Como pintar um desenho? 7 dicas e técnicas para tentar!

A pintura estimula o desenvolvimento cognitivo e motor e auxilia no reconhecimento de formas, cores e coordenação entre mãos e olhos. A pintura na educação infantil, por exemplo, incentiva a criatividade e a concentração da criança, além de habilidades fundamentais para o aprendizado nessa faixa etária.

Para os adultos, pintar desenhos funciona como uma pausa terapêutica da rotina do trabalho ou estudos. A repetição de movimentos suaves e a imersão em cores ajudam a reduzir a ansiedade e direcionam o foco para o momento presente. Ao realizar essa forma autêntica e primitiva de arte, nosso cérebro se desapega de preocupações externas e foca em um único objetivo: colorir!

Conjunto de materiais de pintura e desenho Derwent Academy

Neste texto do Tilibra Express, reunimos 7 dicas para aprimorar suas habilidades de colorir, além de sugestões de produtos do nosso catálogo para tornar a sua atividade ainda mais prazerosa. Se você está em busca de um hobby ou tem uma criança que adora explorar cores, chegou ao lugar correto. Confira nossas dicas a seguir!

Dicas de como pintar desenhos

Pintar, além de ser um hobby, também pode ser uma arteterapia para aliviar os ânimos! Confira algumas técnicas simples e materiais adequados para colorir com precisão e se divertir com um novo hobby nas horas vagas. Veja abaixo:

1. Escolha materiais de qualidade

Sabia que a qualidade dos materiais influencia diretamente no resultado final do colorido? Canetinhas hidrográficas de ponta fina são capazes de levar traços nítidos e preenchimento uniforme à pintura. Para evitar vazamentos ou manchas, opte por papéis com gramatura acima de 120g, pois suportarão diferentes técnicas, como camadas, sem ondular ou manchar muito do outro lado da folha.

Cadernos de esboço com capa preta e ilustração de pássaro

2. Faça um jogo de camadas

Aplique cores claras como base e, aos poucos, adicione tons mais escuros para dar dimensão e profundidade ao desenho. Dica: lápis de cor com pontas macias facilitam a mistura suave entre as camadas. O método de criar camadas na pintura é perfeito para dar realismo a elementos como folhagens e sombras.

Caixas de lápis de cor Derwent em várias cores

3. Controle a pressão sobre o papel

A intensidade com que você segura o material altera a saturação da cor. Pressão leve resulta em tons suaves, perfeitos para preencher fundos. Por outro lado, uma pressão mais firme destaca detalhes ou contornos, principalmente ao usar lápis de cor. Pratique essa variação em cadernos de desenho e cartografia ou sketchbooks disponíveis no catálogo do Tilibra Express. Não perca!

pessoa colorindo com lápis em papel

4. Use recursos complementares

Além de canetas e lápis, use também giz de cera ou canetas acrílicas para fazer detalhes específicos, como pontos de luz. Inclusive, a caneta de gel branca pode destacar lugares que seriam iluminados no seu desenho e deixá-lo ainda mais criativo e fofo.

Canetas gel Tilibra Freeze nas cores roxa e rosa

5. Contorne corretamente

Evite ultrapassar as linhas do desenho ao preencher uma área muito grande ou esperar a tinta secar para continuar com o colorido. Caso aconteça algo indesejado no desenho, opte por usar cores complementares para disfarçar o erro e continue pintando a página escolhida.

6. Estude as cores

Antes de começar, separe os tons em ordem crescente (claro para escuro) ou por grupos (quentes e frios) e pense em qual sentimento o seu colorido quer passar: seja criativo! Sabia que a influência das cores pode impactar na organização e na produtividade? Dessa forma, quando você terminar de pintar, o seu desenho dialogará com o sentimento que ele quer passar.

Conjunto de lápis de cor Derwent com desenho em aquarela.

7. Controle a direção do traço

Manter a direção do traço evita manchas e garante um acabamento homogêneo ao desenho! Ao seguir sempre o mesmo sentido, como da esquerda para a direita, a tinta da caneta é distribuída de forma equilibrada, o que faz as cores ficarem planas e sem sobreposições. Alterar a direção durante o preenchimento de uma área grande, por exemplo, pode causar acúmulo de pigmento em alguns lugares, o que deixa o colorido com aspecto irregular.

Desenho de agronomia com planta e marcadores Derwent

Desenhos para pintar para todas as idades!

Aqui no Tilibra Express, oferecemos uma grande variedade de temas de livros para colorir que estimulam a criatividade e que são capazes de te transportar para um lugar de calmaria e aconchego! Confira quais estão disponíveis em nossa loja:

Pessoa colorindo em caderno com canetinhas coloridas

  • Fundo do Mar: ilustrações de peixes e corais para explorar tons de azul e verde;
  • Animais Selvagens: desenhos de leões, girafas e tigres, perfeitos para quem ama animais;
  • Coleção Jolie: padrões delicados com flores e elementos naturais para treinar técnicas de degradê;
  • Universo Disney: personagens clássicos para quem quer sentir nostalgia;
  • Aventuras da Luluca: cenários lúdicos que encantam crianças com temas infantis;
  • Cute & Relax: ilustrações divertidas e cenários do dia a dia com animais fofos.

Agora que você já sabe tudo sobre como pintar um desenho e as principais dicas e materiais para iniciar nesse hobby, continue navegando pelo nosso blog e descubra uma infinidade de conteúdos imperdíveis sobre papelaria, casa, produtividade, saúde e bem-estar! Não deixe de conferir e até a próxima.

Avalie este post

Deixe um comentário

Como manter o bem-estar no escritório O que não pode faltar em um mapa mental? Confira com Tilibra Como posso estimular a alfabetização em casa? Confira aqui Como organizar documentos e manter o escritório sem bagunça Como criar uma rotina de planejamento com agendas!