O Que Pode Causar Reações Alérgicas em Casa?
Categories:

O Que Pode Causar Reações Alérgicas em Casa?

Está tudo bem com a sua saúde, mas de repente, ao chegar em casa ou entrar em algum cômodo, isso muda. Você percebe uma coceira chata na garganta, depois, os olhos ficam irritados, nariz começa a escorrer ou simplesmente tranca. Já entendeu todos esses sintomas, certo? Sim, são reações alérgicas enviadas pelo seu organismo para avisar que algo está incomodando. Mas qual é a causa disso tudo?

A alergia é uma resposta de hipersensibilidade do sistema imunológico a possíveis ameaças e invasores, como pólen, ácaros, poeira, pelos de animais, odores, esporos de fungos, mofo, bolor ou fatores ambientais.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população tem algum tipo de alergia, sendo a maioria dos diagnósticos decorrentes a causas respiratórias ou alimentares.

Se você, filhos ou algum membro da família está passando por isso, é importante buscar ajuda médica para entender quais são as causas das reações alérgicas e iniciar o tratamento mais adequado para o controle do problema.

Dicas para evitar reações alérgicas

Além desse suporte, abaixo, veja sete dicas simples para manter a qualidade do ar da sua casa mais saudável e evitar os insistentes espirros.

1. Deixe o ar entrar

Mantenha janelas abertas durante o dia para renovação do ar de todos os cômodos. Se você tem ar-condicionado em casa, não esqueça de lavar os filtros, periodicamente, com água e sabão. As pás de ventiladores também precisam estar limpas, caso contrário, circularão o pó.

2. Menos é mais

Evite juntar objetos em locais que podem acumular poeira facilmente. Se você não abre mão de itens decorativos, então, faça uma limpeza diária com um pano úmido e outros produtos de limpeza neutros.

3. Aspire tudo

Cortinas, tapetes, almofadas e estofados, quando sujos, tornam-se moradia de fungos e bactérias que podem facilitar sinusite, rinite e reações alérgicas.

4. Cuidado com colchões e travesseiros

Colchões e travesseiros são os lugares favoritos de ácaros: de acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), estudos apontam concentração de até 40 mil ácaros por grama de poeira apenas no colchão. Para minimizar a proliferação desses micro-organismos, o recomendado é evitar fazer refeições no quarto e trocar, uma vez por semana, as roupas de cama.

5. Atenção com os pets

Mantenha a área onde o animal dorme e faz as necessidades fisiológicas sempre higienizada. O aconselhado também é deixar os bichinhos longe dos quartos e lavar as mãos após as brincadeiras.

6. Evite aromatizadores e velas

Esses produtos possuem composição química que pode aumentar o risco de reações alérgicas e outros problemas respiratórios.

7. Limpe os brinquedos

Também são os objetos preferidos dos ácaros. Limpe frequentemente, com água quente, esses itens.

Acabe com o problema!

Investir em um purificador de ar pode ajudar a melhorar a qualidade do ar da sua casa e amenizar as incômodas reações alérgicas.

Os purificadores de ar são desenvolvidos com a mais alta tecnologia de purificação, com sistema para remover partículas inaláveis, auxiliando no combate a vírus, fungos, bactérias, odores e outros tipos de micropartículas indesejáveis. Conheça as opções disponíveis no site Tilibra Express.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *