A fragmentadora de papel pode ser um recurso bastante útil na sua rotina do escritório. Neste artigo vamos te explicar o que é esta máquina e como ela pode te ajudar a otimizar o trabalho de forma simples.
O que é uma fragmentadora de papel?
A fragmentadora é um equipamento eletrônico utilizado para fragmentar papéis. Ela atua de forma similar às conhecidas picotadoras de papel. Entretanto, é mais eficiente ao reduzir os documentos a tiras ultrafinas. Ao contrário da picotadora, que apenas os corta em grossas partes que podem, facilmente, ser unidas e comprometer o sigilo das informações.
Como funciona uma fragmentadora?
Existem dois tipos de fragmentadoras, as que funcionam de modo manual e as que funcionam automaticamente. As máquinas de fragmentação manual, exigem que você insira os papéis manualmente na máquina a fim de que eles sejam fragmentados.
Nas máquinas automáticas, basta que você levante a tampa do compartimento de papel, empilhe as folhas e feche, e automaticamente ela fará o processo de fragmentação, sem a necessidade de qualquer supervisão. Existem ainda as classificações de níveis de segurança que cada fragmentadora possui. O nível de segurança da fragmentadora nada mais é que o estilo e tamanho do corte que a máquina realiza.
As fragmentadoras Swingline e Rexel possuem 5 níveis de segurança, confira abaixo:
Segurança e fragmentadoras
As fragmentadoras são excelentes opções para garantir a segurança das informações do trabalho. Todas as informações analógicas confidenciais do seu escritório podem receber um descarte seguro com o auxílio de uma fragmentadora de papel. Quer saber quais são os documentos que podem ser fragmentados para evitar vazão de informações sigilosas? Veja nossa lista:
- contas de luz, água, internet e qualquer documento do gênero;
- documentos com dados como CPF/CNPJ, RG, nome completo, data de nascimento;
- extratos bancários;
- comprovantes de depósitos;
- notas fiscais;
- DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) ;
- balanços fiscais;
- cartões de crédito sem uso ou fora da validade;
- cartões de visita;
- cheques cancelados e contra-cheques antigos;
- contas telefônicas de números fixo e celulares, para garantir sigilo do seu histórico de ligações e de seus contatos;
- papéis de contabilidade em geral;
- CD´s e DVD´s com informações confidenciais ou pessoais .
Reciclagem
A fragmentadora também é uma excelente opção para reciclar todo o volume mensal de papel gerado no seu escritório. Basta recolher os fragmentos de dentro da máquina e levá-los até um ponto adequado de descarte.
Esta pode ser uma excelente opção para criar parcerias com cooperativas de reciclagem e trazer ações sociais para dentro da sua empresa, que podem até mesmo, resultar em incentivos fiscais e descontos em impostos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é uma fragmentadora de papel (veja agora todos os modelos em nosso site) e como ela pode auxiliar na sua rotina de trabalho, confira outras inovações tecnológicas que causam impacto na produtividade profissional. Continue a leitura no blog da Tilibra Express!