Os cadernos são os companheiros mais fiéis e presentes da jornada do conhecimento. A princípio, os modelos de desenho abrem espaço para o desenvolvimento de atividades de coordenação e de estímulo da imaginação e da criatividade de crianças que estão começando a ser alfabetizadas.
Depois, conforme os traços e os rabiscos se transformam em letras e números, as folhas tomam novas formas. Então, em vez do espaço em branco para colorir, os cadernos ganham pautas, quadriculados e pontilhados para atender a uma infinidade de matérias e atividades criativas.
As opções são tantas que às vezes fica até complicado escolher um modelo só ou até mesmo entender qual é a opção ideal — seja na vida escolar, acadêmica, profissional ou pessoal. Pensando nisso, preparamos essa lista completa explicando os diferenciais de cada tipo de caderno. Confira!
1. Caderno de caligrafia
O modelo, que combina duas alturas de linhas para facilitar a escrita de letras maiúsculas e minúsculas, é um ótimo aliado para o treinamento da coordenação motora fina e a compreensão da organização espacial.
Além disso, o caderno de caligrafia ainda é indicado para quem deseja ter uma letra mais redondinha e quer ganhar mais destreza com o lápis ou as canetas para criação de lindos letterings.
2. Caderno brochura
Quem não se lembra do primeiro caderno brochura? Aquele clássico azul, amarelo, vermelho ou verde. Até hoje, a opção ainda é uma das mais indicadas para os primeiros anos escolares, só que, agora, os modelos da Tilibra contam com cores diferenciadas, estampas, personagens e até adesivos.
Pode ser encontrado em tamanho universitário ou caderno 1/4 — sendo o último muito solicitado em listas de material escolar. Além disso, há opções de cadernos com 40, 48, 80 e 96 folhas para escolher.
3. Caderno de desenho
Pronto para deixar seu lado artístico/criativo à solta? O caderno de desenho é a opção ideal, tanto para os pequenos artistas quanto para os grandes. O modelo pode ser encontrado em duas versões: com páginas totalmente em branco ou com escala milimétrica.
Há ainda versões com capas de personagens para incentivar as crianças ou, então, com temáticas de outros cadernos Tilibra, deixando o material escolar combinando.
4. Caderno universitário
Esse é um dos cadernos mais populares, projetado especialmente para alunos do ensino médio e universitários. A fama se dá por conta do tamanho e também devido ao seu espiral, que deixa a organização mais prática.
Os cadernos universitários costumam ter também divisórias, bolsos organizadores, adesivos e mais. Além disso, as opções estão disponíveis em diferentes tamanhos, que vão de 1 até 20 matérias.
5. Caderno colegial
O caderno colegial é uma opção muito parecida com o caderno universitário, porém com dimensões compactas, o que o deixa mais prático para carregar na bolsa ou mochila.
Vale dizer que, por conta da praticidade, ele também é muito buscado por profissionais para deixar as anotações sempre por perto com a praticidade do caderno espiral.
6. Caderno executivo
Precisa de um caderno elegante para tomar notas em reuniões de trabalho e eventos? O caderno executivo é a opção perfeita! Os modelos são pautados, deixando a organização das ideias e as anotações mais práticas de serem feitas.
Além disso, as versões se dividem entre caderno costurado e espiral. Assim, você pode escolher qual mais se encaixa com as suas atividades diárias e gostos pessoais.
7. Caderno meia pauta
Com metade das folhas pautadas e a outra parte em branco, o caderno meia pauta é muito utilizado por escolas de educação infantil para o desenvolvimento da percepção espacial e visual. Além disso, são usados para o treinamento do controle motor por meio de atividades de escrita, desenho, recorte e colagem.
8. Caderno sem pauta
O caderno sem pauta, conhecido como sketchbook, é um modelo com folhas em branco ou coloridas que dão mais liberdade para escrever, desenhar e praticar outros processos criativos, como mapas mentais e bullet journal.
É também uma excelente opção para montar o famoso scrapbook — um álbum de memórias feito com colagens. Explicamos melhor o que é e ensinamos como fazer em outro post aqui no blog, confira: “O que é scrapbook, como fazer e formas de uso”
9. Caderno quadriculado
Com uma grade uniforme composta por quadrados de 1×1 cm, 2×2 cm, 5×5 mm ou 7×7 mm, é indicado para estudantes da área de exatas e também na fase de alfabetização, servindo de base para deixar as informações numéricas e visuais bem alinhadas.
O caderno quadriculado possibilita, além da criação de gráficos e diagramas, atividades de caligrafia, usando os quadros como referência.
10. Caderno pontilhado
O caderno pontilhado, diferente do quadriculado, acompanha pontos muito sutis, que servem de guias para auxiliar na escrita, traços retos ou em desenhos. É também um modelo muito buscado entre os adeptos do bullet journal, habit tracker e artistas de lettering, que usam os pontos como norte para suas criações, sem deixar de lado a aparência “limpa” da folha sem pautas.
11. Caderno argolado
Versatilidade é a palavra que define o caderno argolado. A versão cartonada, com argolas na lateral, oferece praticidade para adicionar e/ou realocar as folhas de lugar, mantendo todas as informações bem atualizadas.
O único ponto contra é em relação à estrutura, que é um pouco mais rígida e espaçosa do que outros tipos de caderno, ocupando um pouco mais de espaço na mochila. Sendo assim, uma excelente solução seria o Tilidisco, que é o caderno de discos da Tilibra — uma versão mais compacta e usual.
12. Caderno de receitas
Um caderno exclusivo com espaço para anotações, lista de ingredientes, tabelas de conversão e mais. O modelo também conta com folhas espessas, resistentes a manchas e a respingos de alimentos durante o preparo das receitas.
É uma opção bem bacana para organizar todas as receitas, além de estimular a criatividade por meio da escrita, que, por vezes, é deixada de lado na vida adulta.
13. Caderno de música
Indicado, sobretudo, a estudantes, compositores e instrumentistas que precisam organizar harmonias, arranjos e melodias. As páginas do caderno de música contam com pentagramas, conhecidos, em outras palavras, como pautas musicais.
O produto é indispensável na lista de quem está aprendendo a tocar algum instrumento e precisa de anotações de partituras e treinar suas habilidades de linguagem musical.
14. Caderno de discos
A proposta do caderno de discos é muito parecida com o caderno argolado, porém, com um conceito mais prático e personalizável. Aqui na Tilibra, chamamos esse tipo de caderno de Tilidisco contando com diversas opções de capas, acessórios e refis de folhas. Vale a pena conferir os lançamentos da linha de material escolar 2024!
15. Caderno grampeado
Para quem busca um caderno prático, leve e compacto para deixar na bolsa e fazer pequenas anotações, o caderno grampeado é a opção perfeita! O modelo é acessível e tem suas páginas presas por grampos na dobra central, deixando a escrita confortável por um custo acessível.
E aí, já deu para escolher seu tipo de caderno ideal? Conte com a Tilibra para encontrar seu próximo companheiro de escrita. Em nossa seleção de cadernos, temos todas as opções listadas com cores, estampas e personagens que estão em alta. Confira!