Como o Ambiente de Trabalho Influencia na Produtividade?

Muitos gestores nem imaginam como o ambiente de trabalho influencia na produtividade de seus colaboradores e, consequentemente, nos resultados empresariais. Um estudo realizado pela agência de recrutamento Monster revelou que 42% das pessoas entrevistadas já trocaram de emprego por conta de insatisfação com o ambiente de trabalho que gerava estresse.

Este dado demonstra a oportunidade das companhias se desenvolverem em diversos aspectos relacionados aos seus locais de trabalho.

Entenda como o ambiente de trabalho influencia na produtividade dos colaboradores de uma empresa

Outra pesquisa realizada na Califórnia — na Deus Ex Machina Coffee Shop — revelou como um espaço bem iluminado e organizado transmite boas sensações para quem está nele.

Ou seja, a decoração do seu escritório e todos os detalhes dos cômodos são fatores que influenciam diretamente no bem-estar dos profissionais e na produtividade da equipe. Afinal, imagine quão desagradável pode ser não ter uma cadeira confortável, trabalhar em um ambiente escuro ou até mesmo sem tanto cuidado com a limpeza?

Visual agradável coopera com o bem-estar

Com base em pesquisas como as que citamos, você já sabe como o ambiente de trabalho influencia na produtividade. Além do conhecimento, um passo que pode dar é o de avaliar sua equipe e colher feedbacks para pensar em como melhorar a decoração do espaço.

Lembre-se que uma área limpa, bem decorada e com todos os elementos dispostos corretamente transmite uma sensação agradável. Portanto, diariamente seus funcionários se sentirão à vontade, o que é imprescindível para quem vai passar muitas horas durante o dia no mesmo local executando tarefas importantes.

Boa organização agiliza processos

Garanta que os ambientes estejam bem organizados para ter agilidade nas atividades. Por exemplo: encontrar documentos pode ser muito mais fácil se eles estiverem separados por pastas e devidamente identificados. Assim como algumas informações úteis podem ser listadas em quadros para tornar mais prática algumas ações . Seja estratégico na escolha dos produtos para seu escritório.

Boas práticas de ergonomia refletem em mais satisfação e qualidade de vida

A saúde é um dos pontos mais importantes para as pessoas quando o assunto é o trabalho. Por isso, um dos aspectos mais considerados no dia a dia é a ergonomia.

Cadeiras confortáveis e com altura ajustáveis, e equipamentos que cooperem com a utilização  correta do computador — como apoio de pulso, mouse pad, almofadas, etc — são bons exemplos de equipamentos que fazem total diferença na rotina de trabalho.

Mostre suas ações

Planeje-se para cumprir com as ações. Por mais que não possa executar todas de uma só vez, crie um cronograma para mês a mês conseguir ter melhorias em relação ao visual, organização e ergonomia da sua empresa.

Gostou das dicas? Temos muito mais em nosso blog e, agora que sabe como o ambiente de trabalho influencia na produtividade, conte com a Tilibra!

Avalie este post

Deixe um comentário