocar essas guloseimas por alimentos mais nutritivos e naturais, como frutas e sucos.

Mantenha contato

A gente sabe que ainda não é o momento de se reunir com muita gente presencialmente. Mas, você pode contornar essa situação com encontros on-line. Convide a família e os amigos para um bate-papo por videoconferência, esqueça o assunto pandemia e conversem sobre temas agradáveis e que resultem em sorrisos.

Estamos no mesmo barco!

Este período não está sendo fácil para ninguém, mas é possível criar algumas válvulas de escape para ter mais qualidade de vida. Quais são suas dicas para conseguir manter a saúde mental? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Avalie este post

Deixe um comentário