Aprenda a usar a Matriz de Eisenhower, método de gerenciamento para organizar suas tarefas por urgência, importância, delegação e eliminação. Foque no que realmente importa e aumente sua produtividade! Confira a seguir:

Como priorizar tarefas? Conheça a Matriz de Eisenhower!

A Matriz de Eisenhower, criada pelo ex-presidente dos EUA Dwight Eisenhower, divide tarefas em 4 categorias: urgentes, importantes, delegadas e eliminadas. Ou seja, é uma ferramenta visual para tomar decisões estratégicas.

O que é a Matriz de Eisenhower?

Quadrante 1: urgente e importante

São tarefas importantes que pedem por ações imediatas, como prazos apertados ou exigências do cliente. Exemplo: uma tarefa que foi exigida hoje e deve ser entregue hoje.

Aqui se encaixam as tarefas que são importantes para os seus objetivos a longo prazo, como estudar para uma certificação ou teste.

Quadrante 2: importante, mas não urgente

São atividades importantes para o seu projeto/estudo, porém que não têm relevância nos resultados estratégicos.

Quadrante 3: urgente, mas não importante

Atividades que podem ser eliminadas sem nenhuma objeção, pois elas não agregam valor e só consomem tempo que poderia ser gasto em tarefas do Quadrante 1.

Quadrante 4: não urgente e não importante

1.Faça uma lista de prioridades. 2.Classifique cada uma nos 4 quadrantes. 3.Foque no Quadrante 2. 4.Revise sua matriz semanalmente.

Passo a passo para usar a Matriz

- Ameniza o estresse e reduz as chances de um burnout. - Prioriza metas importantes. - Evita a procrastinação. - Melhora o seu rendimento.

Benefícios da Matriz de Eisenhower

- Confundir urgência com importância. - Ignorar o Quadrante 2 (planejamento estratégico). - Gastar muito tempo no Quadrante 4.

Erros comuns ao usar a Matriz

Use materiais de papelaria para criar sua matriz, como agendas, quadros, cadernos e até Tili Notes para destacar trechos importantes!

Itens para aplicar a Matriz de Eisenhower!

Como você pôde conferir, a Matriz de Eisenhower é perfeita para organizar a rotina e incentivar o aumento da produtividade. Agora, que tal descobrir como organizar tarefas com um mapa mental? Aproveite.