Para o alívio de todos, a pandemia está desacelerando no Brasil. Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) registraram, em 31 de agosto, que, nos últimos 7 dias, o país teve média móvel de 23.266 diagnósticos diários – o menor índice desde novembro de 2020. Apesar da notada diminuição ao longo das semanas, como resultado do aumento de imunização, a orientação é que a população continue com todos os cuidados preventivos, já que as variantes do vírus ainda estão em circulação. Você sabe como se proteger da Covid-19 e outras doenças?
Confira quais são os hábitos que você e sua família devem manter para evitar essas doenças:
Como evitar a Covid-19 e outras doenças?
Lembre-se das regras de etiqueta básica:
- Higienize constantemente as mãos com água e sabão ou álcool 70%.
- Limpe, antes de usar, objetos tocados por várias pessoas frequentemente.
- Se sentir sintomas gripais, evite sair de casa e se isole do contato com outras pessoas até ter certeza de que não é Covid-19. Na dúvida, faça o teste.
- Por enquanto, nada de cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos.
Por que continuar com a máscara?
As máscaras funcionam como uma barreira física contra Covid-19 e outras doenças, ajudando a reduzir o número de infectados. Ela inibe o contato das vias aéreas com aerossóis espalhados no ar quando uma pessoa tosse, espirra e até mesmo durante conversas.
Mantenha uma distância segura
Com o número de casos em queda, muitos estados começaram a flexibilizar as medidas de segurança, permitindo a reabertura de bares e restaurantes e a liberação de um fluxo maior de pessoas em outros tipos de estabelecimentos comerciais.
Se optar por dar um passeio em família, além de tomar todas as precauções citadas acima, lembre-se também de manter distância mínima de 1 metro entre qualquer pessoa. Sabe o motivo? Se alguém tossir ou espirrar, gotículas são liberadas pelo nariz ou pela boca, então, se você estiver muito perto, pode respirá-las, e, com elas, Covid-19 e outras doenças.
Cuide-se!
Mesmo com a vacina, ainda há risco de contagio, por isso, é importante manter todos os cuidados para evitar que a doença chegue em você ou na sua família. Clique aqui para conferir mais artigos sobre saúde em bem-estar.