Qual a relação de Atividade Física e Qualidade de Vida?

Uma pesquisa Ipsos de 2021 com 29 países demonstrou que o Brasil é a segundo país que menos pratica atividade física, estando a frente apenas do Japão. As principais causas são a falta de vontade e dinheiro. 

Isso se torna um fator preocupante quando lembramos dos impactos que a atividade física tem na qualidade de vida, estando relacionada tanto a fatores de disposição e condicionamento físico quanto bem-estar psicológico e emocional. Continue lendo para entender mais.

Os efeitos da atividade física para melhora da qualidade de vida:

A prática de atividade física traz efeitos positivos para diferentes áreas da nossa vida. Conheça os principais:

Bem-estar físico

A primeira questão na qual pensamos quando se trata de atividade física e o bem-estar e condicionamento do corpo. Sabemos que a musculação desenvolve nossos músculos e as atividades aeróbicas queimam calorias. Isto é fato! Exercitar-se ajuda a melhorar nossa flexibilidade, força, resistência e disposição. Então, trabalhando esses fatores aliados a outras práticas saudáveis, como boa alimentação e alta ingestão de água, é possível adquirir ótima qualidade de vida. 

Prevenção a doenças

Praticar exercícios aumenta a longevidade do corpo humano porque previne doenças cardiovasculares, diabetes, cânceres e osteoporose. A atividade física mantém o corpo em movimento e o deixa saudável para combater disfunções. Por isso, também implica em uma melhora na qualidade de vida e prolongamento do bem-estar mesmo em idades mais avançadas. Então, principalmente se houver histórico de alguma dessas condições na família, procure um médico do esporte e saiba como se prevenir.

Saúde mental

O que é muitas vezes esquecido acerca dos benefícios da atividade física é a sua influência no nosso bem-estar mental. Profissionais da saúde tendem a recomendar a prática de exercícios para tratar estresse, ansiedade, depressão e insônia. Isto porque, ao exercitar-se, o corpo produz serotonina e endorfina, neurotransmissores que auxiliam na sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, na prática de exercícios, gastamos muita energia, o que auxilia no relaxamento a noite e qualidade de sono. 

Ficou mais do que claro como a atividade física tem influência direta na qualidade de vida, não é mesmo? Além disso, outros aliados do bem-estar são a alimentação balanceada, uma boa noite de sono e a qualidade do ar. 

Os purificadores TruSens são excelentes para combater micropartículas indesejadas no ambiente, como poluição, compostos voláteis e pelos de animais. Evite alergias, previna doenças respiratórias e duma melhor com um purificador de ar! Encontre as melhores opções na Tilibra Express.

 

Avalie este post

Deixe um comentário