Mapa mental: como fazer em 7 dicas práticas da Tilibra

O mapa mental é uma técnica ideal para aprimorar seu desempenho nos estudos, facilitando a absorção de informações. Isso porque, trata-se de um modelo de revisão mais simplificado dos conteúdos.

A técnica utiliza palavras-chave que se conectam, estabelecendo uma ligação direta com o assunto central, sendo uma forma de estruturar as informações e organizá-las. Quer conhecer mais sobre o método? Confira nossas dicas de como fazer seu mapa mental!

1. Defina seu tema central

Para criar um mapa mental, o primeiro passo é escolher o conteúdo que irá estudar e escrever o tema no centro da folha, preferencialmente lisa ou pontilhada para facilitar a visualização.

Página de mapa dos sonhos com objetivos categorizados em pessoal, profissional e social, decorados com post-its coloridos e marcadores sobre um fundo azul.

No centro, como ponto principal, é colocado o tema escolhido —, por exemplo, em um conteúdo de artes sobre o Renascimento. A partir disso, por meio das ramificações, devem ser inseridos os tópicos que estão relacionados, como datas, características, pessoas importantes e outros.

2. Lembre-se de criar subtópicos

Os subtópicos servem para detalhar o assunto principal, adicionando informações específicas e relevantes para o entendimento. Esse método é excelente para auxiliar o cérebro na assimilação do conjunto de informações, incluindo detalhes e conceitos importantes.

Para isso, priorize os pontos mais importantes imediatamente abaixo do tema central, permitindo que o cérebro compreenda os conceitos essenciais, uma vez que é nesse local que ele os processa com maior relevância. Já nas laterais, é possível dar prioridade aos detalhes relevantes, ajustando o tamanho da letra conforme necessário.

Quer aprender como ter letra bonita? Confira 12 dicas para melhorar sua caligrafia!

3. As cores são suas melhores amigas

As cores funcionam como estímulos mentais e são essenciais para destacar as informações, direcionando a atenção do cérebro para um local específico. Sendo assim, aproveite para usar materiais como canetas gel, marca-texto e canetas coloridas que, além de auxiliar na memorização, deixarão seu mapa mental caprichado.

Mão organizando blocos adesivos coloridos em um caderno quadriculado

4. Faça desenhos e brinque com as formas

Realizar desenhos e formas no mapa mental é excelente para destacar as informações importantes. Além disso, eles também podem ser feitos para realizar associações com o tema e, até mesmo, para facilitar a compreensão de um assunto.

Para isso, é possível utilizar técnicas de bullet journal, explorando ilustrações e ícones. Os carimbos e a régua stencil também são excelentes aliados na hora de fazer os desenhos.

5. Use uma régua para manter o alinhamento

O uso da régua é indispensável para manter o alinhamento e a estrutura clara do conteúdo, contribuindo para a criação de um mapa mental organizado e visualmente atrativo.

6. Seja sucinto durante a criação

Esse formato de resumo é mais breve, destacando as informações importantes do conteúdo estudado. Portanto, ao elaborar o mapa mental, é necessário que ele seja sucinto e organizado.

É fundamental incluir palavras-chave que remetam ao conteúdo do tópico central, permitindo assimilações lógicas e aprimorando a absorção do conteúdo.

7. Utilize os materiais corretos

Utilizar os materiais certos pode ajudar e facilitar na criação de um mapa mental, tornando esse diagrama mais completo, visualmente atraente e eficiente. Para isso, é importante contar com ferramentas como:

  • Folhas lisas ou pontilhadas;
  • Lápis e borracha para esboço;
  • Canetas de diferentes cores;
  • Régua.

Todos esses itens auxiliam na construção do mapa mental, criando uma estrutura hierárquica clara e de fácil compreensão.

Esse estilo de resumo é um modelo que pode significativamente ampliar sua capacidade de absorver conteúdo, auxiliando no processo de aprendizado.

Além disso, o mapa mental também pode ser utilizado para realizar brainstorming e conectar ideias, tornando os insights mais organizados. Dessa forma, pode ser aplicado em diversas áreas, seja pessoal, profissional ou estudantil, facilitando a associação de informações.

Outro ponto positivo desse método é sua adaptabilidade a diferentes conteúdos e temas, além de ser uma ferramenta útil para compartilhar ideias e planejar projetos em equipe.

Inspirações de mapa mental

São diversas possibilidades de criar um mapa mental que seja fácil de compreender as informações de maneira organizada e criativa. Por isso, separamos dois exemplos para te inspirar, confira!

Página de metas, destacando objetivos como aprender inglês e crescer nas redes sociais sobre fundo rosa

Linha do tempo

O método de mapa mental em linha do tempo é ótimo para contextos históricos, no qual as datas são extremamente relevantes. Para isso, separamos uma inspiração dessa técnica, ideal para fazer antes das provas de história, artes, geopolítica e outros.

Minicadernos com blocos adesivos

Lembra que comentamos lá no início sobre separar as partes do conteúdo por subtópicos? Então, esse modelo é perfeito, pois em cada caderninho feito com o bloco adesivo, você pode abordar uma parte do assunto central, como “características do movimento Renascentista”, e descrever quais são. Dessa forma, fica fácil a compreensão de toda matéria e organizado.

Na Tilibra Express tem tudo o que você precisa para fazer um mapa mental

No site da Tilibra Express, contamos com uma variedade de materiais para utilizar na criação do seu mapa mental e itens para deixá-los ainda mais personalizados, como os cadernos sem pauta, blocos adesivos, fitas decorativas, canetas de gel coloridas e outros.

Outra vantagem é que ao comprar em nossa loja, você garante entrega rápida, pagamento facilitado e condições de frete grátis para São Paulo nas compras acima de R$250,00.

Gostou desse conteúdo? No Blog da Tilibra Express, você encontra diversos textos que podem te auxiliar nos estudos, produtividade no trabalho, saúde e bem-estar e muitos outros. Nos acompanhe e não perca as novidades. Até mais!

Avalie este post

Deixe um comentário