Como Garantir a Segurança de Dados da Sua Empresa?

Prezar pela segurança de dados da sua empresa é algo muito importante, especialmente em um mundo tão conectado. Saiba como adotar essa prática!

Como Garantir a Segurança de Dados da Sua Empresa?

Em um mundo tão conectado como o que vivemos, as informações ganham cada vez mais importância como patrimônio das empresas. Além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas, esse tipo de informação é essencial para a competitividade no mercado. Por esse motivo, garantir que a segurança de dados deve ser uma das prioridades em qualquer negócio. 

O que é a segurança de dados nas empresas?

Quando falamos de segurança da informação nas empresas, nada mais é do que uma série de políticas preventivas e boas práticas que visam manter dados em sigilo e protegidos. 

A ideia por trás disso é garantir que princípios como confidencialidade, integridade, autenticidade e conformidade sejam cumpridos. O principal objetivo é proteger a empresa, seus funcionários e clientes contra acessos maliciosos, sequestro ou alteração não autorizada da informação confidencial.

Essa é uma prática essencial para empresas de todos os portes, trazendo benefícios a curto, médio e longo prazo. Confira a seguir algumas medidas importantes para aprimorar a segurança de dados na sua empresa! 

Como garantir a segurança de dados na sua empresa? 

Existem algumas práticas que a sua empresa pode adotar: 

Conscientize seus colaboradores

Toda mudança organizacional começa com a preparação da sua equipe. Isso porque a segurança precisa ser coletiva. De pouco adianta implantar um novo sistema, se os hábitos e rotinas dos funcionários comprometem a segurança da empresa. 

Usar senhas fortes e não compartilhá-las, manter as atualizações de antivírus em dia e se manter atento com links e e-mails suspeitos são algumas recomendações fundamentais para passar ao seu time.

Mapeie pontos de risco

Antes mesmo de implementar sua política de segurança de dados, realize um diagnóstico da sua rede. Preste atenção nos sistemas, dispositivos e processos. Algum desses elementos abrem brechas para acessos mal-intencionados?

Assim, você identifica as fragilidades que devem ser remediadas com prioridade.

Atente-se à papelada

Sabia que a segurança da informação não se restringe ao mundo virtual? A legislação também estabelece parâmetros e regras para a coleta, armazenamento e descarte de arquivos físicos. 

Na hora de eliminar arquivos que contêm informações sigilosas, uma boa prática é o uso de fragmentadoras. Com diferentes níveis de segurança, elas são a melhor forma de evitar que aquilo que for descartado vá parar em mãos erradas.
Quer saber mais sobre formas de proteger informações importantes do seu negócio? Saiba mais sobre segurança de dados.

Deixe uma resposta