Fazer um resumo de aula é uma prática importante para qualquer estudante que deseja melhorar a retenção de informações e otimizar seu processo de aprendizagem. Afinal, ao rever o conteúdo abordado, o aluno relembra os principais tópicos abordados e, mais do que isso, ao escrever com suas próprias palavras, melhora a capacidade de assimilação e síntese.
Sabendo disso, fica claro a importância de fazer um resumo de aula para auxiliar em seus estudos. Entretanto, sabemos que o processo pode ser um pouco mais difícil para quem não tem esse hábito, e foi pensando nisso que preparamos este conteúdo. Listamos aqui um passo a passo com as melhores dicas para fazer um ótimo resumo. Continue a leitura!
1. Organize os materiais
Assim como em outras atividades, aqui o primeiro passo também consiste em separar todos os materiais que podem ser usados. Com isso, você otimiza o acesso às informações durante o processo e evita possíveis distrações ao procurar outros apontamentos durante o processo.
2. Pratique a escuta ativa durante a aula
A base de um bom resumo começa durante a aula! Isso mesmo, mais do que prestar atenção e manter o silêncio, praticar a escuta ativa significa prestar total atenção ao que está sendo explicado. Além disso, esse é um dos momentos mais adequados para fazer anotações para otimizar seu tempo, incluindo os principais tópicos.
3. Releia as anotações e destaque os pontos mais importantes
Outra dica é reler as anotações depois da aula para destacar os conceitos e informações mais importantes. Para isso, você pode usar marcadores de texto de diferentes cores ou sublinhar alguns trechos com canetas coloridas.
Caso queira deixar meu colorido e intuitivo, ainda é possível definir alguns critérios por cor, como: amarelo para importante e rosa para dúvidas.
4. Escolha uma estrutura de resumo que faça sentido para você
Cada um aprende melhor de um jeito, por isso, escolher uma estrutura de resumo que se adeque ao seu estilo de aprendizado é crucial para tornar o momento de estudo mais produtivo. Para te ajudar, listamos abaixo os melhores modelos de resumo que você pode testar, veja!
Mapa mental
O mapa mental é a opção mais simples para organizar as ideias, por reunir de forma simples as principais informações sobre um grande tema. Na prática, basta colocar o assunto a ser estudado no centro e, depois, criar conexões com características, palavras-chave e pequenas definições sobre cada sub-tópico.
A grande vantagem é que, além de criar um modelo de fácil visualização para estudar, o processo de criar seu mapa mental com desenhos, formas e escritas também auxilia na fixação do conteúdo e entendimento do assunto.
Quer aprender como fazer um mapa mental eficiente? Confira nosso conteúdo com 7 dicas práticas para fazer seu mapa mental!
Texto com bullet points
O bullet point é um recurso de organização textual muito útil, afinal, organiza de forma clara, direta e esteticamente atraente os principais pontos sobre uma temática.
Além disso, a organização de ideias por meio de bullets é uma excelente forma de simplificar seus resumos de aula, tanto os mais complexos quanto os resumos simples que podem ser feitos no seu próprio caderno em formato de lista ao final de cada aula.
5. Reescreva com suas próprias palavras
Depois de escolher a melhor estrutura para seu resumo, é hora de colocar a mão na massa e começar a organizar suas ideias e, para isso, reescrever os trechos com suas próprias palavras ajuda muito! Afinal, mais do que garantir e simplificar o entendimento do assunto, também facilita a memorização.
6. Adicione exemplos e pesquise referências
Para deixar seu resumo de aula ainda mais completo, é válido ir além das anotações e materiais apresentados em aula, proporcionando uma visão ampla do tema. Além disso, a inserção de exemplos, símbolos e desenhos também é um ótimo recurso para enriquecer seu resumo, ainda mais se a sua forma de aprendizagem for predominantemente visual.
7. Dê preferência para resumos feitos à mão
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton, nos EUA, a escrita à mão é o grande segredo para a fixação de conteúdo. Isso porque, o ato de escrever envolve mais áreas cerebrais relacionadas à aprendizagem, principalmente quando associada à escrita com suas próprias palavras.
É por isso — e tantos outros motivos — que a Tilibra se dedica ano após ano para continuar inovando em nossa linha de cadernos, proporcionando a melhor experiência para você fazer seus resumos, anotações, exercícios, entre outros.
Ao mesmo tempo, também sabemos da praticidade da tecnologia, portanto, no nosso último lançamento de Volta às Aulas apresentamos o Tilibra Connect — uma linha de cadernos com QR Code que permitem que você tenha todas as suas anotações físicas na tela do seu celular!
Ainda não conhece? Então, leia nosso conteúdo sobre como funciona o caderno Tilibra Connect e quais são suas vantagens!
Gostou do conteúdo? Esperamos que a partir de agora fique mais fácil para fazer seus resumos de aula e, claro, isso reflita em suas notas! Continue em nosso blog e veja outras dicas de estudo e produtividade. Até mais!
Referências
MUELLER, P. A.; OPPENHEIMER, D. M. The Pen Is Mightier Than the Keyboard: Advantages of Longhand Over Laptop Note Taking. Psychological Science, v. 25, n. 6, p. 1159–1168, 23 abr. 2014.