Espirros, coriza, tosse e nariz entupido são sintomas comuns de doenças respiratórias, como rinite e sinusite. Mas afinal, qual é a diferença entre esses dois problemas?
A rinite é uma inflamação nas mucosas nasais que pode ser acarretada por infecções virais ou alergias a poeira, ácaro, pólen, pelos de animais e poluição. Os sintomas podem surgir em um ambiente com pouca ventilação, ao vestir casacos ou dormir com cobertores guardados por muito tempo.
Além dos espirros, coriza clara e nariz congestionado, a rinite costuma apresentar coceira nasal, na garganta e olhos.
Já a sinusite é um processo inflamatório nos seios da face que ocorre por conta do acúmulo de secreção provocado por bactérias, vírus, fungos e alergias. Geralmente, a doença traz coriza amarelada ou esverdeada, febre, dor de cabeça, mal-estar e pressão no rosto.
Uma rinite ou gripe forte que não foi bem tratada pode evoluir para esse quadro. Há pessoas com maior pré-disposição a essa doença por problemas relacionados ao desvio de septo ou estreitamento da cavidade nasal. Por isso, para saber as reais causas e conhecer as melhores formas de tratamento da rinite e sinusite, o mais indicado é buscar ajuda do otorrinolaringologista.
Invista na qualidade do ar para não ter problemas com rinite e sinusite
Uma das formas de evitar o aparecimento da rinite e sinusite é eliminando todos os gatilhos de alergias, como vírus, fungos, bactérias, odores, poeira, pelos de animais, pólen e outras micropartículas que podem prejudicar o organismo.
Previna esses problemas com simples atitudes
- Limpe periodicamente carpetes e cortinas para eliminar o acúmulo de pó, pelos de animais domésticos e fragmentos de pele.
- Se tiver pets em casa, lave sempre as mãos após brincadeiras e carinho.
- Troque a vassoura, que acaba espalhando o pó a cada passada, por um aspirador.
- Use produtos neutros, sem fragrâncias sintéticas e livres de agentes tóxicos.
- Roupas guardadas por muito tempo devem ser lavadas ou estendidas no sol antes do uso.
- Evite pelúcias e cobertores felpudos nos quartos.
- Deixe as janelas abertas para circulação e renovação do ar dos ambientes domésticos e escritório.
- Limpe com frequência o filtro do ar condicionado ou as pás do ventilador.
Filtre o ar do seu ambiente
Uma alternativa certeira para garantir um ar filtrado é investir em um purificador de ar Trusens. Com filtragem excepcional, trabalha com quatro camadas de limpeza para garantir a melhor performance em entrega de ar puro:
- Pré-Filtro lavável: captura partículas maiores, como poeira e pelos.
- Carvão ativado: remove tipos de gases e odores do ar.
- Filtro HEPA: retém micro-organismos, partículas inaláveis e outros alérgenos de até 0,3 mícron.
- Esterilização com lâmpada ultravioleta: inativa a matéria viva retida na superfície do filtro.
O aparelho, com motores poderosos e silenciosos, ainda conta com monitor SensorPod para informar a qualidade do ar e ajustar automaticamente a velocidade de ventilação de acordo com a necessidade do dia.
Gostou do artigo “Rinite e Sinusite – Entenda as diferenças e veja as melhores dicas para amenizar os sintomas”? Deixe seu comentário aqui no blog e leia outros conteúdos sobre a temática! Também deseja saber mais sobre o purificador TruSens? É simples, acesse nosso e-commerce Tilibra Express e confira todos os modelos disponíveis.
Será que você e a sua família estão sendo afetados pela poluição da cidade? Saiba a resposta aqui!