Se você está trabalhando de maneira remota e não sabe como configurar seu Macbook Pro, este artigo é para você. Para manter a produtividade, dedique um espaço para o trabalho e providencie as mesmas comodidades que você teria no escritório, como uma mesa ampla, uma monitor de tela grande e soluções ergonômicas.
Cada home office tem seu próprio esquema. Por exemplo, um trabalhador remoto com função relacionada a design provavelmente se beneficiará de um ambiente diferente do de um analista de dados ou contador.
Ambientes produtivos de trabalho em casa podem incluir diferentes dispositivos de computação. Com o crescimento contínuo da popularidade do MacBook Pro da Apple entre os usuários corporativos, cada vez mais pessoas que trabalham de casa estão montando um espaço de trabalho que lhes permita aproveitar seu MacBook ao máximo.
Configurar seu MacBook Pro para o WFH Pro: Por que ele é o dispositivo de teletrabalho perfeito?
Você provavelmente não precisa ser convencido de que o MacBook Pro é um excelente dispositivo. No entanto, existem alguns recursos específicos que tornam o notebook profissional da Apple especialmente indicado ao trabalhar de casa:
- Capacidade interna: não são apenas os processadores e o armazenamento flash NVMe integrado do MacBook Pro que o tornam perfeito até mesmo para os fluxos de trabalho mais exigentes. Suas portas de E/S também permitem usar com segurança os melhores monitores externos, além de acessórios como dock stations para laptops;
- Ecossistema de software: o MacOS tem uma ampla seleção de aplicativos criados especificamente para o trabalho remoto. Eles variam de plataformas exclusivas, como o aplicativo de diagramação OmniGraffle, a ferramentas de videoconferência do mercado de massa, como o Zoom;
- Áudio: o MacBook Pro pode ser facilmente emparelhado com os AirPods (ou, melhor ainda, com os Airpods Pro com cancelamento de ruído) durante uma chamada de conferência. Eles também incluem os melhores alto-falantes da categoria, o que facilita ouvir o que todos estão dizendo caso você opte por não usar fones de ouvido.
Com esses recursos específicos em mente, como garantir que sejam aproveitados ao máximo em seu home office? Este é um guia rápido para configurar seu MacBook Pro para uso regular ao trabalhar de casa.
Encontre a melhor dock station para você
A modesta seleção de portas do MacBook Pro a partir de 2012 (ano em que ele teve seu design totalmente renovado, com a eliminação do conector RJ45 Ethernet, da unidade óptica e de muitas outras portas de E/S) não deve ser confundida com perda de capacidade. Muito pelo contrário: as portas Thunderbolt 3 de alta largura de banda tornaram o MacBook Pro mais poderoso do que nunca, especialmente se você puder aproveitar toda essa potência com uma dock station.
Dock stations como a Kensington SD5200T são especialmente indicadas para as capacidades do MacBook Pro, graças a:
- Conectividade Thunderbolt 3: o cabo Thunderbolt 3 incluído em cada dock station pode transferir dados a até 40 Gbps, o que permite realizar várias tarefas ao mesmo tempo e ainda desfrutar de um desempenho confiável.
- Compatibilidade com várias telas: use um monitor 5K ou dois monitores 4K via HDMI duplo ou HDMI e DisplayPort.
- Várias portas de área de trabalho: Gigabit Ethernet, USB-C, USB 3.0, Display Port++ – elas têm tudo o que você precisa, além de slots de segurança da Kensington e padrão de montagem VESA.
Se você apenas precisa de algumas portas extras, o CH1000 USB-C 4-Port Hub já resolve o problema. Ele expande o número de portas USB-C e USB-A, para que você possa conectar um disco rígido externo, um mouse ou outro periférico.
Tenha um monitor excelente
Tenha em mente que para configurar seu Macbook Pro, ele também poderá ser projetado para ser usado com monitores externos, mesmo aqueles com resolução ultra alta que exigem muita largura de banda. A Apple vende seu próprio monitor 6K Pro Display XDR, mas também há muitas outras opções UHD e HD.
Um receptor Thunderbolt 3 (como um MacBook Pro conectado a uma dock station) permite que os usuários se conectem aos melhores monitores disponíveis no mercado. Esses monitores oferecem uma tela digital muito maior e mais clara para trabalhar com documentos, realizar várias tarefas ao mesmo tempo em diferentes aplicativos e colaborar com colegas e clientes.
Que diferença o monitor certo pode fazer? Um estudo da Jon Peddie Research descobriu que o uso de monitores externos aumenta de 20% a 30% a produtividade.
Escolha periféricos ergonômicos e versáteis
O MacBook Pro é compatível com periféricos com e sem fio. Para um home office, as seguintes opções podem ser especialmente úteis:
- Teclados ergonômicos: Alguns modelos do MacBook Pro têm teclados borboleta mais estreitos que não são ideais para longos períodos de digitação devido ao baixo deslocamento das teclas (ou seja, a distância física que uma tecla percorre a cada pressionamento) e apoios de pulso muito rígidos. Teclados ergonômicos como o Pro Fit Ergo Wireless Keyboard são projetados para oferecer maior conforto e capacidade de ajuste. A conectividade Bluetooth reduz ainda mais a confusão de cabos e libera portas valiosas para outros acessórios USB-C;
- Mouses e trackballs: O trackpad integrado do MacBook Pro é muito responsivo e versátil, com muitos gestos disponíveis. Porém, se você pretende usar seu notebook no home office, ele pode não ser tão conveniente ou confortável quanto um mouse ou trackball. Um Pro Fit Ergo Vertical Wireless Trackball cumpriria a função: ele é ergonômico, preciso, pode ser conectado por Bluetooth e inclui botões programáveis para aumentar a eficiência e a produtividade do usuário;
- Apoios de pulso e mouse pads: Usa um Magic Mouse 2 ou Magic Keyboard? Considere adquirir um apoio de pulso ergonômico. Os Kensington ErgoSoft Wrist Rests foram projetados para funcionar perfeitamente com os periféricos da Apple. Os ErgoSoft Wrist Rests para o Magic Keyboard, o Magic Keyboard com teclado numérico, o Magic Mouse e o Magic Trackpad da Apple aumentam o conforto do seu espaço de trabalho;
- Adaptadores Ethernet: Se você tem um home office, seu notebook provavelmente fica parado na maior parte do tempo. Por que não usar uma conexão com fio? Um dongle Ethernet para USB-C, como o Adaptador USB-C para Ethernet CA1100E, fornecerá uma conexão de Internet estável e rápida de até 2,5 Gbps, ou rápida o suficiente para aproveitar ao máximo praticamente qualquer plano de Internet residencial;
- Discos rígidos externos: Está ficando sem espaço ou apenas precisa de um lugar para armazenar aqueles arquivos que você raramente usa? Um HDD espaçoso é relativamente barato por GB e pode liberar um pouco do armazenamento flash NVMe mais rápido do MacBook Pro para um melhor aproveitamento;
- AirPods/fones de ouvido: Se você espera participar de muitas chamadas ao trabalhar de casa, adquira um fone de ouvido confiável. É possível sincronizar os AirPods com o MacBook Pro para ter chamadas de boa qualidade. Os AirPods Pro também incluem cancelamento de ruído, o que ajuda a aumentar a concentração. Fones de ouvido com fio também são uma boa opção, pois o MacBook Pro inclui um conector de fone de ouvido integrado.
Visite https://www.kensington.com/pt-br/ e saiba mais sobre os produtos e acessórios de informática.