3 Tratamentos para Rinite Alérgica para Fazer em Casa
Categories:

3 Tratamentos para Rinite Alérgica para Fazer em Casa

Seu nariz entope, a garganta começa a coçar e olhos a lacrimejar quando sente a mudança climática, um aroma um pouco mais forte de perfume, entra em um ambiente empoeirado ou usa uma roupa que estava guardada por muito tempo no armário?

Esses são os sintomas mais comuns da rinite alérgica que, de acordo com a Organização Mundial de Alergia (WAO, na sigla em inglês), acomete cerca de 30% a 40% da população.

Só quem convive com a rinite sabe o quanto as crises podem ser incômodas e até desencadearem outros problemas, como dores de cabeça, tosse, amidalite, faringite, otite, sinusite e até mesmo o aumento das adenoides – conhecidas popularmente como carnes esponjosas. Mas, calma, existem formas simples e tecnológicas para amenizar e prevenir essa reação do organismo. Confira 3 tratamentos para rinite alérgica.

O que é a rinite alérgica?

A rinite é uma inflamação das mucosas que recobrem a área interna do nariz. A doença pode ter origem infecciosa, causada por bactérias, vírus e fungos ou alérgica, gerada como uma reação de defesa do organismo contra ácaros, odores e pó.

Se você ainda não tem certeza qual é o tipo que te acomete, o melhor é procurar um médico. O otorrinolaringologista é um dos profissionais mais indicados para ajudar a descobrir a origem do seu problema.

Quais são os melhores tratamentos para rinite alérgica?

Entre os fatores mais conhecidos para o surgimento dos espirros, coriza e outras reações incômodas da rinite alérgica estão os ácaros, poeira, pelos de animais, fungos, descamação de pele, perfume, pólen e mofo.

1. Prevenir é melhor que remediar

A primeira forma de tratamento para a rinite alérgica é atuar no combate desses inimigos invisíveis:

Limpe frequentemente carpetes e cortinas para eliminar o acúmulo de pó, pelos e fragmentos de pele. Em vez da vassoura, que acaba espalhando o pó a cada passada, prefira um aspirador e finalize a faxina com um pano úmido.

Use produtos neutros, sem fragrâncias sintéticas e livres de agentes tóxicos. Essa escolha também evitará reações alérgicas.

Invista em um purificador de ar para diminuir a quantidade de alérgenos no ambiente. O aparelho é uma ótima opção para pessoas que sofrem com alergias. Os purificadores de ar da marca TruSens possuem sistema para remover fragmentos inaláveis, auxiliando no combate a vírus, fungos, bactérias, odores e outros tipos de micropartículas indesejáveis.

2. Busque ajuda médica

Se os sintomas da alergia persistirem, o ideal é procurar um médico para verificar a necessidade do uso de medicamentos antialérgicos ou vacina. Lembre-se que o especialista é o único que pode prescrever a alternativa mais indicada para o seu caso. Não faça automedicação, essa atitude pode piorar sua rinite alérgica e até gerar outros problemas.

3. Rotina saudável

Manter uma dieta rica em nutrientes e sais minerais, com ingestão de frutas, verduras e legumes, tomar bastante água, praticar atividade física e ter uma boa noite de sono também são atitudes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Gostou das dicas? Acompanhe outros artigos no blog da Tilibra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *