As viagens em família são momentos memoráveis e significativos para os pais e para as crianças. Porém, a adaptação ao roteiro de viagem e as horas gastas em locomoção — seja no carro, avião ou ônibus — podem causar bastante estresse nos pequenos, que tendem a ficar mais agitados do que de costume.
Para te ajudar, listamos 7 maneiras diferentes de entreter as crianças em viagens e, o melhor, longe das telas! Tem ideias de brincadeiras, jogos, histórias e mais! Confira!
1. Monte um kit com papel, lápis e outros itens para desenho
Se você está montando seu checklist de viagem, ainda há tempo para adicionar um kit artístico à lista! Com alguns materiais simples, como caderno de desenho, lápis, lápis de cor, giz de cera, adesivos e carimbos, você poderá incentivar seus filhos a desenvolver habilidades artísticas durante a viagem.
Outro material interessante para acrescentar ao kit é a massinha que, além de estimular a criatividade, auxilia a criança a aprimorar suas habilidades de coordenação motora fina enquanto brincam com diferentes formas e texturas.
2. Invista em álbuns de colorir e cartilhas de atividades
Os álbuns de colorir e as cartilhas de atividades também são ótimos recursos para distrair, divertir e ensinar as crianças ao longo das viagens em família, pois ajudam a desenvolver o raciocínio lógico para colorir, contornar e descobrir novos conhecimentos.
Outra vantagem é que os álbuns de colorir chamam a atenção por conta de personagens conhecidos, como Mickey, Spider-Man, Princesas e Toy Story. Já as cartilhas de atividades têm propósitos educativos e podem ser encontradas com conteúdos escolares sobre matemática, português, inglês, ciências, entre outros.
3. Conte histórias para as crianças
Crianças adoram histórias! Mas, mais do que isso, elas adoram inventá-las. Então, nossa dica é que, durante a viagem, comece uma história e, depois, convide seus filhos para continuar a contá-las.
Para facilitar, você pode levar para a viagem alguns livros infantis e educativos, livros casa, imagens de árvores, plantas, animais, brinquedos e qualquer outro item que possa contribuir para o desenvolvimento de uma história.
4. Leve histórias em quadrinhos
As histórias em quadrinhos são ótimas escolhas para divertir seus filhos em viagens, afinal, além da história escrita, eles também terão acesso às imagens de ação, desenvolvendo habilidades de leitura verbal e não verbal.
Ah, e se engana quem pensa que os quadrinhos são feitos apenas para quem já sabe ler. Até porque não há nada que impeça você mesmo de narrar a história para a criança enquanto ela observa as figuras. De quebra, você terá um momento para interagir e se aproximar de seus filhos.
5. Músicas e karaokê
Cantar é outra atividade que atrai o interesse de crianças, principalmente as que estão em fase de desenvolvimento. Através da música e da verbalização mais espontânea, as crianças começam a desenvolver mais autonomia, sensibilidade, criatividade, percepção rítmica, concentração e diversas outras habilidades relacionadas à autoexpressão.
Para incentivá-las ainda mais nesse processo, que tal criar uma playlist com as músicas favoritas dos seus filhos para levar na viagem? Ou melhor ainda: criar uma playlist com a versão instrumental das músicas para que eles possam cantar a letra como em um karaokê? Assim, elas poderão se divertir enquanto ampliam novas competências expressivamente.
Confira: Como fazer um instrumento musical de brinquedo em casa!
6. Crie um roteiro com atrações para a viagem
O tempo levado no transporte pode ser um fator estressante em uma viagem. Por isso, quando viajamos de ônibus, por exemplo, é natural que o trajeto conte com algumas paradas para que os viajantes possam relaxar os músculos, alongar o corpo, fazer um lanche e respirar um ar mais fresco.
Infelizmente, viagens de ônibus ou avião seguem um cronograma próprio, então não sobra tempo para visitar pontos turísticos. Mas, se você estiver viajando por conta e com um veículo pessoal, não há nada que o impeça de visitar alguns pontos durante o trajeto até seu destino final.
Por isso, não deixe de verificar o mapa e buscar por atrações que possam interessar aos pequenos, como parques temáticos, sítios geológicos, museus ou comércios de estrada.
Você também pode se interessar por: Brinquedo com reciclável: maletinha médica!
7. Jogos e brincadeiras
Levar atividades lúdicas para uma viagem com certeza vai animar a criançada! Aqui, há espaço para qualquer tipo de brincadeira, desde as mais livres, como blocos de montar ou massinha, até aquelas que exigem raciocínio e atenção, como jogos e desafios. Confira algumas opções divertidas para a viagem em família:
- Jogo de perguntas e respostas;
- Maleta de atividades;
- Jogo das palavras;
- Quebra-cabeça;
- Jogo da memória;
- Trava-línguas;
- Cor do carro;
- Brinquedos lúdicos.
Antes de investir em jogos para entreter seus filhos em viagens, é essencial que você se lembre de verificar a classificação indicativa da brincadeira ou jogo escolhido para controlar o acesso das crianças às informações que exigem mais maturidade.
Gostou das nossas dicas e atividades? Então, confira também nosso post sobre atividades para fazer nas férias escolares com os pequenos. Boa leitura e até a próxima!