Como Melhorar o Foco Trabalhando Em Casa? Veja Nossas Dicas!

Uma coisa que pudemos perceber desde o início de 2020 foi que trabalhar em casa não é tão simples como parece. Essa nova realidade, que mescla trabalho e afazeres domésticos, demandou diversas mudanças em nossas rotinas. Mas como melhorar o foco em meio a esse cenário? Continue lendo e confira cinco dicas!

Como melhorar o foco trabalhando em casa com 5 passos

Como melhorar o foco durante o home office? Esse continua sendo um desafio para muitas pessoas que ainda estão nesse modelo de trabalho. Apesar disso, existem algumas ações simples que podem ajudar:

1. Crie um checklist de tarefas

Um primeiro passo para entender como melhorar o foco é revisar tudo o que precisa ser feito. Seja com um planner, quadro branco ou agenda virtual, definir uma lista de tarefas não ajuda apenas a organizar o dia, mas também colabora com a motivação.

Depois de colocar tudo na lista, fica mais fácil saber por onde começar!

2. Considere seus momentos de maior produtividade

Há quem prefira iniciar o dia no telefone. Já outras pessoas começam pela caixa de entrada do e-mail. Na hora de distribuir as tarefas pelo dia, reflita sobre os períodos do dia em que você funciona melhor para cada tipo de atividade.

3. Pijamas o dia todo? 

Por mais confortável que sejam seus pijamas, continuar com eles ao longo do dia de trabalho não é uma boa ideia. Começar o dia tomando um banho e trocando de roupa ajuda a comunicar ao cérebro que este é o “momento de trabalho” e melhorar o foco nas tarefas.

4. Faça pausas regulares

Outra dica de ouro é, na hora de definir as tarefas do dia, considerar alguns momentos de descanso. Fazer pausas ajuda a manter a motivação, além de restaurar as energias para voltar ao trabalho com mais foco. 

Especialistas recomendam a seguinte proporção: para cada 52 minutos trabalhados intensamente, tire um intervalo de 17 minutos. Mas, tudo depende também de preferências pessoais – o importante é ter um momento de respiro. 

5. Tenha um espaço dedicado ao trabalho

Trabalhar em um local limpo, organizado e livre de distrações é um passo fundamental para melhorar o foco. Nem todo mundo tem um escritório em casa – mas isso não precisa ser um problema.

Reserve um cantinho para concentrar suas atividades e mantenha nele apenas o essencial para o trabalho. Assim você reduz a sensação de desordem e as fontes de distrações. 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como melhorar o foco trabalhando em casa? Confira mais dicas de produtividade

Avalie este post

Deixe um comentário