O Que é e Como Aplicar a LGPD na Prática?
Categories:

O Que é e Como Aplicar a LGPD na Prática?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) 13709/2018 estabelece regras para coleta, processamento e compartilhamento de informações pessoais por empresas públicas e privadas de qualquer tamanho. 

O objetivo da legislação, envolvendo setores que lidam com registros pessoais de funcionários, parceiros, clientes, consumidores e usuários, é possibilitar uma melhor proteção da privacidade, com mais transparência e segurança, desde a entrada até o descarte de informações colhidas em cadastros de compras, pesquisas de serviços ou outros tipos de formulários on e off-line. 

A partir da sanção da LGPD, as empresas têm obrigação legal de fornecer garantias suficientes para proteção de privacidade e solicitar o consentimento para coleta e uso de dados. 

O descumprimento dessa lei pode gerar advertência ou multa de até 2% do faturamento total do estabelecimento infrator. Além da perda financeira, a empresa ainda corre o risco de ter a confiança e reputação abaladas diante dos clientes. 

Sua equipe já sabe como aplicar a LGPD? Continue a leitura e confira quais ferramentas podem tornar esse processo ainda mais seguro.

Mapeamento de dados

O primeiro passo é criar um grupo de governança da informação para analisar os procedimentos e detectar melhorias na manipulação de registros confidenciais. A LGPD prevê que as empresas tenham os seguintes agentes:

  • Controlador: toma as decisões relativas ao tratamento das informações.
  • Operador: realiza o tratamento dos dados.
  • Encarregado: atender os titulares, que são as pessoas que possuem os dados pessoas coletados; interage com a autoridade nacional (ANPD) e orienta funcionários e contratado sobre as boas práticas de proteção.

Essa equipe deverá avaliar melhores formas para assegurar o ciclo da informação coletada, revisando origem, finalidade, onde são armazenados, quem tem acesso, se são compartilhados com terceiros e como são descartados.

Capacitação periódica

O engajamento de gestores e colaboradores é essencial para a lei funcionar. A empresa precisa investir em cursos, palestras e comunicados sobre como aplicar a LGPD, explicando os motivos e ações necessárias para cumprir as normas e padrões de segurança da informação.

Cuidados no ambiente virtual

Seu time de cibersegurança deve estar pronto para identificar e corrigir rapidamente riscos, ameaças e vulnerabilidades de privacidade e segurança da informação dos canais de comunicação on-line da empresa.

Essa atenção também vale para documentos físicos

Investir em uma fragmentadora de papel é um dos procedimentos mais seguros para evitar vazamento de informações de materiais impressos descartados pela empresa.

Cada tipo de corte da fragmentadora é classificado em um nível de segurança, definido por números, de acordo com o padrão internacional DIN 32757-1. 

No mercado, há modelos que fragmentam em níveis de 2 a 7, sendo o primeiro em tiras e o último em micropartículas. Ou seja, quanto maior a numeração do corte, mais segura será a confidencialidade do material que será fragmentado. No mercado, você encontra as seguintes versões:

Pessoal: para compartilhamento com até duas pessoas. Com design compacto, é indicada para home office ou microescritórios. Corta documentos com segurança P2 (em tiras) e P4 (em partículas). Também tritura cartões magnéticos e alguns modelos ainda possuem capacidade para destruir pequenos clipes e grampos.

Departamental: conta com tecnologia antiatolamento, possui tempo de funcionamento maior, tem vários níveis de segurança e capacidade para eliminar documentos, cartões magnéticos, CDs/DVDs, grampos e clipes de papel.

Automática: fragmenta automaticamente centenas de papéis e algumas opções funcionam ininterruptamente, sem que haja processo de resfriamento. Também destrói cartões magnéticos, CDs/DVDs, grampos e clipes de papel. 

Agora que você já sabe como aplicar a LGPD, confira os modelos de fragmentadoras da Tilibra Express e escolha a melhor opção para garantir a proteção dos dados da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *