Como Melhorar a Gestão do Tempo no Trabalho?

Por acaso você já teve a impressão de que 24 horas não são suficientes para tudo aquilo que precisa ser feito? Como se todas as tarefas da rotina simplesmente não coubessem em um dia? Saiba que esse não é um problema só seu, cada vez mais pessoas sentem estar correndo contra o relógio. Nesse contexto, repensar a gestão de tempo no trabalho é crucial. 

O que é a gestão do tempo no trabalho?

O gerenciamento do tempo é uma forma de planejamento do dia a dia com o objetivo de ganhar mais produtividade. 

É importante lembrar que nada disso significa espremer o máximo de tarefas possíveis no dia. Na verdade, a gestão do tempo no trabalho serve para otimizar a sua rotina, dando prioridade a tarefas mais importantes e aprendendo a evitar distrações.

Dicas para melhorar a gestão de tempo no trabalho

Agora que você já conhece a importância do gerenciamento do tempo, veja a seguir algumas ideias de boas práticas para incorporar à sua rotina de trabalho:

1. Planeje o dia 

Uma das partes mais difíceis é saber por onde começar. Justamente por isso é extremamente importante separar um tempo e identificar todos os seus afazeres. Busque na memória e liste tudo aquilo que precisa ser feito no dia.

O próximo passo é organizar por prioridade. O que precisa ser feito com urgência? O que tem um prazo maior? 

2. Espere o inesperado

Muitos experts em gestão do tempo no trabalho concordam que um dos maiores erros é não prever os imprevistos. Seu telefone vai tocar, vão te chamar para uma reunião rápida, novos e-mails vão chegar…

Por isso, na hora de planejar seu dia, já antecipe alguma folga entre as tarefas, pensando nessas interrupções.

3. Revise ao fim da semana

Antes de entrar no final de semana, separe um tempinho para revisar tudo o que foi feito nos últimos dias. 

Além de checar se não ficou nada faltando, esse momento serve para ver o quão eficiente foi o planejamento semanal e tirar aprendizados para o futuro. Alguma tarefa durou mais do que o esperado? Ou então, será que você separou tempo demais para uma demanda que foi mais simples do que parecia?

Mais do que qualquer coisa, o segredo de uma boa gestão do tempo no trabalho é a prática constante. Confira outras dicas sobre produtividade

Avalie este post

Deixe um comentário