Independentemente do segmento de negócio, é essencial saber fidelizar. Para isso, não basta apenas oferecer um atendimento de qualidade, sua equipe precisa gerar engajamento, ter um bom relacionamento, mostrar a importância e o valor do seu estabelecimento.
Conquistar excelência na experiência do paciente é conseguir combinar as melhores práticas e tecnologias com relacionamento ético, de atenção e respeito, oferecendo atendimento humanizado, mais seguro, com mais acolhimento e conforto. Por isso, é importante que os gestores de clínicas, consultórios e hospitais estejam atentos ao que realmente tornará o momento encantador e memorável.
Como melhorar a experiência do paciente?
- Os pacientes não podem ser tratados como números
A experiência do paciente começa na recepção. O contato deve ser cordial, com paciência e principalmente empatia. Faça treinamentos periódicos com a sua equipe sobre as melhores práticas de acolhimento e comunicação objetiva.
- Experiência do paciente durante a espera do atendimento
- Crie um ambiente confortável, com cores neutras e plantas para tornar o local mais aconchegante.
- A espera pode passar mais rapidamente com distrações certas como TV, revistas, jornais e acesso ao Wi-Fi.
- Invista em um espaço com café, água e balinhas. Esses pequenos cuidados são formas simples de agradar e garantir satisfação.
- Principais expectativas durante a consulta
- Priorize uma comunicação clara e eficaz.
- A consulta precisa ter olho no olho e escuta ativa, permitindo uma conversa em que o paciente se sinta à vontade e confiante.
- O paciente não pode sair com dúvidas e mais inseguro do que quando entrou na sala.
- Mostre seu espaço tem ar limpo
Invista na qualidade do ar, criando uma atmosfera mais saudável, com uso de um purificador de ar. O aparelho ajuda a combater e inativar vírus e bactérias que podem se propagar pelas correntes de ar e pelo sistema interno de ventilação de clínicas, consultórios, salas de espera e outros ambientes.
O purificador de ar funciona como um filtro potente de micro-organismos nocivos à saúde, renovando o ar sempre que necessário. Há purificadores projetados para capturar alérgenos, componentes orgânicos voláteis e gases odoríferos de até 0,3 mícron.
Os modelos mais completos, como os da marca TruSens, oferecem um sistema de filtragem excepcional, com quatro camadas de purificação:
- Pré-Filtro lavável: captura partículas maiores, como poeira e pelos.
- Carvão ativado: neutraliza gases e odores do ar.
- Filtro HEPA: retém micro-organismos, partículas inaláveis e outros alérgenos de até 0,3 mícron.
- Esterilização com lâmpada ultravioleta: inativa a matéria viva retida na superfície do filtro.
Lembre-se
A excelência na experiência do paciente deve ser uma busca constante. Invista em sua equipe e converse com o seu público sobre isso. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse mais artigos do nosso blog!